O mercado atual exige habilidades diferentes do que há 10 anos. Não importa qual seja a época, as empresas buscam por profissionais que possam realizar as atividades técnicas e ainda tenham as habilidades sociais que se encaixem no dia a dia de forma natural. Dessa forma, a organização não fica “atrasada” em relação ao que o resto do mundo está fazendo.
Mas, o que exatamente que as empresas atuais estão buscando nos novos colaboradores em relação às características sociais? Bom, isso muda de corporação para corporação, setor para setor, localidade para localidade, cultura para cultura e muito mais. Porém, existem alguns pontos comuns que muitos empregadores ao redor do planeta concordam. Quer saber quais são os principais? É só continuar lendo o artigo!
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8 características sociais mais observadas pela maioria das empresas
Como dissemos acima, cada organização busca por competências diferentes e nessa equação ainda devemos considerar as questões culturais e de localização, por exemplo. Mas, é possível fazer uma seleção com os principais pontos que você deve ficar atento. Vale refletir se você consegue se encaixar nesses itens. Confira agora mesmo quais são:
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Comunicação
É quase óbvio que a comunicação estaria nessa lista, afinal ela é a base para qualquer profissional com habilidades sociais desejáveis. Nessa exigência, são consideradas aquelas pessoas que conseguem transmitir a mensagem de forma clara, objetiva e compreensíveis para o público-alvo.
Quando o ato de se comunicar é efetuado de um modo assertivo, é possível que ele ajude a evitar a formação de problemas e conflitos entre funcionários. Por isso, é fundamental que a mensagem seja passada para todos de maneira igualitária e com honestidade.
Ainda é preciso considerar a comunicação não verbal, que se refere à escrita, ao gestual e ao comportamento. Esse tipo de habilidade também se faz importante atualmente, pois ela ajuda a cativar a atenção do público.
Leitura extra: entenda como funciona a comunicação interpessoal nas organizações.
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Liderança
As principais virtudes de um líder incluem a boa comunicação, altruísmo, autodesenvolvimento, gerenciamento estratégico de demandas e tempo, produtividade, criatividade, administração inteligente de sentimentos, ou seja, a inteligência emocional.
Ainda tem mais! Geralmente os líderes têm grande capacidade de influência. Aliás, se eles não tiverem, parte do trabalho deles se perde, não é mesmo? De qualquer forma, é importante que todos os colaboradores mais atualizados com as competências exigidas, também tenham a força para influenciar outras pessoas.
Leitura extra: conheça alguns modelos de liderança.
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Competitividade ética
Foi-se o tempo em que era bacana fazer com que o colega de profissão se desse mal por causa do trabalho. É essencial que as atividades sejam realizadas com honestidade e que não faça mal a ninguém.
Isso não quer dizer que a empresa perde sua habilidade de estar na competição profissional. Muito pelo contrário! Isso demonstra que a organização tem uma cadeia de trabalho sustentável, que se preocupa com o bem-estar dos colaboradores, dos fornecedores, dos stakeholders, da comunidade e dos compradores.
Leitura extra: entenda o que é vantagem competitiva e vantagem comparativa.
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Autonomia
O mercado não esconde de ninguém que precisa de colaboradores flexíveis que consigam se reinventar e tomar decisões coerentes sem que ninguém dê o ok. Muitas empresas mais modernas trabalham com formatos em que não é preciso que o funcionário peça aprovação do gestor a todo o momento.
Claro que isso passa longe da ideia de cada um faz o que quiser. Na verdade, esse modelo de gestão quer extrair o máximo das competências do colaborador, solicitando que ele tome decisões por ele mesmo, desde que isso não atrapalhe o futuro da área ou da empresa negativamente.
Então, junto com essa capacidade também vem o bom senso. Não adianta nada ter o aval para tomar decisões, mas ter comportamentos impulsivos e sem planejamento. É essencial refletir com inteligência antes de dar passos maiores, considerando quais são os objetivos do seu time, da organização e qual é a situação do mercado
Leitura extra: obtenha mais conhecimento a respeito da autonomia no trabalho em equipe.
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Intraempreendedorismo
Aqui se encaixa aquela história de “sentimento de dono”. Quando um funcionário trabalha com tanta dedicação que realmente se sente parte do negócio. Esse tipo de comportamento é um bom exemplo para que os outros colaboradores sigam o mesmo caminho. Como se isso fosse uma liderança por exemplo. Assim, como dissemos acima, é fundamental pensar antes de realizar cada ação. A falta de estratégia pode acabar com uma boa ideia.
Leitura extra: como o intraempreendedorismo funciona dentro da empresa.
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Identificação de comportamento
É importante que o funcionário consiga identificar tendências de mercado para que as suas estratégias de produto, serviço e até processos internos se adequem ao que está acontecendo. Porém, mais do que simplesmente se adaptar, é essencial que o colaborador tenha a capacidade de analisar se a tendência é interessante para a empresa e para os objetivos dela. Do contrário, o comportamento fica solto em uma cultura organizacional que não está preparada para isso.
O curso de Consultor em Análise Comportamental é uma formação de coaching que ensina você a fazer o mapeamento de perfil e de tendências comportamentais. Com a Teoria dos Perfis Comportamentais, esse curso traz ferramentas efetivas para que você entenda não somente uma atitude, mas todo o contexto.
Leitura extra: confira um teste de perfil comportamental.
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Networking
Um colaborador que consegue construir e sustentar uma boa rede de contatos já tem vantagem sobre os outros no mercado. Um networking bem feito traz benefícios como o compartilhamento de conhecimento valioso sobre o setor, novidades mais escondidas, debates saudáveis e vagas interessantes.
Leitura extra: veja como o networking ajuda a promover o seu sucesso.
É essencial que o funcionário do presente e do futuro saiba trabalhar em equipe. Mais do que isso, saiba valorizar o outro profissional e tudo que ele traz. Um ser humano merece ser ouvido na essência, ser considerado, ensinar e ser ensinado.
Além de demonstrar respeito, ter a consciência da necessidade da coletividade indica que você está pronto para aprender, receber novos conhecimentos e aplicar tudo isso para que todos se beneficiem.
Atenção, pois isso não significa que você vai perder o seu papel de destaque. Muito pelo contrário, quem consegue trabalhar em equipe de forma saudável, tem ainda mais relevância na empresa e no mercado.
Leitura extra: entenda a diferença entre protagonismo e individualismo.
Você já tem todas essas características? Não tem problema se você ainda não tem, pois com dedicação e esforço é possível onde você quer. Aproveite para compartilhar esse artigo nas suas redes sociais!
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