Desenvolvimento de carreira: planejando e alcançando objetivos profissionais

Impulsionando sua Carreira: Estratégias para Planejar e Atingir Metas Profissionais

O desenvolvimento de carreira é um processo por meio do qual uma pessoa pode planejar a sua vida profissional e alcançar os seus objetivos, passo a passo. É claro que os caminhos percorridos pelas pessoas nesse sentido podem variar consideravelmente: crescer em uma mesma empresa, mudar para empresas maiores ou de outros ramos, abrir um negócio próprio, atuar como freelancer, e por aí vai.

O importante é que cada indivíduo conheça a si mesmo e tenha estratégias para prosperar nessa área, que é tão vital. A carreira pode ser não apenas a fonte de renda de alguém, mas também um importante instrumento de concretização do seu propósito de vida. Continue a leitura a seguir e confira 10 dicas para planejar e alcançar os seus objetivos profissionais!

  • Conheça a si mesmo e defina os seus objetivos

Não adianta almejar uma sólida carreira na engenharia se o que você gosta e sabe fazer é vender. Esse é só um exemplo que ilustra o quanto é importante que você conheça a si mesmo. Reflita sobre as suas competências, habilidades e paixões. São esses os ingredientes fundamentais para definir um objetivo congruente com a sua essência. Em seguida, seja realista e defina metas que possam ser alcançadas aos poucos, afinal de contas, uma carreira de sucesso não se faz da noite para o dia.

  • Desenvolva conhecimentos e habilidades

Para ter sucesso profissional, não tem jeito: é preciso desenvolver conhecimentos e habilidades. Para isso, invista em leituras, cursos, treinamentos, palestras, workshops, programas de estágio/trainee, entre outros. Desenvolva os seus conhecimentos de informática e idiomas. Além dessas competências técnicas, desenvolva também as competências comportamentais relacionadas à sua área de atuação: relacionamento interpessoal, criatividade, organização, visão estratégica, clareza de comunicação etc.

  • Invista em networking

Muitas vezes, os contatos que uma pessoa tem fazem a diferença na hora de conduzir a vida profissional. Dessa forma, tente manter uma boa relação com os seus colegas de estudo e de trabalho. Além disso, procure grupos online de profissionais da sua área, com os quais você possa trocar experiências e até encontrar oportunidades de emprego e parcerias. Nesse sentido, o LinkedIn é uma rede social muito adequada, pois ele é 100% focado na vida profissional.

  • Faça coaching e mentorias

O coaching é uma metodologia desenvolvida justamente para ajudar as pessoas a conquistarem os seus objetivos de forma estratégica e direcionada. Lembre-se de que há coaches especializados em carreira que podem ajudá-lo nessa missão. Você também pode recorrer ao auxílio de mentores, que nada mais são do que pessoas mais experientes do que você — e que, preferencialmente, já alcançaram o objetivo que você almeja. Na dúvida, seguir os passos dessas pessoas é um bom começo!

  • Construa um plano de carreira

O plano de carreira é um projeto em que você detalha aonde quer chegar na sua vida profissional e como pode chegar lá. Idealmente, divida o seu percurso desejado em etapas, com alguma previsão de tempo para cada uma delas. Por exemplo:

Etapa Duração
Estagiário de Comunicação 2 anos
Redator Júnior 5 anos
Redator Pleno 5 anos
Redator Sênior 5 anos
Diretor de criação Objetivo Final

Em todas essas etapas, lembre-se de descrever também as ações necessárias para alcançá-las, incluindo conhecimentos a serem adquiridos, habilidades a serem desenvolvidas e cursos/certificações a serem conquistados.

  • Aja com flexibilidade e resiliência

Por mais que você queira organizar e planejar o desenvolvimento da sua carreira, tenha em mente que dificilmente as coisas ocorrerão exatamente como você colocou no papel. A realidade pode ser mais rápida, mais lenta ou simplesmente diferente do que você planejou. Pode ser que você até mesmo mude de ideia e adote novos rumos para a sua carreira. Por isso, aja com flexibilidade e resiliência, entendendo que é preciso se adaptar às mudanças de interesses e de circunstâncias.

  • Avalie regularmente o seu progresso

De tempos em tempos, avalie os rumos que a sua vida profissional está tomando. Você está progredindo? Está dentro do seu planejamento? Ainda está distante do seu objetivo? O que pode fazer para acelerar o andamento da sua carreira? Questione-se. No entanto, além desses questionamentos, lembre-se também de celebrar as suas vitórias, por menores que pareçam. Isso é muito importante para manter a sua motivação e a sua autoestima nessa jornada tão importante.

  • Fortaleça o seu marketing pessoal

O marketing pessoal é um conjunto de estratégias que tornam você mais “atrativo” para empresas, investidores, parceiros de negócios etc. Nesse sentido, siga as dicas a seguir:

  • Cuide da sua imagem (apresentação visual, vestuário etc.);
  • Desenvolva a sua oratória, ou seja, a sua capacidade de comunicar-se com clareza;
  • Mantenha o seu currículo atualizado;
  • Crie um perfil atrativo no LinkedIn, pensando nos detalhes: foto, descrição de experiências profissionais, cursos, formações etc.;
  • Desenvolva um portfólio físico ou online com os seus principais trabalhos e divulgue-o;
  • Produza conteúdos de qualidade para demonstrar o seu conhecimento na área. Isso pode ser feito por meio de um website próprio, blogs e redes sociais.
  • Busque oportunidades de crescimento

Esteja aberto às oportunidades que surgirem, como convites para parcerias, propostas de outras empresas e indicações para promoções. É claro que, no começo, toda mudança grandiosa vai gerar medo, mas isso pode ser exatamente o que você tanto procurou ao longo da vida. Se você tiver investido na sua preparação, com certeza estará confiante para assumir esses novos desafios.

  • Equilibre a carreira com as demais áreas da vida

Cuidar da gestão da vida profissional é uma tarefa importante, que demanda muitas horas do seu dia. No entanto, não se esqueça das outras áreas da vida, OK? Saia com os seus amigos, passe um tempo de qualidade com a sua família, tenha hobbies, pratique atividades físicas e descanse adequadamente. Esses fatores são muito importantes para a manutenção da sua saúde física e mental. Sem esse bem-estar, não há plano de carreira que se sustente, não é mesmo?

Coloque as 10 dicas acima em prática e veja a magia acontecer. O seu desenvolvimento de carreira será muito mais eficaz para que você planeje e alcance os seus objetivos profissionais. Sucesso!

Gostou deste conteúdo? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010