A preocupação com o meio ambiente tem se tornado, cada vez mais, uma obrigação entre a população em geral. Nesse sentido, as empresas — grandes influenciadoras do comportamento social — têm mudado sua forma de gestão, de modo a minimizar os impactos ecológicos e conscientizar seus consumidores para a questão ambiental. Surgiu, nessa onda, muitas questões sobre o assunto, culminando em um novo segmento de atuação, seja por meio de estudos ou práticas.
O conceito de empreendedorismo sustentável apareceu recentemente, assim como as demais discussões acerca desse tema importante para o meio ambiente. Ainda não se definiu, ao certo, qual a nomenclatura para as empresas que procuram adotar mudanças na sua gestão, visando diminuir os danos à natureza. Alguns especialistas, por exemplo, preferem utilizar o termo “empreendedorismo orientado à sustentabilidade” do que o utilizado no título desse artigo (o mais popular atualmente).
Independente de qual for o nome de sua preferência, é importante entender que esse empreendedorismo continua trabalhando visando o sucesso, o topo de sua categoria. O empreendedor sustentável, portanto, se caracteriza por buscar a lucratividade a partir de processos humanizados e que respeitem o meio ambiente.
[php_everywhere instance=”2″]
Como empreender de maneira sustentável
Essa é uma das grandes missões das empresas da geração atual. Com as constantes evidências de problemas ambientais, aumentou a responsabilidade das organizações fazerem sua parte, independente do porte. Veja, abaixo, alguns exemplos de como ter uma gestão empresarial sustentável, sem perder em lucratividade:
Invista em capital humano
Promova uma cultura colaborativa, sempre incentivando os colaboradores a se desenvolverem de maneira contínua. Cuide para que todos tenham oportunidade de apresentar suas ideias e inovações, a fim de contribuir ativamente para os resultados da empresa. Ao oferecer esse espaço para os demais integrantes da empresa, você transmite aquele senso de pertencimento que é muito importante para quem faz parte da organização. Nada melhor que trabalhar em um ambiente em que você é ouvido e suas ideias são colocadas em prática, não é mesmo? Esse é o espírito que envolve a sustentabilidade.
Invista em processos ecologicamente corretos
Sempre estruture os processos da empresa pensando em como diminuir o impacto negativo ao meio ambiente. Se você não é uma grande corporação ou não tem recursos para trocar máquinas ou fazer grandes revoluções, não tem problema. A menor das atitudes já causará grandes mudanças no futuro. Nesse sentido, invista em reciclagem, redução do consumo de energia e água, diminua ou tente promover o fim das impressões em papel, além de fazer transportes mais econômicos para ter um menor gasto com o combustível. É fundamental neste tópico fazer uma revisão dos processos da empresa. Refaça todos os passos, observe aqueles que mais geram gastos e identifique onde uma economia pode ser aplicada sem afetar o andamento do negócio.
Promova a consciência coletiva
Falar em sustentabilidade é muito fácil. O maior desafio é transformar em prática, agir como uma empresa sustentável. Para dar o primeiro passo, reúna os colaboradores de sua empresa e invista na conscientização. Fale sobre o conceito, mostre exemplos e aponte os rumos que a organização pretende tomar para não ficar apenas no discurso. É importante também que todos façam uso responsável da estrutura oferecida pela empresa. Uma boa estratégia é oferecer copos ou canecas personalizadas, reduzindo gastos com copos descartáveis.
Estude os conceitos e inspire-se
Se você está responsável por apresentar um plano de empreendedorismo sustentável para a sua empresa, nada melhor que começar com o que já existe no mercado mundial. Estude os conceitos, veja as ideias que mais deram certo e procure casos de sucesso para se inspirar e ter ideias para o local em que você trabalha. Colete todas as sugestões e exemplos possíveis para, posteriormente, ver qual pode funcionar, quais são adaptáveis e quais são as que realmente não são compatíveis com seu empreendimento.
Trabalhe com o seu consumidor
Uma outra forma de aplicar o conceito de empreendedorismo sustentável é agindo no lado externo do seu negócio, ou seja, conversando com seu cliente e buscando maneiras de amenizar alguns impactos e economizar em recursos de modo geral. Imagine a situação, por exemplo, de uma empresa de embalagens. Ela produz diversos formatos, mas, através de uma rápida pesquisa ou análise dos seus compradores, consegue identificar que apenas alguns tipos são os mais comercializados. A partir daí, ela pode cortar as opções menos lucrativas e que estavam afetando o meio ambiente de alguma forma, sem prejudicar a maior fatia consumidora.
Fortaleça as ideias, mesmo em dificuldade
Não é de um dia para o outro que uma empresa passa a pensar e agir de forma sustentável. Trata-se de um processo lento, que demanda envolvimento dos colaboradores e também dos gestores do negócio. Independente dos obstáculos, não desista da ideia de fazer um empreendedorismo sustentável. Caso os projetos fiquem apenas no papel, insista, mantenha o conceito vivo para que, assim que possível, as ideias sejam implantadas, mesmo que pouco a pouco.
Empresa nova deve nascer sustentável
Se você é do ramo iniciante no empreendedorismo, está colocando uma nova empresa para funcionar ou ainda planejando uma grande iniciativa, já comece a pensar diferente. Adote o empreendedorismo sustentável desde o início, quando o negócio ainda é uma microempresa. Colocando a sustentabilidade no DNA, tudo fica mais fácil e as pessoas que fizerem parte da organização já saberão como as coisas podem funcionar de forma favorável ao meio ambiente, sem prejudicar o caminho rumo ao sucesso.
Entendeu como funciona o empreendedorismo sustentável? A sustentabilidade deve ser praticada por todos os integrantes da organização, desde gestores a colaboradores de todas as áreas e posições. Se você gostou deste artigo, não deixe de curtir e compartilhar com os seus amigos nas redes sociais. Mostre também para os gestores de sua empresa e chame a atenção para os benefícios de ser sustentável nos dias de hoje. Além de ajudar o meio ambiente, a companhia ganha pontos com os consumidores, especialmente aqueles mais conscientes com os problemas que estão cada vez mais graves pelo mundo!
[php_everywhere instance=”1″]
Copyright: 323393219 – https://www.shutterstock.com/pt/g/boonyachoat