A busca pela excelência é um objetivo comum a todos aqueles que desejam alcançar o sucesso e se destacar em sua área de atuação. Não por acaso, esse tem sido um fator determinante para a qualidade dos serviços e das relações profissionais. Destacar-se como referência no mercado por meio da qualidade de seu trabalho e execução perfeita dos processos produtivos, torna-se um diferencial que resulta no sucesso profissional.
Para chegar a este ponto de excelência e qualidade, muitos profissionais têm recorrido à metodologia do coaching, que está cada vez mais presente no Brasil. Inúmeras empresas e pessoas procuram alcançar a excelência através do processo, ampliar suas habilidades e competências e assim, potencializar suas performances e alcançar resultados extraordinários.
Diante de tanta procura por profissionais de Coaching, surgem alguns questionamentos que permeiam esse universo quanto a eficiência e a qualidade de seus processos. Afinal, a metodologia precisa ser de excelência para inspirar quem a procura, não é mesmo?
Antes de qualquer coisa, é preciso explicar como funcionam os processos de Coaching e o que se espera do profissional que conduz as sessões e das pessoas que buscam apoio na metodologia. Vamos lá?
O processo de coaching acontece em sessões (semanais, quinzenais ou mensais) com duração de cerca de 1 hora, entre o Coach (profissional especializado em Coaching) e o Coachee (cliente). Esses encontros podem ser tanto presenciais, no consultório do Coach, na empresa ou casa do Coachee e até mesmo em um lugar público, como também podem ser feitos à distância, via telefone ou vídeo-chamadas.
A metodologia, através de técnicas e ferramentas de diversas áreas como psicologia, recursos humanos, sociologia e administração, tem como foco, provocar mudanças significativas na vida do cliente.
Para tanto, o Coach auxilia o Coachee a definir as metas necessárias para que ele alcance a mudança desejada. Durante o processo, a pessoa passa por etapas de aprendizagem e autoconhecimento, dessa forma, ele consegue ter uma visão clara das suas qualidades, pontos de melhoria, comportamentos e crenças limitantes.
[php_everywhere instance=”2″]
Papel do Coach
O termo Coach, vem do inglês e conceitua o papel do treinador, o técnico, no mundo dos esportes. É justamente essa a ideia do profissional de Coaching, dar suporte ao cliente, seja em âmbito pessoal ou profissional.
Através de testes, técnicas e ferramentas, o Coach define junto ao cliente, seus objetivos com o processo: melhorar o relacionamento familiar, alcançar uma promoção, emagrecer, aprimorar as habilidades de liderança, seja qual for o objetivo, o papel do profissional é contribuir com o desenvolvimento do cliente.
Estabelecida a meta, o Coach identifica com o Coachee, comportamentos e crenças limitantes que impedem que o objetivo seja conquistado. Feito isso, eles começam a desenvolver um plano de ação juntos, em que o profissional dá suporte ao cliente, para que o mesmo aprimore suas qualidades e competências e seja capaz de trabalhar seus pontos de melhoria.
Durante um processo de qualidade, o Coach segue apoiando o Coachee, para que ele não perca o foco, saiba o andamento do trabalho, o que precisa ser feito na próxima etapa, se ele está progredindo, etc. Ou seja, as observações são realizadas a partir da visão e dos valores do cliente, nunca do profissional.
Na relação com o cliente, o Coach estimula a identificar seus valores essenciais e a expressá-los, desenvolvendo uma postura de integridade pessoal; desafiá-lo a “sonhar acordado”, a criar para si mesmo uma visão de futuro que o entusiasme e que utilize ao máximo a sua energia criadora e estabelecer metas a serem cumpridas.
Papel do Coachee
No processo de Coaching, o papel do Coachee é o de, através das técnicas e ferramentas abordadas, entender de forma mais aprofundada a sua personalidade, suas qualidades, pontos de melhoria, pensamentos limitantes, comportamentos sabotadores e com base nisso, trabalhar para o alcance dos seus objetivos.
Cada pessoa responde de forma diferente ao processo de Coaching, tudo depende da disponibilidade do Coachee para comparecer às sessões e seu empenho para que a metodologia funcione de maneira eficaz. Nesse sentido, verifica-se que o papel do Coach é o de auxiliar o cliente, porém o resultado do processo é de responsabilidade do mesmo.
Como reconhecer qualidade nos processos de Coaching
Agora que entendemos a logística de um processo de Coaching e as atribuições reservadas às partes que compõem essa metodologia, destacamos três indicadores fundamentais de sucesso de um Coaching de excelência. São eles:
- Eficácia: o coaching precisa atingir o resultado prometido e esperado. Existem dois tipos de meta: meta de resultado e meta do processo, em ambos os casos, devem ser alcançadas.
- Eficiência: o coach deve ter conhecimento e procedimentos adequados, garantir a qualidade do processo.
- Efetividade: o coach deve incentivar o coachee a responsabilizar-se pelo impacto do seu desempenho no ambiente.
Benefícios do Coaching
Como vimos, o processo de coaching de excelência proporciona ao ser humano, estrutura para que o mesmo consiga desenvolver suas habilidades, identifique suas qualidades e pontos de melhoria, reveja seus valores, enfrente seus desafios, e assim, saia do seu estado atual e consiga definir seus objetivos pessoais e/ou profissionais e alcance resultados.
A ideia aqui, não é o de avaliar, interpretar e aconselhar diretamente a pessoa e seus comportamentos, mas sim, colocá-la em primeiro plano e fazer perguntas assertivas que levem à reflexão, visto que dentro dela estão todas as respostas necessárias para a mudança. Dito isso, destacamos os principais benefícios dos processos de Coaching para o desenvolvimento humano, sendo eles:
- Melhoria na comunicação;
- Flexibilidade;
- Inteligência e controle emocional;
- Resiliência;
- Autoconhecimento;
- Autocontrole;
- Autodesenvolvimento;
- Desenvolvimento e aprimoramento de habilidades e capacidades;
- Relacionamento interpessoal;
- Foco;
- Gestão de tempo;
- Planejamento estratégico;
- Definição de metas e objetivos realistas;
- Quebra de crenças limitantes;
O processo de Coaching funciona através de perguntas que levam a pessoa à reflexão, potencializando seus pontos fortes e trabalhando seus pontos de melhoria, visando à eliminação de crenças limitantes. As técnicas e ferramentas levam ainda a mudanças duradouras e ao estabelecimento de novos comportamentos. Isso favorece e potencializa os resultados do coachee e o alcance de suas metas e dos objetivos estabelecidos, em um curto espaço de tempo.
Um exemplo de Coaching de excelência que preza pela qualidade de seus processos, é o Professional & Self Coaching, oferecido pelo Instituto Brasileiro de Coaching – IBC. Trata-se da melhor e mais completa formação em Coaching do Brasil. Uma experiência única de vida e carreira, com o objetivo de formar Coaches Profissionais, capacitando pessoas e líderes a promover mudanças e evolução, proporcionando aos participantes um expressivo e imediato retorno sobre o investimento.
Ao realizar o curso, você estará munido de técnicas e ferramentas, tendo um diferencial competitivo de mercado, pois desenvolverá habilidades e irá aperfeiçoar competências para alcançar seus resultados em um curto espaço de tempo. Além disso, estará apto a aplicar seus conhecimentos em Coaching em pessoas, equipes e organizações, tanto no âmbito profissional como no pessoal. Ficou interessado? Confira aqui e saiba mais sobre este processo de Coaching.
E para você? Quais foram os benefícios colhidos ao longo do processo? Compartilhe sua experiência conosco!
[php_everywhere instance=”1″]
Copyright: 351432245 – https://www.shutterstock.com/pt/g/dizain