A consultoria empresarial é um método de desenvolvimento de organizações que visa auxiliar empresários e gestores a tomarem decisões estratégicas assertivas, de maneira a estabelecer um processo de cocriação com a realidade da empresa.
O consultor empresarial e o Coach corporativo são bastante requisitados nos dias atuais, principalmente por conta da alta competitividade do mercado atual. Nesse sentido, a organização que se destaca é aquela que faz melhor uso de seus recursos humanos, financeiros e estruturais.
Benefícios da consultoria empresarial
– Mudanças organizacionais;
– Melhora na qualidade na comunicação;
– Gestão de conflitos entre pessoas e equipes;
– Aumento do nível de motivação dos colaboradores;
– Conquista de resultados significativos em todas as áreas;
– Alto comprometimento com os resultados e metas;
– Diminuição de estresse e desenvolvimento do equilíbrio emocional dos profissionais;
– Melhora nos relacionamentos interpessoais;
– Aumento do nível de produtividade da empresa;
– Liderança eficaz, métodos de gestão assertivos;
– Redução de turnover;
– Cultura corporativa de alta performance.
Consultoria interna x consultoria externa
Existem duas modalidades de consultoria empresarial, interna e a externa. Confira a diferença entre elas:
Consultoria interna
A consultoria interna é aquela em que o consultor se dedica integralmente à corporação, convivendo diariamente com os procedimentos e atividades desempenhadas.
A convivência com os colaboradores, pode influenciar na aceitação de suas orientações, pois o vínculo faz com que os profissionais se sintam mais livres e à vontade para recusar as recomendações do consultor. O consultor interno compreende o funcionamento da empresa de maneira mais ampla e profunda.
Consultoria externa
O consultor externo não possui vínculo com a organização, e é contratado periodicamente para prestar seus serviços. Ele obtém maior respeito por parte dos colaboradores por estar fora do contexto e, portanto, não proporciona a liberdade suficiente para ser contestado.
Embora a imparcialidade promova maior nível de confiança entre os profissionais da empresa, o consultor externo pode ser prejudicado por não ter uma ligação tão próxima com os fluxos, processos e acontecimentos da organização.