Uma das notícias que mais alegram uma família é a chegada de um novo membro. Mas, também pode trazer muitas inseguranças – especialmente para a mãe. Como lidar com a gestante e prepará-la para a nova fase de sua vida? O Coaching pode ajudar neste processo tão delicado e transformador? Para responder estas e outras perguntas, confira o artigo a seguir.
A gestação e seus desafios
O período pré e pós-gestação é sempre um momento delicado não apenas para a mãe, mas também as pessoas mais próximas a ela — como os avós e demais familiares. Isso porque essa é uma fase na qual surgem diversas dúvidas e incertezas, os ânimos e emoções se alteram com facilidade, bem como as percepções e convicções da mãe.
Trazer um bebê ao mundo requer muita responsabilidade, comprometimento e planejamento para que esta etapa seja vivenciada de forma tranquila e prazerosa, garantindo que os desconfortos e momentos negativos da gravidez — como a ansiedade e o estresse — não causem transtorno nem para a mãe, nem para o bebê.
É um momento de muitas transformações e questionamentos para os pais. Por isso, se preparar para lidar com tudo que a gestação trará. Fica a pergunta: como o Coaching pode ajudar pais e familiares?
Coaching para gestantes: vantagens e benefícios para toda a família
Neste sentido, o Coaching pode ser uma alternativa para os futuros pais aprender a lidar com a gestação de forma saudável. Além disso, trata-se de uma excelente oportunidade para que elas recebam orientação profissional para planejar este momento tão especial. O coaching é a melhor e mais eficiente metodologia de desenvolvimento e capacitação humana da atualidade. Mas, você deve estar aí se questionando: coaching e gestação combinam? Acredite: combinam sim!
O processo de Coaching pode ser aplicado em qualquer contexto da vida, seja profissional, seja pessoal. Entre os nichos que o Coaching atua, estão:
- Coaching financeiro,
- Desempenho
- Nutrição
- Casais
- Relacionamento
- Universitários
- Empreendedorismo,
Além disso, o Coaching pode ser um poderoso aliado para advogados, para concurseiros, para equipes, esportivo, de liderança e claro, para a gestação.
A proposta do Coaching para gestantes é auxiliar os pais a planejarem o nascimento do bebê, bem como desenvolverem controle emocional — fundamental para vivenciar este momento tão delicado e especial.
Com o auxílio deste poderoso processo, é possível reduzir consideravelmente os momentos de tensão, ansiedade, estresse, pânico, conflitos, traumas, irritação e os impactos que eles causam na mãe e no bebê. Este processo utiliza técnicas, ferramentas e conhecimentos de diversas ciências — como a psicologia positiva, administração, gestão de pessoas, programação neurolinguística, constelação familiar, linguagem ericksoniana, métodos de respiração, controle mental e meditação —, com objetivo de possibilitar uma gestação mais tranquila e saudável para as mães, futuras mães, seus cônjuges e familiares.
Benefícios do Coaching para gestantes e para os futuros pais
Agora que você já sabe como o Coaching pode contribuir com o bom andamento da gestação, conheça a seguir alguns dos benefícios que o Coaching oferece para tanto para as gestantes quanto para os familiares próximos. São eles:
– Construção de um relacionamento sadio entre os pais e o bebê
– Desenvolvimento de controle emocional
– Quebra de pensamentos e atitudes limitantes
– Desenvolvimento de pensamentos positivos
– Dicas para conciliar carreira e rotina familia;
– Preparação comportamental e emocional dos pais para a chegada do bebê;
– Planejamento das etapas da gravidez;
– Gestão de tempo;
– Superação do medo e sentimentos negativos;
– Dicas para conciliar o papel de mãe e de esposa;
– Equilíbrio entre vida pessoal e profissional;
– Melhoria nos relacionamentos familiares;
– Aumento do autoconhecimento e da autoestima;
– Auxílio no planejamento financeiro.
É importante salientar que o acompanhamento com um coach de gestante não substitui nenhum cuidado médico. Não deixe de fazer os exames do pré-natal e seguir recomendações do obstetra de confiança da gestante. O Coaching é um aliado neste processo e jamais deve ser encarado como um substituto. O intuito é fazer com que os pais se sintam mais preparados para as responsabilidades que a maternidade e a paternidade trazem para as vidas dos futuros pais.
Esperamos que este artigo contribua de maneira positiva com esta nova jornada. Aos futuros papais e mamães, parabéns!
Conte aqui nos comentários o que você pensa sobre este assunto. Se este artigo fez a diferença em sua vida e você acredita que fará na vida de outras pessoas, curta e compartilhe em suas redes sociais.
Copyright:529089949 – https://www.shutterstock.com/pt/g/georgerudy
[php_everywhere]