O coaching enquanto metodologia de gestão de pessoas é eficiente para trabalhar a motivação no âmbito das organizações, que por sua vez favorece o atingimento de metas e o alcance da excelência na prestação dos serviços.
A motivação é essencial para o sucesso de qualquer atividade humana, principalmente no serviço público onde o desafio de manter as pessoas ao longo do tempo com o mesmo entusiasmo é ainda maior, dado as peculiaridades do sistema burocrático e legalista que impera ainda no âmbito do serviço público. Neste artigo, vamos falar como o Coaching pode contribuir de maneira significativa com o desenvolvimento dos servidores públicos. Vamos lá?
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A motivação profissional dos servidores públicos: um diferencial importante
É bem verdade que a motivação não é somente decorrente de algo exógeno, ou seja, não se encontra relacionado apenas com as circunstâncias fora do indivíduo, como clima organizacional, ambiente incoerente sem observâncias de princípios éticos basilares das relações humanas, atos atentatórios à própria dignidade da pessoa humana.
Assim como nas empresas privadas, pode ocorrer no serviço público, até com maior incidência, a existência de um círculo vicioso na relação com os servidores e a administração, às vezes marcada pelo sentimento perene de desvalorização e desprestígio por parte dos governantes, ante a ausência de políticas de estado que adotem a gestão de pessoas como coluna vertebral da administração pública.
Como o Coaching pode contribuir com o desenvolvimento humano no serviço público
Hoje, cada vez mais, contudo, há a conscientização da indispensabilidade da humanização no serviço público a fim de favorecer a excelência na prestação dos serviços destinados ao cidadão, bem como de concretizar a exigência constitucional que erigiu o princípio da eficiência no cenário político-administrativo nacional como corolário de uma prestação de serviço público de qualidade, como representação da consolidação de um dever do Estado Democrático e de um direito do cidadão brasileiro.
Com efeito, a administração pública tem sua atividade direcionada para fins que se resume em um único objetivo, qual seja, “o bem comum da coletividade administrada”. Dessa forma, toda atividade desenvolvida na administração pública, por seus servidores, deve se orientar para esse objetivo.
Na atualidade, os servidores públicos nitidamente reivindicam um maior comprometimento com o trabalho público por parte dos próprios gestores chefes, a fim de que venham a exercer uma liderança centrada em objetivos e metas que atendam a excelência dos serviços prestados.
Dentro deste panorama, o coaching pode despontar como metodologia eficaz para o desenvolvimento de uma liderança coach, além de promover também a conscientização do papel do servidor púbico e significado do serviço público. Tudo isso favorece a motivação no serviço público, a qual pode se intensificar por intermédio de programas que promovam o sentimento de pertencimento em cada servidor e entendimento de que a participação de cada um no sistema pode fazer a diferença. De fato, a essência de ser servidor público é servir á comunidade e facilitar a vida do próximo.
O coaching, portanto, pode promover uma atmosfera de identificação do significado e propósito no serviço público, correlacionando-o com o dever de atendimento do princípio da eficiência, além de despertar o servidor público para o desenvolvimento de uma consciência de seu papel na Administração Pública, enquanto representante da comunidade, cuja complexidade de demandas exige cada vez mais uma capacidade de cocriação, de forma que possa, de fato, cumprir a função de contribuir para o bem estar da população.
Coaching e Desenvolvimento de Talentos no Serviço Público
Diante desta necessidade de aprimoramento, o Coaching se torna algo maior que uma metodologia: ele se torna em uma ferramenta poderosa para fomentar o desenvolvimento de talentos e forças pessoais, que implique no crescimento e transformação do servidor em diversos aspectos – em especial, nos aspectos humano e profissional. Tais transformações podem alavancar a motivação do servidor a fim de que possa atrelar a atividade pública um novo significado e assim, ter um propósito de vida que estimule o engajamento com a atividade realizada no serviço público. O Coaching pode contribuir também com o desenvolvimento de inúmeras habilidades profissionais, tais como:
- Comunicação Eficaz
- Empatia
- Ouvir na essência
- Gestão de tempo
- Inteligência Emocional
- Autoconhecimento
- Planejamento
- Foco
- Disciplina
- Rapport
Por fim, a utilização da metodologia coaching no âmbito da administração pública além de auxiliar na concretização do princípio constitucional da eficiência, demonstra-se eficaz como ferramenta de implementação de um modelo de gestão pública de excelência. Para saber mais sobre Coaching para ambientes organizacionais, entre em contato conosco. O IBC é a única escola de Coaching com certificação ISO 9001, o que atesta a qualidade de suas formações e a eficácia de sua metodologia.
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