Você que lê este artigo, sabe dizer o que é a venda externa? Certamente, você já se deparou com esse profissional em algum momento da sua vida. Por isso, preparamos um artigo com todas as informações sobre vendas externas e com dicas para quem já atua nessa área. Quer descobrir quais são estas dicas? Continue a leitura!
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O que é venda externa e o dia-a-dia do profissional
A venda externa é aquela que acontece fora do estabelecimento comercial, ou seja: o vendedor vai até o cliente oferecer determinado produto ou serviço. Para realizar esta atividade, é necessário que o vendedor esteja atento ao mercado e às necessidades do cliente, realizando um planejamento tático que potencialize as vendas e acompanhar todo o processo comercial (pré e pós-venda).
Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE, o efetivo sucesso de uma venda externa é determinado por um processo que atenda os anseios dos clientes e o satisfaça em todos os sentidos.
Você, como vendedor, sabe como efetivar uma venda externa? Em uma escala de 0 a 10, que nota você dá para o seu desempenho em vendas? Quais métodos você tem utilizado para aumentar seu faturamento e conquistar ainda mais clientes? Você se considera um bom vendedor?
A chave para o sucesso de qualquer venda, seja interna ou externa, está nas estratégias e nas técnicas utilizadas para conquistar e fidelizar os potenciais consumidores.
Saber vender qualquer tipo de produto ou serviço, para muitos profissionais, pode até ser uma tarefa fácil, já que muitos possuem a habilidade da argumentação inata. Mas, ao contrário do que alguns pensam, o processo de vendas está diretamente ligado a técnicas específicas, ao planejamento e a estratégias eficazes e assertivas que potencializem a negociação.
Dicas poderosas para arrasar nas vendas externas
Confira a seguir algumas dicas de vendas externas que podem te auxiliar a vender mais.
1 – Faça Branding
De origem inglesa, a palavra branding significa “gestão de marca”, ou seja, o conjunto de todas as ações relacionadas à boa administração de determinada marca ou produto. Essas ações englobam a criação do logotipo, realização da comunicação, cuidado com imagem, valores transmitidos aos consumidores, entre outras coisas. No meio comercial, trata-se de uma técnica fundamental para atrair e fidelizar clientes para a marca, estabelecendo estratégias eficazes que coloquem o seu produto na mente do seu possível cliente.
2 – Não deixe seu cliente esperando
Fazer uma boa gestão do tempo é essencial para qualquer vendedor que deseja alcançar sucesso em suas vendas externas. Por isso, esteja atento e nunca deixe seu cliente esperando.
Antecipe-se, administre seus horários e o tempo gasto no atendimento a cada consumidor. Se possível, faça um planejamento de suas vendas e estipule prazos para atender cada cliente de forma rápida, porém eficiente.
3 – Facilite o pagamento
Ofereça a seu cliente diferentes opções que facilitem o pagamento do produto ou serviço adquirido. Boleto bancário, cartões de crédito e débito de diferentes bandeiras, cheques e possibilidade de parcelamento são algumas facilidades que podem contribuir para seu trabalho de vendedor e ajudar a conquistar o cliente.
4 – Prospecção de clientes
A prospecção externa é uma tarefa complexa, que exige uma abordagem eficiente e uma comunicação objetiva dos vendedores. Muito mais do que um produto ou serviço interessante e útil, o que os clientes procuram é um vendedor amigável e confiável. Por isso, para fazer uma boa prospecção de clientes, é fundamental que o vendedor seja uma pessoa simpática, comunicativa e que possui total interesse em seu cliente.
Antes de realizar uma venda em nível comercial, é importante estabelecer uma relação em nível emocional, ou seja: fazer com que o cliente goste de você, de sua “lábia”, de seus argumentos, de sua abordagem, além de se interessar pelo produto ou serviço, é claro.
5- Use a tecnologia a seu favor
As vendas externas demandam uma conectividade cada vez maior dos profissionais de vendas. Isso porque lidar com públicos distintos, locais de vendas diferentes e formas de pagamento variadas exige o uso da tecnologia para facilitar ainda mais os negócios e a performance dos vendedores.
Neste contexto, fazer uso de tablets, smartphones ou aplicativos de vendas torna-se um fator cada vez mais fundamental para obter sucesso no mercado comercial externo.
Como o Coaching pode alavancar suas vendas
Se você deseja aumentar seus conhecimentos e desenvolver ainda mais seu poder de vendas, convidamos você a conhecer o Coaching em Vendas, um poderoso treinamento baseado na melhor e mais eficaz metodologia de desenvolvimento e capacitação existente na atualidade: o Coaching.
Trata-se de um curso que aborda formas diferentes e inovadoras de conduzir uma negociação, potencialização de competências e habilidades, aceleração de resultados e performance e fidelização de clientes.
E você, quais outras dicas ou técnicas considera fundamentais para realizar uma boa venda externa? Deixe o seu comentário e contribua com o conhecimento! Curta e compartilhe este artigo em suas redes sociais.
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