Voz – a identidade da nossa fala, de quem somos e uma de nossas marcas profissionais e pessoais. Através dela expressamos todos os tipos de sentimentos, emoções e podemos ser reconhecidos sem ao menos termos sido vistos.
A voz é um dos principais meios de comunicação com o mundo ao nosso redor. As suas características demonstram aos outros se somos educados, gentis, calmos ou se estamos indiferentes ou irritados. Como podemos ver, ela representa uma parte importante da personalidade humana.
Mas qual imagem sua voz transmite?
Em um ambiente de trabalho, a comunicação oral ganha ainda mais importância, principalmente, em se tratando do líder. Isso porque os liderados esperam que o gestor fale de maneira calma, respeitosa e lhes traga confiança. Ninguém deseja ser comandado por alguém que grite o tempo todo, demonstrando mau humor, impaciência, autoritarismo e má educação.
Assim, não é apenas a forma como nos vestimos e nossa postura que representa quem somos . A tonalidade e a altura em que falamos e a velocidade que dizemos as palavras também geram nas outras pessoas uma imagem sobre nós. E essa imagem pode afetar negativamente ou alçar a carreira profissional.
Por isso, precisamos estar atentos a forma como usamos nossa voz no dia a dia e buscar, através dela, entender os sinais que colegas e líderes nos dão. Uma forma interessante de avaliação como está sua expressão oral é perguntar à família e aos amigos qual a impressão que eles têm ao ouvir a sua voz. Gravar a si mesmo também é uma boa forma de detectar a forma como as pessoas te ouvem.
Com o resultado, você mesmo pode avaliar qualidades e pontos de melhoria da sua voz. Assim, pode usá-la da melhor maneira para se comunicar de forma ainda mais assertiva.