A importância de utilizar bem a inteligência emocional nas organizações

desenho de cabeça humana com coração no lugar do cérebro

angkanaSU / Shutterstock O desenvolvimento da inteligência emocional é fundamental para profissionais que querem acompanhar o ritmo do mercado e se destacar.

A inteligência emocional é um dos requisitos primordiais para os profissionais que almejam conquistar seu lugar diante da competitividade do universo corporativo. Isso porque, com a globalização, as mudanças passaram a acontecer em alta velocidade, e cabe ao profissional ter competência para acompanhar o ritmo do mercado e se adaptar aos constantes desafios.

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Como desenvolver a inteligência emocional

Segundo o psicólogo Daniel Goleman, a inteligência emocional abrange cinco competências emocionais e sociais básicas. São elas:

Autopercepção

Refere-se à capacidade de lidar com suas próprias emoções e sentimentos de maneira assertiva e adequada a cada situação e necessidade. Em momentos de tensão ou necessidade de tomar decisões importantes, o profissional consegue controlar sua ansiedade para que ela não prejudique seu desempenho.

Autorregulamentação

Se autorregulamentar está acima do processo de identificação, e compreende a maneira como o profissional direciona suas emoções para a conquista de resultados cada vez melhores.

Entrar em modo de foco e concentração total para exercer determinada tarefa é uma das características do profissional que consegue manter o autocontrole.

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Motivação

Quando o indivíduo passa a conhecer a si mesmo de maneira completa, ele compreende quais são suas verdadeiras motivações e passa a trabalhar com senso de propósito — enxergando resultados a serem alcançados em curto, médio e longo prazo.

Empatia

A empatia trata-se da facilidade em entrar em sintonia com as pessoas. Uma pessoa empática é acessível e de agradável companhia. Portanto, conheça as pessoas e tente compreender os diferentes pontos de vista e linhas de pensamento. Esta troca de experiência, com certeza, trará novos e importantes aprendizados.

Habilidade social

A última característica de pessoas que possuem inteligência emocional é a capacidade de lidar com as pessoas, favorecendo o trabalho em grupo.

Honre e respeite a história do outro, suspenda o julgamento e ouça na essência o que as pessoas têm a dizer. Estabelecer relações significativas é um fator de extrema importância para o crescimento profissional.

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