Nos últimos anos, a expressão “know how” ganhou bastante destaque no meio empresarial. Esse termo, normalmente, é associado a uma empresa ou um profissional que está em busca de realizar algo.
Para quem está inserido nesse universo, é válido compreender esse conceito e como desenvolvê-lo individual e coletivamente com sua equipe. Vamos entender melhor?
O que é know how?
A tradução literal dessa expressão inglesa é “saber como”. Basicamente, ela indica que um profissional ou uma empresa sabe como fazer alguma coisa específica. Esse termo é empregado no meio corporativo como uma forma de identificar que um profissional ou uma companhia tem conhecimento prático para realizar algo.
Precisamos esclarecer que o know how pode ser adquirido através de dedicação, tempo e experiências. O tempo para obter um conhecimento específico depende do indivíduo, organização e cenário. Porém, há dicas válidas para profissionais e equipes que estão em busca de competências num menor espaço de tempo.
Dicas para desenvolver seu know how e da sua equipe
Adquirir know how é um importante degrau para ter sucesso na sua vida. Pensando nisso listamos algumas dicas de como desenvolver o seu e também o da sua equipe. A reunião de pessoas com competências desenvolvidas permite fazer mais com menos recursos.
1. Leve o know why em consideração
O conceito de know why está intimamente ligado ao know how e diz respeito a saber o motivo que levou uma empresa ou profissional a fazer algo. Em outras palavras, tem a ver com o propósito por trás do que está sendo realizado.
Essa compreensão do motivo pelo qual fazer algo é determinante para o desenvolvimento do know how. Funciona como o combustível que move o profissional e a equipe rumo ao conhecimento a ser adquirido.
2. Investimento em cursos e treinamentos
Para tornar-se um especialista em sua área é fundamental investir em treinamentos, cursos e especializações. Essa é uma forma eficaz de se manter atualizado e por dentro das novidades da sua área. A consequência disso é a aquisição do tão desejado know how.
Essas dicas são válidas tanto para os profissionais individualmente quanto para as equipes. No caso das companhias, é recomendável desenvolver um programa focado na oferta e financiamento de capacitação para os colaboradores.
3. Leituras frequentes
A leitura é uma ferramenta acessível de aquisição de know how e desenvolvimento pessoal. Ressaltamos que nem só de conteúdos técnicos a leitura para conquista de know how precisa ser feita. A literatura, nacional e internacional, pode ter um papel decisivo na construção de uma cultura mais ampla.
Contudo, embora haja uma ampla bibliografia disponível gratuitamente na internet há casos que demandam investimento financeiro. Nesse caso, é importante contar com o apoio da empresa, uma medida possível é ter uma biblioteca dentro da organização. Outra medida possível é divulgar links de materiais gratuitos disponíveis através do sistema de comunicação interna.
4. A imagem também é importante
No universo corporativo não basta saber como fazer algo, é necessário demonstrar através da imagem pessoal que sabe como fazer. Para que um profissional se torne referência em sua área de atuação, deve se atentar para a imagem que está transmitindo por meio de suas roupas e comportamento.
Uma forma de trabalhar a questão da imagem pessoal em uma equipe corporativa é através de palestras e cursos. Muitas empresas estabelecem normas relativas à vestimenta dos colaboradores. É recomendável que, além das indicações normativas, haja uma explicação relativa à importância delas. Por que uma roupa X é relevante para o profissional?
5. Networking
A troca de experiências e conhecimentos com outros profissionais é parte da jornada em busca do know how. O networking tem um papel essencial para vivenciar esses contatos com outras pessoas. Porém, devemos ressaltar que se trata de uma prática que demanda grande esforço e proatividade.
6. Procure um mentor
Profissionais que têm mentores possuem o diferencial de ter uma ampla experiência à sua disposição. O mentor é alguém com mais experiência na sua área de atuação e que pode lhe prestar ajuda para conquistar resultados melhores.
Pode ocupar esse lugar um professor, um superior na empresa, um colega com mais tempo de mercado ou até um familiar. Também há a possibilidade de contratar um Coach de carreira, esses profissionais oferecem um acompanhamento especializado.
7. Desenvolva criatividade, inovação e tecnologia
A competitividade de uma empresa no mercado depende do investimento constante em criatividade, inovação e tecnologia. É importante dizer que essa tríade é fundamental em empreendimentos de todos os portes e segmentos.
O ideal é que o foco do negócio seja sempre oferecer os melhores produtos e serviços para seus consumidores. Estabelecer essas metas contribui para que a organização persiga a excelência e assim desenvolva o know how.
8. Fique atento à concorrência
Acompanhar o trabalho da concorrência é fundamental para que as equipes desenvolvam know how. É uma forma efetiva de estar a par das tendências, novidades do mercado e das transformações ocorridas. Conhecer profundamente a concorrência é uma maneira de desenvolver o know how da empresa como um todo.
9. Atenção aos feedbacks
Feedbacks são essenciais para o pleno desenvolvimento de profissionais e equipes. É ideal que os colaboradores ouçam aquilo que seu chefe e colegas têm para falar a respeito do seu desempenho.
Fica a dica de ouvir também os feedbacks dos clientes, estes, inclusive, são os mais relevantes no tocante ao desenvolvimento. A partir daquilo que lhe é transmitido é possível compreender quais são os pontos específicos a serem trabalhados.
10. Tenha a evolução como foco
Quando tiver certeza de que adquiriu um conhecimento, ou seja, que conquistou o know how, saiba que ainda tem muito para aprender. O trabalho não acaba na conquista de um conhecimento, ele deve prosseguir na busca pela evolução.
O profissional e a equipe devem compreender que a busca pela evolução constante é a parte mais relevante do know how. Além disso, lembre-se de que tudo está sempre evoluindo e isso se aplica ao seu conhecimento também.
Gostou de saber como desenvolver o seu know how e o da sua equipe? Coloque as dicas em prática!