Por que algumas pessoas obtêm o sucesso e outras não? Como criar um futuro irresistível e conquistar tudo o que desejamos o quanto antes? O que os grandes realizadores sabiam e que nós ainda não sabemos? Esses grandes gênios da história surpreenderam o mundo com a sua alta capacidade de realizar coisas com excelência.
Pense que é possível dirigir a sua vida no rumo de seus objetivos, apenas fazendo o uso adequado de suas reservas cerebrais… isso é realmente fantástico!
O ser humano utiliza dois recursos para pensar: as palavras e as imagens mentais. Um exemplo de genialidade, Einstein, certa vez, declarou que pensava através de imagens que produzia e reproduzia voluntariamente.
[php_everywhere instance=”2″]
Imagens mentais
Ao contrário do que muitos acreditam, são as imagens e não as palavras que mexem com o sistema glandular. É por isso que quando falamos sobre passar as unhas em um quadro negro, ao reproduzirmos a imagem mental dessa ação, sentimos arrepios, por causa da sensação de aversão.
Imagine que você está chupando um limão. Sua boca ficou cheia de saliva? Deu um certo repuxo nos lábios? Isso só acontece porque você criou a imagem metal. Caso não tenha criado, nada terá acontecido. A imagem desta ação mexe com a sistema glandular a ponto de as glândulas salivares produzirem mais saliva.
Sempre que falamos sobre alguma coisa, automaticamente criamos as imagens contrárias a essa coisa. Assim, podemos pensar positivamente e, ao mesmo tempo, criar imagens mentais contrárias do que pensamos com palavras.
O cérebro humano
É o único órgão que pode se desenvolver, ele possui três camadas: cérebro reptiliano, sistema límbico e córtex. Geralmente utilizamos o córtex sem dar muita importância ao sistema límbico, o qual é considerado o cérebro do cérebro.
E é justamente essa falta de importância que damos a esse sistema, que resulta no porque o pensamento positivo nem sempre funciona. Ele só pode dar certo se o sistema límbico for atingido.
Sobre as imagens e palavras, podemos dizer que as palavras pertencem ao hemisfério esquerdo do cérebro, enquanto as imagens são do Sistema de Autopreservação e Preservação da Espécie (SAPE), ou seja, hemisfério direito.
Dessa forma, sempre que existe um conflito entre imagens mentais e palavras, as imagens ganham. O que explica o porquê de uma pessoa pensar de forma positiva e, mesmo sem perceber, criar imagens contrárias ao que pensou.
Por isso o pensamento positivo é uma ação que necessita muita atenção e cuidado. Não é raro escutar pessoas que dizem terem sempre pensado de maneira positiva mas tudo acaba dando errado para elas. Isso acontece porque essas pessoas pensaram com palavras e criaram imagens mentais contrárias.
E são as imagens que carregam as emoções, resultando em algo positivo ou negativo. Dessa forma, ao pensar positivo é preciso pensar com imagens e não com palavras.
O que é Emotologia?
Trata-se de um corpo de conhecimentos científicos, acumulador, organizados e sistematizados, por mais de 40 anos pelo prof. Dr. Luiz Machado. Ela tem como finalidade ampliar os níveis de consciência sobre o que você é capaz de fazer. Além de como é possível mobilizar as reservas cerebrais normalmente não usadas.
Para entender, é preciso ter em mente que o cérebro não possui apenas funções intelectuais ou cognitivas. Mas, sim, várias estruturas envolvidas nas emoções, dentre elas o Sistema Límbico. Que mencionei mais acima. Por sistema pode-se entender um conjunto de estruturas que interagem com o objetivo de atingir determinados resultados.
Assim, os sistemas das emoções, quando em interação com o sistema glandular endócrino, parte do sistema glandular cujas secreções e hormônios são lançados diretamente na corrente sanguínea. Formando o SAPE.
Para que serve a Emotologia?
A princípio a Emotologia não é uma terapia, mas os ensinamentos nesta área do conhecimento podem ser aplicados como terapia com o objetivo de buscar melhor qualidade de vida.
Através dela podemos traçar objetivos e transformá-los em resultados. Assim como é possível realizar grandes feitos, melhorando a autoestima e autoconfiança. A Emotologia tem como princípio a crença de que todo ser humano possui um potencial ainda não explorado.
Uma ciência que trabalha a mobilização de potencialidades humanas como elementos de autorrealização. Será a responsável por cuidar dos recursos internos, que normalmente não são usados pelo cérebro.
Recursos esses que promovem regras de procedimentos cerebrais, como atitudes, atividades, procedimentos e exercícios. Mostrando como atingir os resultados almejados.
Faz parte dessas potencialidades a capacidade para melhorar a qualidade de vida. Bem como para cura de complexos traumas mentais, falta de motivação e, até mesmo, falta de interesse em diversas áreas. Para uma vida longa e próspera.
As potencialidades na Emotologia
São inerentes à capacidade de crescimento e desenvolvimento de cada indivíduo. O objetivo da Emotologia é desenvolver as potencialidades das pessoas, de forma a prolongar a vida ativa do cérebro.
É possível desenvolver ainda mais cada inteligência e utilizar de recursos extra-sensoriais, mesmo em idade avançada. O embasamento científico que é apresentado, serve para ter certeza dos resultados que os participantes conseguirão atingir.
A Emotologia atua no SAPE, que se confunde com o conhecido “Ponto de Deus”, no cérebro. Assim, é possível promover o desenvolvimento das potencialidades como elemento de autorrealização. Seu objetivo é trabalhado como uma neurociência de estudos individualizados. Levando em consideração a capacidade de crescimento e desenvolvimento pessoal de cada um.
Mais Emotologia
Além disso, ela instrui a fixar objetivos e atingi-los, autoconhecimento profundo através de técnicas e exercícios. Para, então, criar harmonia consigo, com os próximos e com todo mundo. Ensina, também, a relaxar e manter um estado emocional de autocontrole mesmo em situação de stress. Amplia a percepção, a inteligência e a criatividade.
De acordo com William James, “todos nós temos reservas de energia e gênio às quais recorrer e que nem sonhamos ter”. A emotologia é o estudo daquilo que tira de dentro pra fora o nosso potencial, fazendo com que ele se realize.
Ela está voltada para cuidar do desenvolvimento das potencialidades humanas para que cada um atinja o seu objetivo. Ela age por intermédio de leis e feitos com procedimentos capazes de mexer no Sistema de Autopreservação e Preservação da Espécie (SAPE). Somente as informações que penetram nesse sistema podem mudar o comportamento.
O Coaching ajudando a despertar o seu potencial infinito
Como tivemos a oportunidade de acompanhar ao longo de todo o texto, todos nós temos um potencial infinito a ser explorado. Neste sentido, se você deseja despertar agora mesmo o seu, a minha dica é que você comece investindo em Coaching.
Trata-se de um processo verdadeiramente poderoso, que contribui para que o indivíduo desenvolva o seu autoconhecimento, tendo, assim, a oportunidade de ter maior consciência sobre suas melhores habilidades, bem como pontos de melhoria. Através disso, esta mesma pessoa, consegue, realizando um curso de Coaching como é o caso do Professional & Self Coaching – PSC, despertar o seu potencial infinito e atingir a alta performance, tanto pessoal, quanto profissional.
Se você ficou interessado, convido você a entrar agora mesmo em contato com um de nossos consultores, para conhecer mais o PSC e, assim, garantir a sua vaga para a próxima turma do curso em sua cidade.
Clique aqui e fale agora mesmo conosco!
Gostou deste artigo? Já conhecia o conceito de Emotologia? Deixe o seu comentário, falando sobre o que achou e lembre-se de compartilhar este conteúdo em suas redes sociais, com seus amigos.
Copyright: 1293398059 – https://www.shutterstock.com/pt/g/kirasolly
[php_everywhere instance=”1″]