Indicação de amigos no trabalho: vantagens e complicações

Amigos no trabalho

Conheça os prós e contras de indicar um amigo para trabalhar na empresa que você atua e avalie se vale mesmo a pena.

Segundo pesquisa realizada pelo Federal Reserve, o Banco Central dos Estados Unidos, profissionais recomendados por amigos têm 40% mais chances de serem contratados do que os demais candidatos. Em geral, isso acontece porque a indicação de um funcionário da empresa acelera o processo de contratação. As empresas não querem perder tempo com processos seletivos.

Estima-se que as indicações internas sejam responsáveis por mais de 45% das contratações realizadas pelas companhias. Em alguns países, o sistema de indicações é levado tão a sério que algumas corporações premiam os funcionários que indicam bons candidatos. Porém, na prática sabemos que indicar amigos no trabalho pode gerar tanto vantagens quanto complicações. A seguir iremos falar mais a respeito. 

Vantagens de indicar amigos no trabalho

A indicação de um amigo para trabalhar na mesma empresa que você tem como vantagem ter uma pessoa de confiança no ambiente de trabalho. Além disso, você já conhece os valores, competências, qualidades e experiências profissionais do indicado. Confira a seguir com mais detalhes as principais vantagens de indicar amigos no trabalho.

1. Pontos para você 

Ao indicar um bom profissional para a empresa em que trabalha você ganha “pontos” com o gestor. Além disso, demonstra que está inserido em um círculo social de profissionais de talento. Uma boa indicação pode ajudar a te colocar no radar de uma eventual promoção.

2. Adaptação potencialmente mais rápida

Geralmente, os amigos tendem a ter comportamentos semelhantes e isso contribui para a adaptação. Se quem indicou conseguiu se alinhar com a organização é bem provável que o indicado também consiga.

O fato de começar a trabalhar em uma empresa em que já se conhece alguém também é muito positivo para a adaptação. Há casos em que bons profissionais não conseguem entregar resultados por não estabelecerem conexões com os colegas. 

3. Motivação

Ter um amigo no ambiente de trabalho pode servir de motivação, pois é sempre positivo conviver com pessoas de quem gostamos. Poder conversar nos intervalos com seu amigo e até mesmo contar com apoio em situações difíceis do dia a dia faz a diferença. Obviamente que dá para fazer amizade com os colegas de escritório, mas ter ao seu lado um amigo de verdade é diferente. 

4. Maior produtividade

Quando os profissionais que trabalham juntos tem uma relação de amizade tendem a estabelecer uma parceria mais produtiva. Amigos geralmente se entendem apenas com um olhar. No contexto profissional é bastante positivo ter essa agilidade de troca com um colega. 

Possíveis complicações de indicar amigos no trabalho

Em alguns momentos da vida, desejamos ajudar as pessoas que fazem parte do nosso círculo social. Indicar alguém para uma vaga de trabalho pode acelerar o processo de contratação, representando um ganho tanto para o profissional quanto para a empresa. No entanto, em algumas situações a indicação pode se tornar um fator de complicação.

O amigo recomendado pode não ser exatamente o que a companhia estava buscando ou simplesmente não honrar o compromisso assumido por quem indicou. A seguir vamos explicar com mais detalhes as principais complicações que costumam resultar de indicações. 

1. Desempenho abaixo do esperado do indicado

Uma das principais complicações que podem resultar de uma indicação é um desempenho ruim do indicado. Quando o profissional apenas não se adapta à companhia não é tão prejudicial para quem indicou.

O problema aparece quando o descompasso se dá por simples descaso. O gestor ou líder da equipe podem atribuir a quem indicou falta de senso profissional por ter feito a indicação de alguém sem compromisso. 

2. Baixa adaptabilidade 

Nem todo mundo tem comportamentos semelhantes aos amigos e pode acontecer do indicado não se adaptar a companhia. Quando não existe essa conexão entre o indivíduo recém-contratado e o ambiente organizacional é bem provável que a relação não se prolongue. 

Para as empresas é bastante custoso ter que realizar todo o processo de contratação novamente. Quem indicou o profissional que não se adaptou pode acabar sendo mal visto pelo gestor. Contudo, é importante ressaltar que algumas faltas de conexão são imprevisíveis. 

3. Perda de foco

Ter um amigo no trabalho é legal, mas é importante evitar a perda de foco. Durante o expediente não dá para conversar sobre situações de fora do escritório, por exemplo. Para algumas pessoas é tentador estender o horário do cafezinho para trocar confidências ou até mesmo falar mal de outros colegas. Com o passar do tempo, esse comportamento inadequado pode gerar críticas dos gestores. 

4. Dois pesos, duas medidas

Quando quem indica um funcionário é líder de equipe, há o risco de dar um tratamento diferenciado para o amigo. Se você está nessa posição na empresa, pense bem antes de trazer um conhecido para integrar o time. Caso opte pela contratação, tenha muito cuidado para não ser menos rigoroso com seu amigo. 

Dicas para fazer boas indicações 

Antes da recomendação, lembre-se de que o ambiente de trabalho é diferente dos lugares informais nos quais você convive com a pessoa em questão. Você precisa estar ciente de todas as variáveis antes de indicar um amigo. Isso é importante para não acabar se “queimando” com a indicação. Listamos a seguir algumas dicas para te ajudar nessa decisão. 

– Avalie se o seu amigo realmente preenche todos os requisitos exigidos para a vaga. O perfil dele é realmente compatível com a cultura da empresa?; 

– Evite ver a indicação como um “favor”. Recomendação é coisa séria, e quando feita de maneira inconsequente pode prejudicar também quem indica;

– Reflita se você realmente conhece seu amigo profissionalmente. O que sabe sobre sua carreira, suas competências, resultados, pontos fortes, de melhoria e comportamentos?

– Seja sincero: você realmente deseja conviver com este amigo em seu ambiente de trabalho? Liste as vantagens e desvantagens, coloque as respostas na balança e avalie racionalmente a indicação.

Por fim, tendo avaliado todas as informações, tome a decisão que acha ser a melhor. Se decidir indicar alguém, deixe claro para a pessoa que você está assumindo uma grande responsabilidade e que ela deve ser honrada. Caso você decida por não indicar seu amigo, não sinta remorso ou culpa. Com certeza, você teve seus motivos para não fazê-lo.

Indicações no trabalho exigem ponderação e reflexão! Você já passou por alguma experiência de indicação? Compartilhe no espaço abaixo!

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