Tecnologia da informação, apesar de ser uma área de ciências exatas, ainda assim é composta por pessoas. Esses profissionais usam a lógica para atender necessidades sistêmicas, que auxiliam processos e pessoas. Por isso, não basta ser bom em dados e informações, outras habilidades são necessárias para o bom desempenho, como:
- Visão de Negócios;
- Gestão de Projetos;
- Relacionamento interpessoal;
- Pensamento Criativo;
- Liderança;
- Capacidade de questionamento;
- Pensamento Analítico.
Essas e muitas outras capacidades podem e são altamente desenvolvidas pelo processo de Coaching. Muitos profissionais da área imaginam que não precisam se relacionar com pessoas ou envolver-se com elas para realizar seu trabalho, uns ainda, escolhem a profissão justamente por esse motivo.
Mas, não é possível existir uma profissão que isente o profissional de ter e manter boa comunicação e bom relacionamento. Nessa questão o Coaching pode ser de grande ajuda. Continue lendo para saber mais sobre como essa metodologia de desenvolvimento pessoal pode melhorar sua dinâmica profissional.
O que é Coaching?
O processo de Coaching se baseia em uma metodologia composta por diferentes técnicas e habilidades que podem ser aprendidas. Nesse método, o Coach (profissional habilitado para aplicar o método) conduz o coachee (aprendiz) de um ponto A para um ponto B.
Trata-se de uma metodologia que acelera a conquista de resultados por parte do coachee. Os resultados podem ser alcançados até 20 vezes mais rápido do que sem essa ajuda.
A eficiência da metodologia Coaching está no fato de que combina conhecimentos de diferentes áreas do conhecimento para promover o alcance de resultados. Entre elas estão: psicologia, gestão de pessoas, recursos humanos, linguagem ericksoniana, entre outras.
Ferramentas de Coaching para Profissionais da TI
Potencializar e desenvolver habilidades são uma das maiores funções do processo de Coaching. Para um profissional de TI com dificuldades de relacionamento ou de comunicação, essa metodologia proporciona benefícios incríveis para a carreira.
Há uma série de técnicas e ferramentas que esse processo permite desenvolver para alcançar bons resultados. Vamos descrever algumas dessas ferramentas tomando como exemplo algumas das capacidades citadas.
1. Pensamento criativo
Pode ser trabalhado em Coaching através da Arte de Cocriar. Esse é um conceito muito forte dentro processo e que o profissional de TI pode e deve utilizar para ter ideias, sugestões e atender as necessidades do seu cliente. Assim, podem construir juntos, um projeto que seja criativo e eficiente.
Nesse processo ocorre uma grande troca de energia, promovendo altos níveis de motivação em todos os participantes, profissionais e clientes. O processo tem como base três passos:
- Proporcionar um ambiente seguro. As pessoas precisam se sentir seguras para expressar sentimentos, pensamentos e ideias.
- Garantir que todos estejam abertos e preparados para receber todos os tipos de pensamentos e ideias sem julgamento, como num brainstorming.
- Criar atividades geradoras de energia, como desafios, solução de um problema, um novo sistema de informações. Algo que estimule os presentes a participarem, não só falando como ouvindo com aceitação incondicional.
Seguindo esses três passos o profissional consegue desenvolver um ambiente muito mais criativo e com oportunidades para si. O crescimento pessoal e profissional depende de que o profissional exercite a sua criatividade plenamente.
2. Gestão de Projetos
Entre tantas ferramentas de planejamento, construção de rota de ação entre outras funções, uma das que ajudam muito o profissional de TI é o PDCA. Um processo de gestão, tanto pessoal como técnico, que quando utilizado ajuda o profissional a estar alinhado com os objetivos e necessidades do seu cliente.
Ele promove conexão entre o trabalho do profissional de TI e o cliente, pois quando cada etapa é realizada e compartilhada, o trabalho se torna mais consistente. Confira abaixo quais são as etapas do PDCA (cada letra representa uma palavra):
- Plan: nessa etapa os objetivos são traçados pelo profissional com seu cliente. Onde se quer chegar com o Trabalho?
- Do: primeira fase de execução do trabalho, onde os planos são colocados em prática.
- Check: a etapa onde o projeto é conferido e compartilhado com o cliente, onde juntos – o profissional e o cliente – fazem a conferência e alinhamento de expectativas. É nesse momento em que o poder de questionamento também é extremamente útil.
- Act: agir e corrigir é o objetivo dessa etapa. O Profissional de TI concretiza seu projeto.
Esse método permite facilitar o processo de desenvolvimento de projetos chegando a resultados cada vez melhores.
3. Capacidade de questionamento
Questionar é uma ferramenta poderosa de praticar perguntas eficientes, elas são a alma de um bom processo de Coaching. Entre tantas podemos citar a técnica “E o que mais?”. Utilizada para aprofundar algo, transformar respostas automáticas em reflexões e informações profundas. Por exemplo:
- TI: Para que precisa do sistema? / Cliente: Para controle do pessoal.
- TI: E o que mais? / Cliente: Gerir férias, apontamentos de cartões, pagamento de benefícios.
O questionamento é a base para a realização de um trabalho eficiente e que atenderá verdadeiramente as necessidades dos clientes.
Além dessas ferramentas, muitas outras são imprescindíveis para impulsionar a carreira de qualquer profissional de TI. E é no curso Professional & Self Coaching, que você aprenderá todas elas. São mais de 100 ferramentas para potencializar sua vida e carreira.
4. Desenvolvimento de Inteligência Emocional
Para trabalhar numa área complexa e concorrida como a de TI é importante ter a inteligência emocional bem desenvolvida. Essa é a capacidade de gerenciar as suas próprias emoções e as emoções daqueles a sua volta. Assim se torna possível agir com mais racionalidade.
As emoções não podem guiar as suas decisões, é importante ter foco no que é realmente importante. No processo de Coaching o profissional desenvolve:
- Entendimento e reconhecimento das suas emoções;
- Compreensão de quais reações essas emoções geram no indivíduo;
- Entendimento de como as emoções podem atrapalhar ou beneficiar o indivíduo;
- Habilidades para lidar de forma mais positiva com as emoções do indivíduo.
Coaching e crescimento profissional
O Coaching é uma metodologia de desenvolvimento pessoal. Passar por esse desenvolvimento é uma forma de maximizar os seus pontos positivos e trabalhar aqueles que podem ser melhorados.
Dessa forma, a jornada tem grande impacto no que diz respeito ao crescimento profissional. Aqueles que passam por esse processo tendem a:
- Potencializar as suas habilidades técnicas;
- Potencializar suas capacidades subjetivas;
- Identificar oportunidades com mais facilidade;
- Contornar dificuldades de forma mais prática;
- Conhecer melhor seu potencial;
- Ter mais facilidade para se comunicar com aqueles a sua volta.
O processo de Coaching pode ser o que está faltando para que você encontre o caminho para o seu crescimento na carreira. Lembre-se de procurar pelo auxílio de um Coach qualificado. O profissional que aplicará o método deverá conhecer profundamente as técnicas para inspirar os seus coachees.
Benefícios do Coaching para a vida
Passar pelo processo de Coaching pode trazer resultados positivos não somente para o âmbito profissional. Há uma série de ganhos para a vida em adotar essa metodologia, confira abaixo:
- Ampliação do autoconhecimento;
- Desenvolvimento da Inteligência Emocional;
- Definição de metas;
- Identificação e eliminação de crenças limitantes;
- Desenvolvimento de melhores relacionamentos interpessoais;
- Maior capacidade analítica;
- Melhora da comunicação.
Esses são alguns dos benefícios que a metodologia de Coaching oferece para quem passa pelo processo.
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