As novas profissões que estão em alta no mercado de trabalho

mulher pensando em diferentes opções de profissão

Maridav / Shutterstock Para quem ainda está em busca da sua vocação, vale a pena conhecer o que será valorizado daqui para a frente.

Com a situação econômica em que o país se encontra atualmente, muitas pessoas que estão disponíveis no mercado de trabalho têm sentido na pele a dificuldade de conseguir um novo emprego.

Para quem ainda está em busca da sua vocação, vale a pena saber o que será valorizado daqui para frente. Para mapear o futuro próximo, foi elaborado um estudo global que ajuda na compreensão de como o mercado de trabalho está se adaptando às variações econômicas. O estudo ressalta algumas atividades que nascem para suprir a necessidade do novo mercado. Veja quais são a seguir.

7 profissões em alta

Gerente de treinamento do varejo

Esse cargo tem como função o treinamento dos funcionários responsáveis pelas vendas da empresa.

Anteriormente, o que costumava ser feito era um treinamento padrão para todos os funcionários que lidam diretamente com o público. Porém, hoje, sabe-se que o público de cada região de suas especificidades e, para atender a elas, é importante ter um treinamento direcionado.

Formação necessária: administração de empresas, recursos humanos ou psicologia.
Quem contrata: empresas varejistas.
Média salarial: R$8.000,00 a R$12.000,00.

Gerente de identidade visual

O gerente de identidade visual é encarregado de direcionar cada ponto de venda ao perfil do público que frequenta o local, definindo a linha de produtos que deve ganhar destaque, como os vendedores devem abordar os clientes e quais são as ações promocionais adequadas a cada ponto. Este é o profissional responsável por criar a identidade para loja e da empresa.

Formação necessária: publicidade e propaganda, marketing e administração.
Quem contrata: empresas do setor varejista, principalmente do segmento de luxo.
Média salarial: R$8.000,00 a R$12.000,00.

Gerente de comunidade

O gerente de comunidade lida diretamente com comunicação entre empresa e consumidor, por intermédio das redes sociais e plataformas online. É responsável por intervir diretamente nas reclamações feitas pelo usuário, sanando problemas antes que eles tomem grandes proporções. Esses são os famosos “gerenciamentos de crises”.

Formação necessária: marketing ou publicidade e propaganda.
Quem contrata: agências de comunicação e empresas que possuem redes sociais.
Média salarial: R$7.000,00 a R$10.000,00.

Gestor de reestruturação

O gestor de reestruturação gerencia a carteira de clientes endividados das empresas. A maior parte desses profissionais atua em bancos, porém, algumas empresas os contratam com a missão de colocar a situação financeira das corporações no eixo.

Formação necessária: gestão e administração de empresas, economia e engenharia. Pode ser necessário ter pós-graduação em finanças e experiência comprovada em áreas de risco de crédito.
Quem contrata: instituições financeiras e empresas de grande porte do setor privado.
Média salarial: R$14.000,00 a R$24.000,00.

Gerente de projetos

Responsável por fazer o meio de campo entre o departamento de TI e as demais áreas da empresa. De um lado, precisa levar as necessidades dos diferentes departamentos aos técnicos de TI, ao mesmo tempo em que mostra quais são as limitações do departamento da tecnologia da informação.

Como precisa se comunicar com departamentos diferentes, em que cada um possui sua linguagem, esse profissional precisa ter uma capacidade de comunicação diferenciada.

Formação necessária: engenharia e informática.
Quem contrata: médias e grandes empresas de todos os segmentos.
Média salarial: R$12.000,00 a R$20.000,00.

Gerente de relações governamentais

O gerente governamental é o interlocutor de uma organização particular, frente a órgãos governamentais e agências regulamentadoras, como Anatel e Aneel. Inclui em sua atuação a resolução de questões legais e assuntos socioambientais. Para este cargo, é necessário que o profissional tenha boa capacidade de comunicação e conhecimento e aptidão para a burocracia.

Formação necessária: comunicação, direito, administração de empresas, relações internacionais ou ciências sociais. Tudo de acordo com a área de atuação da empresa.
Quem contrata: empresas de grande porte, principalmente as com supervisão de órgãos reguladores.
Média salarial: R$ 12.000,00 a R$45.000,00.

Gerente de marketing online

Responsável pela elaboração das estratégias de marketing digital, de acordo com o público específico que a empresa gostaria de atingir. Dentro dessa estratégia, entram detalhes como a escolha da plataforma ideal, linguagem, periodicidade, horários, etc. Em outros países, profissionais desse ramo contam com experiências de até dez anos. No Brasil, no entanto, só agora essa área começa a se expandir, motivo pelo qual existe grande carência de profissionais nessa área.

Formação necessária: publicidade, propaganda e marketing.
Quem contrata: agências de comunicação e empresas que possuam atuação em plataformas online.
Média salarial: R$8.000,00 a R$ 15.000,00.

Este artigo foi útil para você? Comente e compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

[php_everywhere]

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010