A pressão no trabalho pode desencadear uma série de consequências, como baixa produtividade e o desenvolvimento de doenças mentais. Os números de afetados pela síndrome de Burnout, por exemplo, nos últimos anos vêm crescendo. Em 70% dos casos diagnosticados se identifica que a doença teve origem no ambiente de trabalho.
Dentre os fatores desencadeantes da pressão no trabalho estão prazos curtos, problemas pessoais (especialmente os financeiros), cobranças excessivas e insegurança. A era digital em que vivemos tornou relativamente comum os prazos mais curtos e o avanço do trabalho para as horas de descanso.
No artigo a seguir listamos 10 dicas de como lidar melhor com a pressão no trabalho, de forma a manter a sua saúde mental em dia.
10 Dicas de como lidar com a pressão no ambiente de trabalho
Para você o ambiente de trabalho é estressante? Se você se sente pressionado saiba que não está sozinho. Hoje em dia, quase todo mundo enfrenta algum tipo de pressão no âmbito profissional. O segredo está em saber lidar com essa pressão de forma a evitar que ela prejudique seu bom desempenho. Confira as 10 dicas que listamos abaixo.
1. Tenha uma rotina organizada
A pressão no trabalho pode ser resultante de duas fontes: interna e externa. A fonte externa é advinda das cobranças excessivas das lideranças e da competição com os colegas. A interna é aquela que a própria pessoa desenvolve em si mesma, ou seja, sua forma de reagir à pressão.
O ideal é organizar a sua rotina para diminuir o papel dessas pressões. Evite deixar as tarefas mais importantes para última hora. Procrastinar apenas te deixa mais inseguro e tenso, além de gerar a sensação de trabalho acumulado. Organize a sua agenda por prioridades de maneira a conseguir gerir melhor o seu tempo.
2. Organize seu espaço de trabalho
Além de organizar as suas atividades na agenda é fundamental organizar seu local de trabalho. Todos os objetos devem ter o seu lugar e o ambiente deve te ajudar a focar no que precisa ser feito.
A bagunça contribui para tirar seu foco do que é realmente relevante e isso pode te fazer sentir mais pressionado. Organizadores e uma boa limpeza, retirando tudo o que é supérfluo da estação de trabalho, têm um papel essencial para a produtividade.
3. Identifique qual é a fonte de pressão no trabalho
A forma mais efetiva de resolver um problema é identificar a sua causa. Sendo assim, é preciso que você entenda qual é a fonte do seu estresse no ambiente corporativo. A partir desse entendimento conseguirá desenvolver alternativas que vão te ajudar a resolver o problema.
O líder da equipe está te pressionando? Você está se cobrando mais do que deveria? Observe os acontecimentos e como eles te afetam emocionalmente. O passo seguinte é considerar se você consegue lidar com essa pressão ou não.
4. Estabeleça limites e não tenha medo de pedir ajuda
Você é aquele colega para quem todo mundo pede favores? Se sim, comece a ponderar o quanto isso está fazendo mal para sua saúde mental. Dizer sim excessivamente também pode ser um problema. O trabalho em equipe é fundamental para qualquer empresa, contudo, ninguém precisa se sacrificar o tempo todo.
Ao identificar que está ficando esgotado é importante estabelecer limites. Também é necessário saber pedir ajuda quando sentir que não está dando conta de todas as atividades.
5. Cuidado para não levar problemas para casa
Em algumas situações pontuais pode ser necessário trabalhar além do horário. Contudo, isso não pode se tornar recorrente. A questão está em saber limitar o quanto o trabalho invade seus momentos de descanso como feriados e finais de semana.
Saiba impor limites e não deixe que o trabalho extra se torne uma constante. O ideal é aprender a separar o que é realmente fundamental de ser feito e o que pode esperar até a próxima segunda-feira.
6. Faça pausas ao longo do expediente
Vários estudos da área de neurociência chegaram à conclusão de que o cérebro humano consegue se concentrar apenas durante 30 minutos. Essa concentração pode chegar a até 90 minutos, contudo, depois desse período não tem negociação. É normal começar a perder a concentração depois desse tempo. É nesse momento que a procrastinação costuma aparecer.
A falta de foco pode ser muito prejudicial para o andamento do trabalho e isso pode fazer com que você se sinta estressado e pressionado. O ideal é fazer intervalos de 10 a 15 minutos entre as atividades para recuperar o foco quando estiver novamente diante do trabalho.
7. Seja transparente com o líder da equipe
Nem toda liderança é acessível ao diálogo, no entanto, os colaboradores devem buscar ser o mais transparentes quanto possível. Os profissionais podem se sentir pressionados pelo fato de não identificarem abertura para falar sobre como se sentem por medo de perder espaço dentro da companhia.
O ideal é que as empresas criem ambientes seguros para que as pessoas possam falar a respeito de suas preocupações com saúde mental. Independentemente de qualquer coisa, se um profissional identifica que não está bem deve buscar alguém de confiança dentro da organização para relatar o ocorrido. Ser franco a respeito de como se sente é fundamental.
8. Identifique os sinais
Cada pessoa apresenta sinais próprios de que algo não está como deveria. Aprender a reconhecer esses sinais é fundamental para evitar que os problemas escalonem para algo maior. Fique atento para a forma como você está reagindo aos seus colegas e se vem apresentando algum sentimento negativo em relação ao ambiente de trabalho.
Identificar que algum sentimento está fora do lugar permite que você analise toda a situação para encontrar uma resposta para resolver suas questões. Procure ajuda profissional para lidar com as situações que te deixam apreensivo.
9. Busque o equilíbrio entre vida pessoal e profissional
O equilíbrio é o segredo para ter uma vida mais plena e tranquila. Tanto a vida profissional quanto a pessoal são relevantes para a sua felicidade. Então, procure dar a cada uma o seu devido espaço.
É importante saber identificar e lidar com os sentimentos, assim como com os estados de humor. Se você vem trabalhando muito e negligenciando sua vida pessoal, faça um esforço para chegar a um caminho do meio.
10. Avalie como as coisas estão
Todo dia é um bom dia para fazer uma avaliação a respeito de como estão as coisas. Questione-se constantemente sobre como está lidando com o trabalho e se há algo que possa ser melhorado. Fazer esses questionamentos internos contribui para ter uma visão mais clara do que pode ser transformado para evitar que a pressão te afete.
Coloque essas dicas em prática e tenha uma vida profissional com menos pressão!