Tanto na esfera pessoal quanto na profissional, existem alguns fatores que podem nos impedir de avançar, crescer e concretizar nossos sonhos. Se esses fatores atuam frequentemente em nosso dia a dia, podem nos impedir de realizar aquilo que ansiamos. Dependendo do grau de relevância que assumem em nossas vidas, podem se tornar grandes impeditivos. Um deles que pode nos impedir de prosperar é o bloqueio emocional.
Traumas do passado e não conseguir superar situações específicas podem amplificar as limitações em certas atividades. Exatamente por ser um fator limitante, o bloqueio emocional deve ser compreendido e suas causas identificadas. Continue lendo para entender melhor o tema, como evitá-lo e como superá-lo.
Afinal, o que é bloqueio emocional?
O bloqueio emocional nada mais é do que uma defesa do nosso inconsciente para nos proteger do sofrimento. Esse tipo de bloqueio pode ser desenvolvido tanto em contextos pessoais quanto profissionais.
Imagine que você está na rua em um dia de chuva, sem guarda-chuva e com medo dos raios. De repente, encontra um lugar em que ficará protegido da tormenta. O bloqueio emocional funciona mais ou menos assim, um abrigo em meio a uma tempestade.
Contudo, nem sempre esse tipo de bloqueio é positivo, pois de certa forma impede o indivíduo de se desenvolver. Para todo mundo é difícil lidar com situações difíceis e emoções negativas. Porém, manter-se escondido no abrigo criado pelo bloqueio emocional não contribui para realizar seus sonhos.
Para que fique mais claro, daremos um exemplo prático. Imagine que Clara é uma excelente profissional que atuava em uma empresa em que não era bem visto que os colaboradores dessem sugestões e opiniões durante as reuniões.
Após ter passado por uma situação constrangedora em uma reunião, ela passou a se calar. Porém, ao mudar de emprego, continuou mantendo esse padrão, o que não é positivo.
Como na nova empresa em que Clara trabalha é bem visto e esperado as opiniões dos colaboradores, ela acaba passando uma imagem de profissional relapsa e sem grandes contribuições a fazer. Todo o potencial criativo dela está escondido atrás do bloqueio emocional criado como uma defesa de situações difíceis que ocorreram no emprego anterior.
Como identificar um bloqueio emocional?
A forma mais efetiva de identificar que se tem um bloqueio emocional é conhecer alguns dos seus principais sintomas. A seguir listamos alguns dos mais recorrentes.
1. Fugir das situações
Lembra o exemplo da Clara que citamos acima? O principal sintoma do bloqueio emocional é exatamente fugir de situações passadas ou traumas. Geralmente, essas situações demandam traquejo social. Esse bloqueio age fazendo com que o indivíduo se autossabote. Isso acontece pelo medo de cometer erros.
2. Grande ansiedade
Ter um bloqueio emocional pode levar a um quadro de profunda ansiedade, especialmente diante de situações novas. Esse tipo de defesa é uma forma do inconsciente proteger o indivíduo do sofrimento. Quando a pessoa tem um trauma e não sabe o que esperar da situação futura, se torna mais ansioso.
3. Menos interesse
Ainda no exemplo que mencionamos, calar-se e fugir das situações que mexem com seu emocional pode fazer com que aos poucos você perca o interesse. Ao longo do tempo, o interesse para diversos assuntos vai se perdendo. E como mencionamos, é um grande risco para a sua imagem pessoal e profissional.
4. Intensificação de emoções negativas
O bloqueio emocional pode gerar outras emoções negativas, além da ansiedade. Tomar decisões pode se tornar bastante difícil para quem desenvolve um bloqueio. É natural ter medo diante de algo novo, mas se esse medo é paralisante é importante ficar atento. Não se pode deixar que o medo te impeça de realizar os seus sonhos.
Quais são as causas do bloqueio emocional?
Ao longo do artigo explicamos o que é bloqueio emocional e quais são os seus sintomas. A seguir apresentaremos as principais causas desse problema. Contudo, é preciso lembrar que é necessário buscar ajuda de um profissional de saúde mental para identificar seus motivos e iniciar um tratamento.
1. Problemas de autoestima
Uma pessoa que avalia a si mesma constantemente de forma negativa pode desencadear uma série de medos e bloqueios. Inclusive, a baixa autoestima pode levar a outros problemas de saúde mental, como depressão, ansiedade, fobias, dependências, doenças emocionais, entre outros.
Para melhorar a autoestima é importante se dedicar ao autoconhecimento. Conheça melhor a si mesmo e entenda quais são seus pontos fortes e aqueles que podem ser melhorados.
Também é preciso ser realista em relação às expectativas, apesar de ser positivo estabelecer metas ousadas, devemos prestar atenção se podemos ou não realizá-las. Entenda que a perfeição não existe e que os erros servem para nos ensinar a ser pessoas melhores. Procure ajuda profissional.
2. Experiências ruins
Todo mundo passa por experiências desagradáveis ao longo da vida. Contudo, algumas pessoas acabam paralisadas pelo medo de ter que enfrentar esse tipo de situação novamente. É importante dizer que não é apenas na esfera profissional que podem surgir bloqueios decorrentes de experiências traumáticas. No contexto pessoal também podem surgir esses freios psicológicos.
Uma pessoa que, por exemplo, viveu um relacionamento amoroso conturbado pode ter dificuldade para se relacionar novamente. O seu inconsciente pode criar uma barreira que a impede de iniciar o processo de conhecer ou estabelecer um relacionamento com outras pessoas. Sempre existe o receio de que o mesmo se repita.
3. Medo de ser rejeitado
Ser rejeitado é algo que pode gerar grande sofrimento e impedir a pessoa de realizar algumas atividades. Por exemplo, alguém que passou por diversos processos seletivos sem ser contratado, pode desenvolver um bloqueio emocional por acreditar não ser bom o bastante. O mesmo vale para alguém que enfrentou dois ou mais términos de relacionamento em pouco tempo.
Inteligência emocional: sua grande aliada
Para enfrentar e superar bloqueios emocionais é interessante trabalhar o desenvolvimento da sua inteligência emocional. Esse conceito da Psicologia refere-se à capacidade de lidar com as próprias emoções e com as emoções alheias.
O indivíduo se torna capaz de reconhecer suas próprias emoções e a forma como reage a elas. A partir dessa compreensão, passa a agir mais racionalmente, evitando que as emoções o conduzam a tomar decisões ruins. Uma pessoa que desenvolve essa capacidade se torna mais preparada para lidar consigo mesma e com aqueles à sua volta.
Gostou de entender mais sobre o que é bloqueio emocional? Comente abaixo e aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para passar o conhecimento adiante!