As constantes mudanças do mercado, os novos perfis de consumidor, as novas tecnologias e a globalização, resultaram em transformações também no tipo de profissional que as empresas procuram.
Assim como já falei em outras oportunidades, tanto as empresas como colaboradores de hoje já não querem mais saber de métodos antigos de gestão. A humanização das organizações vem se tornando uma postura essencial no mundo dos negócios e mercado de trabalho.
Partindo desse conceito, entre as características valorizadas pelas organizações atualmente, o desenvolvimento humano do colaborador é uma das que possui mais destaque. Conheça nesse artigo, o conceito de profissional do futuro e suas principais qualificações.
Conceito de profissional do futuro
Quando falamos em profissional do futuro, logo pensamos nas profissões que serão destaques nos próximos anos. Salário, campo de trabalho, possibilidades de ascensão na carreira, satisfação e realização pessoal, são alguns dos fatores avaliados quando analisamos as profissões que estarão em destaque no Brasil e no mundo.
Ficamos de olho nas tendências de mercado, pesquisando e analisando qual carreira se adequa mais ao nosso perfil, valores, crenças etc. Porém para o futuro, o profissional tem que ir além de seus conhecimentos técnicos.
Não apenas a formação acadêmica do profissional será levada em conta, independente das áreas e profissões que serão consideradas promissoras nos próximos anos, devemos pensar no comportamento, nas habilidades, capacidades, valores, ética e autoconhecimento dos profissionais. Esses já são e serão os diferenciais competitivos do mercado no futuro.
Seguem algumas características que todo profissional deve buscar desenvolver:
Autoconhecimento
O profissional do futuro é aquele que busca identificar seus pontos positivos e pontos de melhoria e potencializar suas habilidades e competências, para assim, contribuir de forma positiva com a empresa em que trabalha, tomar decisões seguras, ter foco, otimizar processos e alcançar resultados eficazes.
Inteligência Emocional
A Inteligência Emocional é uma característica mensurável que diferencia o nível de performance, de uma pessoa e um trabalho ou papel, tanto na empresa, quanto na família e sociedade. É essencial que o profissional tenha capacidade de entender e lidar com suas emoções para, então, contribuir com seu próprio desenvolvimento e dos demais colegas de trabalho.
Existem pessoas que se sobressaem neste campo, e no ambiente de trabalho, explorando a inteligência emocional com maestria. São capazes de controlar sentimentos ruins, não os demonstrando; de fazer uma avaliação correta do cenário; são confiantes e focadas nos objetivos, como no caso de uma promoção.
Também têm consciência de suas capacidades e habilidades e as usam ao seu favor; se adaptam facilmente ao ambiente e às necessidades; são organizadas e comunicativas e também, sabem conduzir relacionamentos de forma empática e harmônica com os colegas e superiores, se destacando entre os demais.
Flexibilidade
O mercado e as estruturas organizacionais estão em constante mudança, nesse sentido, o ideal é que o profissional do futuro seja flexível a situações como imprevistos, novos desafios e consiga transformá-las em oportunidades, adaptando-se às mesmas, sem que a sua performance sofra consequências negativas.
Agilidade
Vivemos na era da tecnologia, assim, rapidez e agilidade são qualidades profissionais fundamentais aos bons colaboradores. Isso gera à empresa, diminuição de retrabalho, economia dos recursos financeiros, otimização dos processos e melhores entregas.
Capacitação
O profissional deve estar em constante aprendizado, fazer cursos, especializações, formações, workshops, capacitações etc. Através da busca por desenvolvimento profissional, o colaborador evidência à empresa, sua busca por técnicas, habilidades e ferramentas, capazes de gerar melhorias em sua produtividade.
Comunicação
Uma habilidade muito valorizada é o ato de, além de saber se expressar, também saber ouvir diferentes opiniões, entender as necessidades de toda a empresa, repassar processos e passar e receber feedbacks construtivos. Uma organização composta por equipes que conseguem difundir o relacionamento interpessoal, mantém a alta performance e garante vantagem competitiva.
Proatividade
O profissional do futuro deve tomar iniciativa, dar ideias para melhorar os processos de trabalho, contribuir com o desenvolvimento da empresa e assim, colaborar com o seu destaque no mercado em que atua.
Criatividade
Exercer o lado criativo e criar novas formas de trabalho e projetos garantem à empresa capacidade de inovação, aprimoramento de novas habilidades e maximização da performance.
Além disso, se mostrar uma pessoa interessada nos problemas de seu trabalho, no dia a dia ou, até mesmo, em questões relacionadas à empresa, mas de forma saudável, podem fazer com que você se destaque. Levando a seu gestor soluções que podem ajudá-lo a resolver um problema, até então, no mínimo, incômodo.
Equilíbrio
É essencial que o profissional do futuro saiba equilibrar a sua carreira e sua vida pessoal. Para ser um colaborador de destaque, a pessoa deve sim procurar por aperfeiçoamento, técnicas e ferramentas que garantam o seu crescimento. Mas nada disso adianta se ele não buscar o alinhamento de outros aspectos da sua vida, como relacionamentos, hobbies, família, etc.
Profissional tradicional x Profissional do futuro
O profissional tradicional é aquele que realiza suas atividades dentro da empresa de forma linear, ou seja, as orientações sobre o seu trabalho são repassadas por profissionais de nível hierárquico mais elevado, o ambiente é impessoal e valoriza mais os processos do que o capital humano.
Já o profissional do futuro, é aquele que influencia de forma positiva todos a sua volta e trabalha em um meio que valoriza cada colaborador e o trabalho em equipe, bem como suas competências, necessidades e desenvolvimento.
Como o Coaching pode auxiliar o profissional do futuro?
É visível que os profissionais atuais precisam se adaptar às mudanças do mercado e às novas tecnologias. Nesse sentido, o Coaching é um processo eficaz para que a pessoa identifique suas qualidades, pontos de melhoria e limitações.
Ele contribui para que o profissional seja capaz de desenvolver novas habilidades e competências, ter um bom relacionamento interpessoal com os colegas de trabalho, e assim, aumente sua produtividade e entrega de resultados para a organização.
Tudo isso é possível através de conhecimentos, técnicas e ferramentas, as quais ele tem acesso em formações como é o caso do Professional & Self Coaching – PSC, e que ele pode utilizar de imediato, em seu dia a dia de trabalho, tornando-se, assim, um profissional do futuro almejado pelos mais diversos tipos de empresas em seu mercado de atuação.
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Esses são alguns aspectos que podem auxiliar profissionais a se adequarem aos mercados futuros. Não há uma receita exclusiva para ser um bom profissional, pois isso depende de muitos outros fatores, mas é importante que você goste do que faz, para que assim sinta-se realizado, tanto no âmbito profissional quanto na vida pessoal.
Gostou deste artigo, querida pessoa? Além destas, qual ou quais características você acredita serem do profissional do futuro? Deixe o seu comentário abaixo e lembre-se de compartilhar este conteúdo em suas redes sociais, para que seus amigos também tenham a oportunidade de se prepararem para o mercado de trabalho, efetivamente e na prática.
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