O Coaching é a metodologia de desenvolvimento humano em maior expansão no mundo. O profissional Coach vem ganhando muito espaço no Brasil e, consequentemente, tem muitas pessoas querendo se especializar nessa área.
Para quem quer ser um Coach de sucesso, é preciso ter em mente que o objetivo principal sempre será o de ajudar os clientes. O trabalho do Coach é auxiliar os coachees a encontrar caminhos que levem às metas desejadas por eles. Os Coaches fazem a diferença quando atuam com responsabilidade e comprometimento.
Todos que se interessam e optam por atender como Coach, podem realizar a formação e certificação em Coaching oferecida pelo Instituto Brasileiro de Coaching — IBC, que ensina a metodologia, bem como as técnicas e práticas envolvidas no processo de Coaching. Continue lendo para saber mais sobre como ser um Coach de sucesso!
O que é preciso para ser um Coach de Sucesso?
Para ser um Coach de sucesso, é necessário que o profissional tenha visão sistêmica e seja capaz de ampliar os horizontes, suspender todo tipo de julgamento, ter foco no positivo e no futuro.
Além disso, o Coach deve promover ações “TBC” (tirar a bunda da cadeira). Essa é uma forma bem humorada de estimular seus clientes a buscarem soluções, resultados e, assim, alcançarem suas metas e sonhos.
Muitas vezes, pode acontecer certa confusão entre o Coaching e a psicologia. Isso porque ambos ajudam o cliente a alcançar determinado objetivo na vida. Entretanto, o que diferencia essas duas profissões é a ajuda que ambas oferecem.
O Coach não tem como objetivo ouvir e diagnosticar problemas, como o psicólogo faz. Seu papel é auxiliar o coachee a entender quais são seus objetivos e a partir daí, traçar um plano de ação para que eles sejam alcançados.
Dessa forma, os psicólogos trabalham com foco na saúde mental do indivíduo e os coaches na ajuda para identificar e concretizar metas. Entendendo melhor o que faz um Coach, te convidamos a conferir dicas preciosas para alcançar o sucesso atuando nessa área.
1. Atitude empreendedora
O profissional Coach deve ter atitude empreendedora para alcançar o sucesso. Ao ver seu reflexo no espelho você deve enxergar alguém com grande potencial empreendedor. Muitos coaches trabalham por conta própria, ou seja, precisam definir qual será seu método de trabalho e estratégia para formar seu público.
Dessa forma é interessante que o profissional desenvolva um plano de negócios antes de se inserir no mercado. Ter proatividade também é essencial para que seu trabalho seja visto no mercado. O Coach, mais do que outros profissionais, deve ter uma imagem de alguém que realiza.
2. Defina qual é o seu nicho de trabalho
Nos últimos anos, ficou evidente o quanto é importante a segmentação dentro da área de Coaching. Hoje em dia, os coachees buscam profissionais especializados na área da qual precisam de auxílio. É preciso deixar claro que oferecer inúmeros tipos de processos de Coaching não é necessariamente uma vantagem.
Então, definir um nicho de atuação para focar é uma forma de se tornar um Coach mais bem visto pelos potenciais clientes. Você pode escolher trabalhar com Life Coaching, Coaching Executivo, Coaching Financeiro, Coaching de Liderança, Coaching de Vendas entre outros. A dica é apostar em uma área do Coaching como seu foco.
A partir do momento em que o Coach define em qual área de Coaching deseja atuar pode e deve direcionar a sua formação para construir sua base de conhecimentos. Faça cursos, assista a palestras, participe de congressos, enfim se especialize em seu nicho de atuação.
3. Entenda quem é seu perfil de cliente
O Coach, assim como profissionais de outras áreas, deve considerar qual é o perfil ideal de cliente. Dizer que irá ajudar as pessoas a sair de um ponto A para um ponto B (embora seja isso mesmo) não é a melhor forma de vender os seus serviços.
Os coachees não procuram um Coach para aprender sobre o conceito de Coaching. As pessoas querem os resultados que o processo de Coaching oferece, isto é, querem descobrir seus desejos e concretizar suas metas. As pessoas desejam resolver seus problemas da forma menos desgastante possível.
Por isso é tão importante que todo Coach tire algum tempo para identificar qual é o seu perfil de cliente. Quem são as pessoas que podem se beneficiar do seu trabalho? Conhecendo esse perfil se torna mais simples determinar como direcionar a comunicação do que se tem para oferecer para a pessoa de interesse.
4. Desenvolva seu método de trabalho
O trabalho de Coaching deve ter começo, meio e fim. Dessa forma é essencial que o coachee identifique que o Coach tem um método de trabalho, isto é, que trabalha com um roteiro. Assim o coachee se sentirá mais confiante a respeito da condução que receberá para identificar e resolver seus problemas.
É a mesma lógica de quando percebemos que temos alguma necessidade em nosso dia a dia. Ao identificar essa questão buscamos por produtos ou serviços que possam nos ajudar a resolver. Para isso procuramos um item que descreva como fará isso de forma coerente.
5. Construa uma imagem de autoridade
Ser reconhecido como um especialista em sua área é essencial para estar entre as primeiras opções de quem precisa do serviço. Por isso é tão importante definir uma área de atuação, assim você poderá se dedicar a estudá-la e se tornar especialista.
Para construir essa imagem é interessante divulgar seu trabalho em canais de comunicação como blogs, sites e revistas da área. Você também pode ministrar cursos e palestras. As pessoas, de forma geral, devem conhecer o seu nome e potencial, pois assim será mais fácil que o seu público-alvo também conheça.
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