As críticas estarão sempre presentes em nossa vida, seja no âmbito pessoal ou profissional. Uma vez que não podem ser evitadas, torna-se imprescindível saber como lidar com elas. No ambiente de trabalho, estamos em constante observação e, por isso, ficamos ainda mais vulneráveis às críticas.
Embora existam pessoas que criticam como forma de contribuir para a melhoria do outro, há muitos críticos que são mal intencionados. Essas pessoas desejam apenas apontar os defeitos com o intuito de deixar a outra pessoa para baixo.
No artigo a seguir iremos dar dicas de como lidar com as críticas no ambiente profissional, extraindo somente o lado bom delas.
Por que receber críticas é tão difícil?
Muitas pessoas se sentem terrivelmente ofendidas quando recebem uma crítica, ainda que seja construtiva. Em geral, essa ofensa se dá porque a pessoa criticada tem a impressão que aquele que critica não reconhece todo o esforço feito para realizar determinada tarefa. Contudo, nem sempre há essa falta de reconhecimento por trás de uma crítica. Pode ser que o crítico apenas deseje contribuir para a melhoria do processo.
A grande questão está no fato de que algumas pessoas tendem a se sentir ofendidas por qualquer comentário. Essa reação geralmente tem relação com a baixa autoestima e a necessidade de ter sempre seu esforço vangloriado. Há ainda o fator do egocentrismo, que pode levar uma pessoa a pensar que as demais a estão vigiando e perseguindo.
É importante ter essa visão a respeito de como nos sentimos diante de críticas, pois nem sempre há razão para essa visão. Entender se fomos ou nos sentimos ofendidos com as críticas é de suma importância. Tudo depende da abordagem que o outro tem para fazer o comentário. Apesar da palavra crítica carregar um estereótipo de algo negativo, nem sempre está neste registro. Há dois tipos de críticas: a destrutiva e a construtiva.
Qual é a diferença entre crítica construtiva e destrutiva?
Críticas destrutivas são críticas feitas de forma indelicada ou incorreta. Podem ter a forma de ofensas e acusações sem uma fundamentação. Normalmente, esse tipo de crítica é feito por indivíduos sem habilidade para dar um feedback efetivo ou que não têm tato para interagir.
Quando uma crítica destrutiva é feita, o problema está em quem a proferiu e não naquele que a recebeu. No contexto corporativo, as críticas destrutivas são feitas com foco na personalidade dos colaboradores e não do seu trabalho. As observações feitas não contribuem em nada para o crescimento pessoal ou profissional do indivíduo. Esse tipo de crítica tem o único objetivo de diminuir o outro e abalar a sua autoestima.
Por sua vez, a crítica construtiva tem como objetivo ajudar o outro a alcançar o seu crescimento pessoal e/ou profissional. Esse tipo de feedback está focado em apontar um caminho para a melhora e não tem nenhum traço de ataque pessoal.
Em uma empresa, as críticas construtivas podem ter a forma de um conselho para um colega melhorar sua performance, mas sem atacá-lo. Além disso, não necessariamente esse comentário precisa ser feito diante dos demais. O objetivo de quem faz uma crítica construtiva é ajudar o criticado e não julgá-lo, puni-lo ou expô-lo diante dos colegas.
Dicas de como lidar com as críticas no trabalho
Saber lidar com as críticas, tanto as construtivas quanto as destrutivas, é essencial para se manter realizando as suas atividades com sucesso. Confira, abaixo, algumas dicas fundamentais para lidar da melhor maneira com as críticas:
1. Reflita
Reflita sobre o feedback recebido e tenha humildade para verificar a veracidade da crítica. Esse processo de reflexão é essencial para ampliar sua percepção sobre si mesmo. Todos os dias temos novas oportunidades para reconhecer pontos em que podemos melhorar e exercitá-los.
Ao reconhecer que uma crítica recebida faz sentido, você se abre à possibilidade de melhorar um possível ponto fraco. Ter esses momentos de reflexão acerca do seu desempenho é bastante importante para ser um profissional em constante ascensão. Ninguém é dono da verdade ou sabe tudo, então abra-se à possibilidade de crescer.
2. Questione
Não se justifique ou tome atitudes reativas de maneira automática. Questione. Faça perguntas que promovam o esclarecimento a respeito do que está sendo apontado e descubra quais as motivações da crítica recebida. Contudo, preste atenção para que as perguntas não tenham o objetivo apenas de reverter a crítica.
O ideal é que você tente chegar ao cerne da questão e compreender o que motivou a crítica que recebeu. Ao entender o que a pessoa que está criticando viu, fica mais simples enxergar seus erros. O ser humano tem grande dificuldade de visualizar seus próprios erros, então no começo é natural ficar resistente.
3. Invista no autoconhecimento
O autoconhecimento é o caminho mais efetivo para validar as críticas. Saiba claramente quais são seus pontos fortes e os que precisam de melhoria. Use este conhecimento para compreender se a crítica é válida ou não. Quando o indivíduo conhece plenamente a si mesmo consegue entender como pode contornar as dificuldades.
O processo de Coaching pode ser de grande ajuda nessa imersão em si mesmo. Busque a orientação de um profissional qualificado da área e dê início à sua jornada de autoconhecimento. As críticas recebidas podem se tornar o ponto de partida para entender onde se está (ponto A) e onde se quer chegar (ponto B).
4. Identifique o aprendizado
Caso perceba que a crítica realmente tem fundamento, não perca a oportunidade de se aprimorar como pessoa e profissional. O processo de desenvolvimento do ser humano é contínuo e nunca chega em um ponto ideal. Sempre há uma maneira de se tornar alguém melhor a cada dia.
Somente o fato de estar aberto para receber as percepções alheias e transformá-las em guia para sua mudança te coloca um passo à frente. Há muito para aprender com as outras pessoas, basta se permitir ouvir e absorver as experiências que elas podem transmitir.
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