Em entrevista com profissionais da Cielo, empresa líder na América Latina no segmento de pagamentos eletrônicos, discutimos a importância de se implantar o Coaching na cultura da companhia.
Viviane Sala, gerente de Recursos Humanos e Gislaine Prado, especialista de desenvolvimento organizacional abordam como esta metodologia de ampliação da capacidade humana auxilia na aceleração do papel de líder entre talentos e gestores, resultando em um aumento da produtividade dos colaboradores.
IBC – Vocês implantaram o programa Cielo Coaching. Qual a história e como funciona este projeto?
Viviane Sala – O programa Cielo Coaching, que atualmente é dirigido pelo Centro de Expertise da companhia, com o apoio do Business Partner de Recursos Humanos, nasceu em 2011 com a proposta de fomentar as discussões de carreira e de desenvolvimento dos líderes. Neste projeto, a liderança sênior indicada pelo Business Partner de RH é convidada a participar da capacitação focada no autoconhecimento, com duração de até seis meses. O critério de elegibilidade é a alta capacidade para inspirar e engajar os colaboradores.
Neste processo, o executivo que optou por participar costuma escolher o seu coach por meio do portal Universidade Cielo, com a condição de serem de vice-presidências distintas. Entretanto, quando o treinamento é voltado para a alta liderança, a escolha do coach é realizada por meio de uma consultoria externa. Alguns destes líderes ainda podem ser selecionados para uma ação de desenvolvimento internacional custeada pela empresa.
IBC – O programa Cielo Coaching teve participação do IBC? Como começou esta parceria entre vocês?
Viviane – A parceria entre Cielo e IBC começou no ano passado (2015) quando estávamos em busca de um fornecedor que implantasse ferramentas de avaliação no programa e nos auxiliasse a reformular o método de capacitação dos participantes.
Gislaine Prado – o Instituto não esteve presente desde o início, mas, atualmente, além de trabalhar no desenvolvimento e reciclagem dos coaches, acompanham as reuniões e fornecem plataformas para os processos de assessment que utilizam avaliações DISC e 360º.
IBC – Como o Coaching influencia os resultados da Cielo?
Viviane – A metodologia aumenta o engajamento dos colaboradores e auxilia no desenvolvimento de talentos e líderes. Atualmente, 97% do quadro de funcionários é composto por high potencials. Acreditamos que esta porcentagem seja justificada pelo Coaching.
IBC – Como vocês avaliam o trabalho desenvolvido pelo IBC?
Gislaine – O Instituto possui a senioridade necessária e profissionais qualificados para desenvolver a prática em uma empresa como o nosso porte. O IBC nos auxilia a garantir sucesso na consolidação do programa Cielo Coaching.
[php_everywhere]