4 Dicas para lidar com a ambivalência no ambiente de trabalho

Dois colegas de trabalho com opiniões opostas

Saiba como lidar com a ambivalência no ambiente de trabalho.

Ser ambivalente, na prática, significa ter opiniões opostas a respeito de um determinado assunto. Conviver com a ambivalência dos colegas de trabalho pode ser um tanto complicado para quem não está preparado para lidar com essa dualidade. Para muitos o indivíduo ambivalente é o famoso “em cima do muro”.

Devemos ressaltar que pessoas que têm ambivalência podem usar essa característica ao seu favor, conquistando bons resultados. Isso acontece porque ao ter duas visões contrárias a pessoa amplia a sua visão sistêmica das questões e processos que estão em pauta. Além disso, essa perspectiva também contribui para que esse profissional apresente visões diferenciadas e encontre soluções únicas. 

Logo, a ambivalência pode ter um lado bastante positivo para o profissional e para a empresa. No entanto, é claro que se manter o tempo todo sem tomar uma decisão ou escolher um lado pode gerar confusão para aqueles que estão à sua volta.

É totalmente compreensível que os não ambivalentes se sintam um pouco incomodados com essa postura. Mas, será que tem como conviver melhor com esse perfil de profissional? A resposta é sim! Prossiga na leitura para entender como. 

Quando a ambivalência é positiva?

A ambivalência pode ser positiva no sentido de oferecer uma visão mais ampla com a identificação de prós e contras de dois lados opostos. No entanto, é essencial que o profissional que adota essa postura seja seguro no seu modo de se comunicar. Iniciar suas frases com “não sei bem ao certo…” ou “pode ser que…”, gera descrédito em quem está ouvindo.

Porém, a situação muda quando o ambivalente se coloca de forma segura diante dos impasses. Uma maneira interessante de se comunicar é “Eu tenho dois pontos de vista diferentes a respeito dessa situação, o primeiro é que…”. Apresentar sua visão dual evita que se crie a impressão de que ele não tem uma opinião. O que acontece é apenas que ele tem duas possibilidades para resolver a questão. 

Ambivalência e liderança

Os líderes devem ficar atentos aos diferentes perfis que possuem em suas equipes. Ao detectar a presença de indivíduos ambivalentes, é interessante pensar em formas de trabalhar essas características positivamente. O papel do líder é desenvolver aquilo de melhor que seus colaboradores possuem. Como já explicamos, a ambivalência pode ser positiva. 

O processo de Coaching pode ser de grande auxílio para levar a dualidade dos colaboradores para um lugar mais produtivo. Nessa metodologia existe uma ferramenta chamada “perdas e ganhos”, que torna mais fácil para o coachee chegar à melhor resposta em uma determinada situação. 

Ambivalência no ambiente de trabalho: 4 dicas de como lidar

A ambivalência pode ser muito interessante para quem possui essa característica, pois oferece visões e sentimentos distintos ao mesmo tempo. Porém, para aqueles que convivem com pessoas ambivalentes, essa característica pode ser bastante delicada de manejar. Essa postura pode gerar conflitos e desavenças.

A seguir listamos dicas de como lidar com a sua própria ambivalência e a daqueles que o rodeiam no trabalho. 

1. Desenvolva sua inteligência emocional

Inteligência emocional se caracteriza como a capacidade de entender e gerenciar as suas emoções. É bastante natural ter sentimentos conflitantes, isto é, amar e odiar algo ao mesmo tempo. Você pode concordar e discordar de uma perspectiva apresentada por um colega. O ser humano é bastante complexo e, por isso, ambivalente em determinadas situações.

Contudo, se você consegue ler as suas próprias emoções, terá mais facilidade em resolver o impasse que se apresenta. A partir do seu autoconhecimento, será possível compreender qual é a melhor resposta.

A boa inteligência emocional também ajuda a lidar com pessoas ambivalentes, pois te permite ser empático e evitar pressioná-la. O ideal em uma situação em que se precisa de uma resposta assertiva é saber conduzir o interlocutor. 

2. Analise os fatos calmamente

Na mente de um indivíduo ambivalente duas opiniões distintas são facilmente defendidas em uma velocidade impressionante. Então, se você está diante de alguém claramente com esse modo de pensar, precisa ter calma.

Analise tudo o que o colega está dizendo, ou seja, os prós e os contras de ambas as respostas. Aproveite essa característica do outro para chegar a uma conclusão junto com ele. Além de não perder a paciência com o colega, você ganha uma perspectiva mais ampla.

Se o ambivalente for você, vale a mesma dica, a diferença é que os fatos que devem ser calmamente analisados estão nos seus pensamentos. Não apresse a resposta porque essa é uma forma complexa de desenvolver a linha de raciocínio. Observe todas as dimensões que a sua ambivalência está apontando para encontrar o caminho mais satisfatório. 

3. Converse com outras pessoas de confiança

Ser ambivalente pode ser positivo, mas também pode gerar uma série de problemas. Uma dessas questões é a indecisão que ter mais de um ponto de vista pode gerar. Uma pessoa que se vê indecisa acaba se tornando insegura. O ideal em um momento crítico, em que você se sinta muito inseguro, é buscar uma rede de apoio de colegas em quem você confia. 

Quando você é o colega em que o ambivalente confia, é determinante ser empático e estar aberto para ajudar. O primeiro passo nessa conversa é fazer o outro compreender que está em segurança e que não há motivo para desespero. Tendo tranquilizado o colega, é importante guiá-lo por um passeio pelos seus pensamentos e posições discrepantes. Qual delas é a que parece melhor?

4. Processo de tomada de decisões 

A melhor forma de lidar com a parte negativa da ambivalência é ter um sistema que ajude a desconstruí-la. Ter um sistema próprio para tomar decisões é crucial e não estamos falando de sorte. Se você é uma pessoa com dificuldade de decidir, precisa considerar quais são os critérios mais importantes para fazer uma escolha. A partir desses critérios você poderá tomar decisões melhores em menos tempo. 

Para aqueles que convivem com colegas de equipe que não conseguem decidir é válido desenvolver um método específico para lidar com essas pessoas. Liste critérios essenciais para que uma decisão seja tomada e guie esse colega para que ele consiga chegar a uma resposta consistente.

Com empatia e atenção é possível extrair o melhor do perfil ambivalente!

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