Manter a saúde financeira de uma empresa é essencial para um ritmo de crescimento sustentável. O budget empresarial é o controle que contribui para preservar esse bom andamento financeiro.
Entre os tópicos abordados por esse controle podemos citar: receitas, previsões de vendas, perspectivas de mercado, gastos, endividamento e objetivos corporativos. No artigo a seguir apresentaremos os passos para criar um budget empresarial eficaz.
O que é Budget Empresarial?
Resumidamente, budget empresarial é o orçamento da empresa, porém, em forma estática. Em outras palavras, é um orçamento em que os dados previstos não podem ser alterados no período avaliado, ainda que haja imprevistos. A falta de flexibilidade desse orçamento pode ser driblada com o forecast.
O forecast consiste na revisão do budget para os próximos períodos, levando em consideração os valores atingidos anteriormente. Então, há como evitar que o controle fique engessado, um fator que poderia ser problemático. Os dados que devem constar no budget empresarial são:
- Gastos;
- Receitas;
- Investimentos;
- Previsão de vendas;
- Perspectivas futuras do mercado;
- Sazonalidade;
- Nível de endividamento;
- Objetivos da organização.
O budget empresarial e o forecast são ferramentas essenciais para o controle financeiro da companhia, uma vez que auxiliam no remanejamento de recursos de forma mais eficiente. Sem esse orçamento fica difícil saber quanto dinheiro a companhia realmente possui e como está usando esses recursos financeiros.
Qual o objetivo do Budget Empresarial?
O objetivo central do budget empresarial é diagnosticar a saúde financeira da empresa. Ajuda a apresentar de forma palpável a situação financeira atual para os gestores. Esse orçamento permite saber em estatística qual é o teto de gasto e o investimento a ser feito em cada área corporativa. Torna-se mais simples criar um planejamento estratégico financeiro que facilite a gestão dos recursos disponíveis.
Embora conhecer os recursos disponíveis seja relevante, também é interessante apostar na elaboração do budget empresarial por outros objetivos. Com esse orçamento é possível mensurar a performance da empresa, garantindo, assim, o controle financeiro para a tomada de decisões. Também permite definir uma estratégia de precificação e outras ações relevantes.
8 Passos para criar um budget empresarial eficaz
Tão relevante quanto compreender o conceito de budget empresarial é saber elaborar esse orçamento de forma eficaz. O orçamento estático deve ser desenvolvido considerando a verdadeira situação da empresa. Não se deve deixar tópicos de fora, ainda que pareçam de menor relevância. A seguir apresentaremos os passos para a criação de um budget empresarial eficaz.
1. Faça o diagnóstico da empresa
Para fazer projeções para a sua companhia é decisivo entender como está realmente a saúde financeira da companhia. Então, inicie o processo reunindo todos os dados relevantes dessa área, levando em consideração os últimos anos. Nesse momento, é interessante procurar por gargalos, lacunas, necessidades e oportunidades.
Os dados mais importantes são: capital de giro, média de vendas, dívidas da companhia, fluxo de caixa, média de lucro, sazonalidade de vendas e tributação. É importante manter esses documentos organizados para não se perder em datas. Lembre-se que pequenos enganos podem gerar grandes erros no seu orçamento.
2. Defina metas e objetivos
Compreendendo como está a saúde financeira da sua companhia, será mais fácil pensar no futuro. Faça projeções de como os números deverão estar daqui a um ano, por exemplo. É uma forma de estabelecer metas para um determinado período de tempo. Defina o quanto deseja que a sua empresa cresça.
Ressaltamos, contudo, que é essencial observar se essa previsão é realista. Definir números impossíveis de alcançar poderá gerar frustração e desmotivação nos seus colaboradores.
3. Lista de gastos e despesas
Para elaborar um budget empresarial eficaz, é muito importante conhecer todas as fontes que tiram dinheiro da sua companhia. Ressaltamos que nessa etapa serão identificados muitos gastos e despesas, dentre os quais estão:
- Contas de água, luz, telefone, internet;
- Aluguel;
- Salários e benefícios dos colaboradores;
- Pagamento de empresas terceirizadas;
- Pagamento de profissionais freelancers;
- Compra de matéria prima;
- Seguros;
- Impostos, tributos, etc;
- Marketing e propaganda;
- Softwares e sistemas;
- Taxas bancárias.
Os primeiros passos dessa lista permitem entender se a companhia está se “pagando” ou não. No entanto, isso não é o bastante para que um empreendimento seja bem-sucedido.
4. Margem de contribuição
O conhecimento dos gastos e receitas permite refletir a respeito de quanto cada produto/serviço vendido deve contribuir para que a empresa obtenha lucro. Deve-se considerar que a empresa precisa lucrar com seus produtos/serviços e não apenas pagar as contas.
5. Investimentos para a empresa
O quinto passo consiste em colocar no papel, em um sistema ou em uma planilha, os investimentos que precisam ser feitos para a empresa. Entre os investimentos podem constar softwares, reformas, estratégias de marketing, treinamentos, maquinário, entre outros. Também é essencial apontar a fonte que irá custeá-los.
6. Carga Tributária
Os tributos têm grande peso nas finanças corporativas. Todos os impostos devem ser considerados, independentemente da esfera (municipal, estadual e/ou federal). É interessante contar com o auxílio de um contador nessa etapa.
O profissional da área contábil poderá, inclusive, analisar se a sua empresa está enquadrada no melhor regime tributário para ela. Esse é um fator muito importante para o sucesso financeiro e em muitos casos pode apresentar problemas.
7. Projeção financeira
Tendo em mãos os dados coletados até aqui, torna-se possível fazer uma projeção financeira. Nos próximos meses, qual será a receita ou as despesas da organização? Considere fatores como investimentos, capital de giro e crescimento esperado. Mais uma vez ressaltamos que é determinante fazer uma projeção realista.
8. Análise dos resultados
Após ter elaborado o budget empresarial é importante se manter conferindo o documento para verificar se os resultados estão se concretizando. Lembre-se que mesmo sendo um orçamento estático pode ser revisado através do forecast. Esse acompanhamento permite compreender se o orçamento foi elaborado alinhado com a realidade e também se houve a interferência de algum imprevisto.
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