Coaching e Disciplina para trabalhar

coaching e disciplina

Como o coaching te auxilia com a disciplina?


 
Um profissional com excelentes habilidades e capacidades técnicas, boas relações interpessoais, empático, criativo e proativo parece ser o ideal para qualquer empresa, não é mesmo? Porém, antes de só considerar essa análise, é preciso entender se ele possui ou não disciplina. E eu vou explicar por que a disciplina é tão importante, pessoa querida.

A disciplina é um dos quesitos básicos para ter uma boa vida profissional e até pessoal. É essencial identificar quais são as tarefas do dia e qual é o tempo que você tem para realizar cada uma delas. Se não foi possível cumprir com algum dos itens ou se cumpriu com todos, mas faltou qualidade, é hora de parar tudo que está fazendo e refletir. Mantenha a calma e busque analisar tudo que tem para fazer, pois chegou o momento de repensar seu gerenciamento de tempo e a quantidade de coisas que decide fazer em um dia.

É justamente sobre como adequar seus afazeres com o seu tempo que irei escrever hoje. Portanto, fique atento e continue lendo!

Sugestões para desenvolver a disciplina

Selecionei algumas dicas para desenvolver a autodisciplina no trabalho. Confira:

  • Reconheça o problema: o primeiro passo para aprender a ter disciplina é entender que você ainda não tem. É uma mudança de mindset.

 

  • Tente encontrar o que causa o problema: após reconhecer esse fato é hora de se mexer para mudar essa situação. Comece a avaliar seu dia a dia para entender quais são os momentos em que você perde a concentração. Pode ser a hora em que o celular avisa que chegou nova mensagem, que a notificação da rede social chega ou quando um colega o chama para falar de um assunto que não está relacionado ao trabalho, por exemplo. Vale analisar também sua vida pessoal, pois uma noite mal dormida pode causar distração no dia seguinte. Além disso, a causa da falta de disciplina pode ser muito mais profunda. Será mesmo que você gosta do que faz no trabalho? Pode ser que essa vaga ou essa empresa não seja ideal para o que você quer na vida.

 

  • Objetivos: exerça o poder de decisão sobre sua própria vida e defina quais são os caminhos que você deseja trilhar. É interessante estabelecer metas a curto, médio e longo prazo, pois eles funcionam como fator estimulador. E quando for possível colher os frutos dessa assertividade e dedicação, você verá como valeu a pena. Traçar os objetivos também ajuda na questão de encontrar a causa do problema que falei acima.

 

  • Prazos: não basta criar metas, é preciso cumpri-las. E para que sejam alcançadas é preciso ter uma data de entrega, Não importa se é um objetivo pessoal ou profissional, é preciso seguir o calendário corretamente.

 

  • Horários: cumprir horários tem muita relação com o que acabei de falar acima. Todo mundo tem horário para acordar, cuidar da casa, trabalhar, voltar do trabalho e ter o tempo para diversão e dedicação a vida pessoal. Não é preciso se desesperar para realizar nada. Lembre-se de que o dia tem 24 horas que podem e devem ser utilizadas. Existem os períodos do sono, da alimentação e das necessidades fisiológicas, que são essenciais para que o corpo humano funcione corretamente. Além disso, ainda tem o tempo que você passa no trabalho e outro período em pode ser livre tanto para arrumar a casa, quanto para sair e ver a família e amigos. O importante é que na sua cabeça esses agrupados de horas sejam bem divididos, pois cada um deles deve ser bem aproveitado. Não adianta trabalhar com a cabeça voltada pro programa que irá fazer a noite, ou sair com os amigos e só pensar no trabalho.

 

  • Gerenciamento do tempo: para conseguir cumprir com os prazos e horários do dia a dia, é preciso ser um bom gestor do tempo. Cada um deve ser o melhor gestor do tempo para si mesmo. Se tiver dificuldades em arranjar horários suficientes para realizar todas suas tarefas e projetos, faça uma lista com todas elas e reflita sobre a duração que cada uma delas vai ter. Organize todas essas informações em um calendário, que pode ser feito em um arquivo de Excel mesmo. Se precisar recorra a ajuda de alarmes no celular ou de aplicativos de gerenciamento de tarefas, como o Trello.

 

  • Priorização: faz parte da gestão do tempo saber priorizar tarefas. Nada mais justo do que realizar primeiro as atividades que são mais urgentes e depois as tarefas que podem esperar um pouco mais. Mas não vale não fazer os itens sem prioridade.

 

  • Respeite os processos e a hierarquia: nunca se esqueça de que cada empresa tem diversos processos e que eles devem ser cumpridos corretamente. Além disso, as organizações também possuem uma hierarquia, que deve ser respeitada. Mesmo nas empresas em que trabalha com gestão horizontal, existe um líder a quem se reportar.

 

  • Coaching: pode ser o momento de você investir em coaching! Se mesmo com todas as recomendações que falei você ainda sente que não consegue exercer a autodisciplina, é hora de procurar por ajuda profissional. O método coaching chega como a solução perfeita, pois ele irá aniquilar os fatores que sabotam sua concentração no dia a dia, além de desenvolver suas características mais significativas para o mundo profissional.

Chegou o momento de agir

Desenvolver a autodisciplina não é uma tarefa fácil. Por isso mesmo que recomendei o coaching. Não é todo mundo que tem tempo para refletir sobre o seu próprio tempo e o ajustar da melhor forma possível. Nada mais justo do que ter uma ajuda profissional!

A partir do momento em que usa a disciplina para todos os setores da vida, as coisas ficam mais fáceis. Você consegue aproveitar 100% de todos os momentos e ainda dá o seu máximo para que tudo se torne uma boa memória. E até uma memória inesquecível. Além do benefício próprio, as pessoas que convivem pessoal ou profissionalmente com você também serão afetadas. Afinal, elas estarão vivendo com uma versão melhor de você.

Você tem alguma técnica para manter a disciplina? Conte para mim nos comentários!

[php_everywhere]

Copyright: 166600271 – https://www.shutterstock.com/pt/g/jacoblund

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010