Você ama seu trabalho ou trabalha com o que você ama? Essa é uma pergunta simples de ser respondida, mas que pode fazer toda a diferença em sua vida. Trabalhar com o que se ama é o que vai levar você a conquistar a satisfação pessoal e o sucesso em sua carreira.
Você sabe o que realmente gosta de fazer? Antes de sair por aí dizendo que vai trabalhar com o que ama, é preciso primeiramente descobrir o que lhe dá prazer. E, ao encontrar, pergunte a si mesmo como e se pode sobreviver com isso.
Quando fazemos o que realmente gostamos, temos a vantagem de produzir mais. É mais fácil manter o foco e aumentar as chances do trabalho ter mais resultado e ser mais rentável.
10 motivos para trabalhar com o que gosta
Confira a seguir os 10 principais benefícios de trabalhar com o que ama.
1. Aumenta sua autoestima
Fazer aquilo que se ama bem feito e ainda ser remunerado por isso eleva consideravelmente a autoestima. O indivíduo reconhece suas próprias qualidades e entende que tem uma função no mundo.
Independentemente de qual seja sua profissão, saiba que você faz a sua parte para a construção do todo. Quando se está em um trabalho de que não se gosta é muito difícil ter essa visão de pertencimento e reconhecimento de suas qualidades.
2. Aumenta sua motivação
Levantar todos os dias da cama para mais um dia de trabalho exige grande motivação. Se você faz aquilo que ama, tem mais facilidade para se manter feliz mesmo tendo uma rotina. Gostar do trabalho que se faz permite tirar dele aquela imagem de uma obrigação e torná-lo algo agradável na sua vida.
3. Você se torna mais valorizado
Pessoas que trabalham com aquilo que amam tendem a ser mais produtivas e motivadas, logo se tornam também mais valorizadas. Os gestores olham com mais atenção para os colaboradores que entregam melhores resultados e demonstram estar felizes com suas funções. O crescimento na carreira depende do quanto e de como você entrega resultados.
4. Melhor remuneração
Funcionários valorizados dentro das empresas tendem a receber aumentos salariais mais consistentes. É um círculo virtuoso em que você é mais feliz trabalhando com o que ama e assim entrega melhores resultados. Os seus bons resultados te tornam mais valorizados e consequentemente se refletem numa melhor remuneração.
5. Vida mais saudável
A satisfação de fazer algo que se ama contribui também para ter uma vida mais saudável. Primeiramente, a pessoa se estressa menos com assuntos profissionais, pois está inserida em um contexto agradável.
Em segundo lugar, a autoestima elevada, consequência dessa satisfação profissional, ajuda no desenvolvimento de mais cuidados consigo mesmo. Pessoas felizes e realizadas profissionalmente tendem a dar mais atenção para a sua saúde.
6. Torna-se mais respeitado
Trabalhar com algo que se ama te permite ser realmente muito bom naquilo que faz. Aqueles que se destacam em seus segmentos de atuação são respeitados e podem se tornar, inclusive, autoridades em suas áreas. Ter um bom status em sua profissão contribui para ter salários mais elevados e poder escolher onde deseja trabalhar.
7. Melhora sua vida pessoal e familiar
Pessoas felizes não incomodam, você já ouviu essa máxima? Saiba que ela é totalmente verdadeira. Alguém que está realizado em sua profissão dificilmente se disporá a travar discussões desnecessárias no âmbito pessoal e familiar. Como têm menos estresse no trabalho, essas pessoas conseguem estabelecer relações mais positivas com aqueles à sua volta.
8. Torna-se mais produtivo
Devemos mencionar que essa produtividade elevada não se restringe somente ao trabalho. Obviamente que alguém que trabalha com o que ama tende a se mostrar mais produtivo nas atividades laborais. No entanto, uma pessoa feliz com seu trabalho também consegue ter mais tempo livre para passar com a sua família e amigos.
Por gostar do que faz, o profissional consegue render mais no período do expediente e, assim, ser mais livre. Muitas pessoas acabam procrastinando indevidamente no trabalho por não gostar das suas atividades. Então, ser feliz no seu trabalho ajuda a ser mais feliz também na vida pessoal.
9. Evolui sua saúde mental
Já citamos algumas vezes que pessoas que trabalham com o que amam são menos estressadas. Isso leva a ter uma saúde mental fortalecida. Quantas pessoas você conhece que têm dificuldades de se desligar dos problemas corporativos?
Estar o tempo todo pensando nos problemas leva a graves prejuízos à sua saúde mental. Então, fazer aquilo que se ama é imprescindível para ser uma pessoa mais equilibrada emocionalmente. A sua inteligência emocional agradece ter um trabalho do qual se gosta.
10. Ajuda você a ajudar os outros
Uma pessoa plena na sua vida profissional e pessoal se torna apta a ajudar outras pessoas. Quanto mais trabalhadores realizados tivermos no mercado, mais será feita diferença na motivação e satisfação dentro das empresas. As pessoas que são realizadas conseguem “contagiar” as outras de forma positiva.
Em médio e longo prazo isso significa conseguir estender a felicidade que se sente para outras pessoas. Pode ser que as pessoas em volta de alguém satisfeito descubram que também amam sua carreira e sua profissão. Um dos resultados é ter um bom clima organizacional.
Persista no seu sonho
Não é fácil encontrar um trabalho que se gosta e que ainda paga todas as suas contas no final do mês, mas essa é uma busca que vale a pena. Afinal, você não perceberá que está trabalhando, pois sentirá prazer pelo que faz.
Essa é uma gratificante maneira de se conquistar excelentes resultados. Contudo, não se acomode se ainda não encontrou, nunca é tarde para conquistar a profissão dos sonhos.
Às vezes, não é possível começar trabalhando com o que se ama, mas é preciso ter foco para encontrar o que o fará crescer. Aos poucos, você poderá ir se aproximando daquilo que te fará verdadeiramente feliz. Ter o trabalho dos sonhos é uma conquista que chega para quem luta muito por esse objetivo.
Você trabalha com o que ama ou está no caminho para alcançar essa realização? Gostou do artigo? Deixe seu comentário e compartilhe nas redes sociais!