Gerir um negócio é uma tarefa desafiadora. A alta competitividade e as mudanças aceleradas do mercado globalizado exigem que dos gestores, executivos e empresários estejam em constante processo de inovação para manter a empresa em destaque e atingindo resultados satisfatórios.
Nesse sentido, um grande movimento está acontecendo no universo corporativo: apesar de toda a tecnologia e as facilidades oferecidas pela internet, as estratégias corporativas têm se voltado cada vez mais para os processos e experiências humanizados.
Dicas de sabedoria na gestão empresarial
Veja, abaixo, alguns pontos fundamentais para gerar alta performance organizacional e conquistar resultados extraordinários:
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Urgente e importante
A produtividade é um fator determinante para o crescimento de qualquer organização. Quando falamos em produtividade, logo pensamos em agilidade para realizar as demandas — o que não é necessariamente uma característica positiva, pois não adianta ter rapidez sem oferecer qualidade.
Nesse sentido, uma das melhores formas de estimular a produtividade e gerar resultados positivos e satisfatórios é identificando a diferença entre o que é urgente e o que é importante.
Tarefas urgentes e importantes possuem alto nível de relevância e prioridade. O que os diferencia é que a demanda urgente necessita ser resolvida imediatamente, pois já passou do prazo a ser cumprida ou este prazo está estourando. A tarefa importante, por sua vez, requer uma atenção redobrada e acompanhamento, mas ainda está dentro do prazo estipulado.
Mantenha o equilíbrio
Tanto empresário como colaboradores devem manter o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, bem como cuidar de sua saúde física e emocional.
As empresas são reflexos das pessoas que as compõe. Por isso, trabalhar excessivamente não significa produzir muito, pois o corpo e a mente se desgastam a ponto de desenvolver doenças graves. Renove-se enquanto líder e estimule este hábito em seus liderados!
Cultura organizacional forte
A cultura organizacional é uma filosofia compartilhada entre os integrantes da empresa. Trata-se de um alinhamento comportamental pautado nos valores e princípios defendidos pela organização. Ela é fundamental para estimular boa conduta, comprometimento, ambiente favorável, clima harmonioso, processos fluidos e ações direcionadas para um mesmo sentido a fim de alcançar objetivos e resultados desejados pela empresa.
Identifique talentos
Você realmente tem desfrutado plenamente da capacidade de seu capital humano? Todo profissional gosta de ser produtivo, sentir-se valorizado e ver que realmente é importante e faz a diferença na empresa.
Aproveitar o potencial de seus colaboradores de maneira plena é a forma mais efetiva para deixá-los estimulados, engajados, comprometidos e motivados. Ao mesmo tempo, se constrói um clima favorável para a produção de resultados cada vez maiores e melhores.
O Coaching Assessment é uma poderosa ferramenta de avaliação comportamental, utilizada como estratégia de gestão por competências nas maiores referências empresariais do mercado, como: Unilever, Anglo American, Nasa, Atento, InternationalPaper, Eternit, Magazine Luiza.
Invista em pessoas
A professora de Administração de Empresas da Havard Business School, Cyntia Montgomery, mostra as diferentes estratégias e tempo necessários para superar uma empresa:
- Preço: 2 meses;
- Publicidade e Propaganda: 12 meses;
- Pessoas: 7 anos.
Isso significa que, quanto mais a empresa investe em seus colaboradores, desenvolvendo-os e aprimorando suas competências por meio de treinamentos de Coaching, palestras, congressos e workshops, mais a organização cresce. Não há estratégia mais competitiva do que investir no potencial humano!
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