Dinheiro. Esse assunto ainda é um tabu para você? Se sim, é hora de repensar sobre esse conceito. O dinheiro é um instrumento fundamental à vida contemporânea. Nada se faz sem ele. Portanto, é mais do que natural que as pessoas pensem em meios de fazer mais dinheiro, afinal de contas, ele garante não apenas a nossa sobrevivência, como também a qualidade de vida.
Se você deseja viver melhor e levar mais conforto àqueles a quem ama, é importante conhecer meios de multiplicar a sua renda. Para isso, confira as dicas que separamos no artigo a seguir. Acompanhe!
Como fazer mais dinheiro?
-
Investir em educação e habilidades
Aprender novas habilidades ou aprofundar-se em áreas que você já domina pode aumentar as suas oportunidades de promoção ou novos empregos com salários melhores. Infelizmente, ainda existem muitas pessoas que enxergam os estudos e as formações complementares como gastos, o que não é verdade. Se houver um bom planejamento, esse gasto se torna, na verdade, um investimento, com ótimos potenciais de retorno. Por isso, reflita sobre as suas competências e habilidades.
-
Explorar fontes de renda extra
Considere trabalhos freelancer, consultoria ou começar um negócio paralelo em algo que você tenha conhecimento ou interesse. Há diversas possibilidades de atuação, como marketing digital, e-commerce, ou aulas particulares. As fontes de renda extra são ótimas possibilidades de aumentar os seus ganhos, desde que você consiga conciliá-las com a sua fonte de renda principal, sem comprometer os trabalhos. Com organização e dedicação, isso pode levá-lo a novos patamares financeiros.
-
Investimentos financeiros
Estudar sobre investimentos em ações, fundos imobiliários, ou até mesmo imóveis pode ser uma forma de fazer o seu dinheiro crescer ao longo do tempo. No entanto, se você ainda não tem muita experiência no assunto, o ideal é investir em renda fixa, que são opções de investimento em que as chances de perda são mínimas. Estude sobre o assunto e converse com consultores financeiros que possam orientá-lo nesse sentido. Analise o seu perfil e os seus objetivos para tomar as melhores decisões.
-
Negociar salário
Muitas vezes, o simples fato de negociar um aumento salarial pode resultar em ganhos. Para isso, prepare-se com dados de mercado e mostre o valor que você agrega à empresa. Se você tem assumido funções novas, trabalhado em projetos mais audaciosos e entregado resultados positivos, utilize todos esses argumentos como justificativas para um aumento salarial. Apenas evite falar sobre necessidades individuais, já que esses são motivos comuns a todos os trabalhadores.
-
Empreender
Outra possibilidade muito interessante para ganhos financeiros é o empreendedorismo. Iniciar um negócio baseado em uma ideia inovadora, uma necessidade de mercado ou algo que você já faz bem pode aumentar consideravelmente os seus ganhos. Para isso, estude sobre empreendedorismo, verifique as burocracias necessárias para abrir uma empresa e, acima de tudo, verifique se há uma boa demanda para o produto ou serviço que você deseja oferecer.
-
Cortar despesas e reinvestir
Reduzir gastos desnecessários e usar essa economia para investir pode acelerar o crescimento do seu patrimônio. Para isso, o ideal é que você tenha uma planilha financeira mensal, por meio da qual possa acompanhar os seus ganhos e gastos mês a mês. Ao analisar essa planilha, fica mais fácil identificar os pontos em que pode cortar ou reduzir despesas, ajudando a construir uma reserva de emergência, por exemplo. Não espere enriquecer para investir. Invista para enriquecer!
-
Crie múltiplas fontes de renda passiva
Investimentos que geram renda automaticamente, como aluguéis, dividendos de ações ou produtos digitais que podem ser vendidos online, são excelentes para o longo prazo. Eles são a chamada renda passiva — aquela em que você multiplica o seu patrimônio sem fazer muito esforço (como a sua própria força de trabalho). Quanto mais fontes diversificadas você tiver, menores serão os riscos de perda, afinal de contas, não devemos colocar todos os ovos na mesma cesta, não é mesmo?
Quais fontes de renda extra podem ser utilizadas?
No item 2 da lista acima, você descobriu que um dos meios de fazer mais dinheiro é investir em meios de obter renda extra, não é mesmo? Mas como fazer isso? Confira as dicas a seguir!
-
- Freelancer em sua área de expertise: redação, design gráfico, programação, marketing digital, tradução, consultoria. Há diversas plataformas em que você pode encontrar trabalhos como freelancer, como Upwork, Freelancer, 99Freelas, Fiverr.
- Marketing de afiliados: promova produtos ou serviços de outras empresas e ganhe comissão por vendas feitas por meio de links que você compartilha. Hotmart e Amazon Afiliados são alguns exemplos de plataformas do tipo.
- Vendas online (e-commerce): crie uma loja online para vender produtos físicos ou digitais. Isso pode ser feito no Mercado Livre, na Shopify, entre outros.
- Cursos e aulas online: se você tem conhecimento em algum campo, pode criar cursos e vendê-los em plataformas online de ensino. É o caso da Udemy e da Hotmart.
- Investimentos financeiros: aplique em ações, fundos imobiliários, ou outras opções de investimentos que geram retorno passivo, como dividendos. Há diversas plataformas de bancos e corretoras de valores para fazer isso.
- Aluguel de imóveis ou quartos: se você possui um imóvel ou espaço livre, alugá-lo pode gerar uma renda passiva significativa. É possível fazer isso em plataformas práticas, como Airbnb e QuintoAndar.
- Criação de conteúdo digital: Já pensou em ser um digital influencer? Produza vídeos para YouTube, podcasts, ou escreva blogs, monetizando por meio de anúncios, patrocínios e parcerias.
- Vendas de produtos usados: revender produtos usados que você não usa mais — como eletrônicos, roupas e móveis — é uma ótima opção de renda extra. Além dos tradicionais brechós, há plataformas muito úteis nesse sentido, como OLX e Enjoei.
- Criação de produtos digitais: crie e venda produtos digitais, como e-books, artes digitais, templates, ou softwares. É possível fazer isso em plataformas como Canva, Gumroad, Hotmart.
Como você pode notar, não faltam opções para quem deseja fazer mais dinheiro. O que você precisa fazer é encontrar as possibilidades mais compatíveis com os seus desejos, conhecimentos e habilidades. Conheça a si mesmo e tenha muito sucesso na sua escolha!
E você, querida pessoa, o que tem feito para fazer mais dinheiro? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!