Quais as vantagens do equilíbrio emocional no trabalho e na vida pessoal?

Mulher se equilibrando emocionalmente

Confira algumas dicas para te ajudar a desenvolver o equilíbrio emocional.

Equilíbrio emocional é um tema que vem sendo cada vez mais falado. Mas, será que as pessoas têm agido corretamente para alcançá-lo no trabalho e na vida pessoal? Ser equilibrado emocionalmente é muito importante para viver com leveza e conseguir fazer boas escolhas.

Continue lendo para entender melhor o que significa ter equilíbrio emocional, além de conhecer as vantagens que isso pode oferecer para a vida pessoal e carreira.

[php_everywhere instance=”2″]

O que significa ter equilíbrio emocional?

Ter equilíbrio emocional significa conseguir gerenciar as emoções em vez de ser gerenciado por elas. Contudo, entenda que gerenciar não inclui escolher o que sentir e sim tomar decisões para canalizar os sentimentos de forma positiva.

Uma pessoa equilibrada emocionalmente sente raiva, medo e alegria tanto quanto as demais. A diferença está no fato de que essas emoções não a dominam. Por exemplo, um indivíduo equilibrado nunca irá se envolver em uma briga em que os envolvidos agem no calor da emoção, pois consegue resolver seus problemas de modo racional.

O equilíbrio emocional é a capacidade de lidar bem com suas emoções mesmo em situações problemáticas. Assim, se consegue fazer boas escolhas, evitando transformar um problema em algo ainda mais complexo. E essa é uma habilidade essencial em todas as áreas da vida, tanto pessoal quanto profissionalmente.

5 Vantagens do equilíbrio emocional para o trabalho e a vida pessoal

Desenvolver o equilíbrio emocional traz muitos benefícios para a vida pessoal e a carreira. Veja, a seguir, de que formas esses impactos positivos se manifestam.

1. Relacionamentos mais equilibrados

Quando uma pessoa age de forma mais equilibrada, seus relacionamentos também se equilibram. Isso ocorre porque ela passa a dar maior importância ao diálogo, à escuta e ao entendimento antes de tomar qualquer decisão. Assim, as brigas vazias dão espaço à conversa, que é algo fundamental para entender a visão do outro e, juntos, chegarem a um consenso.

Vale destacar que esse benefício envolve tanto vida pessoal quanto profissional. Afinal de contas, no trabalho também podem ocorrer divergências, seja com colegas, clientes ou fornecedores. Se deixar levar pela emoção não ajuda em nada a resolver, pelo contrário, intensifica os problemas.

2. Mais autoconhecimento

Para se manter equilibrado emocionalmente é necessário se voltar para dentro, reconhecer o que está sentindo e, assim, fazer boas escolhas para canalizar as emoções. Dessa maneira, o autoconhecimento é fortalecido, porque se conhecer é isso, olhar para si e se observar.

3. Escolhas mais assertivas

Fazer escolhas assertivas significa honrar a sua essência, suas crenças e valores. Apenas uma pessoa que se conhece verdadeiramente e consegue gerenciar suas emoções pode tomar decisões com confiança. Um indivíduo equilibrado emocionalmente dificilmente tomará decisões sob efeito de forte emoção, pois busca sempre refletir sobre as consequências de suas ações.

4. Mais autoconfiança

Um indivíduo que se conhece e sabe que é capaz de gerenciar as próprias emoções se torna mais autoconfiante. A confiança em si mesmo traz muitos benefícios, como transmitir mais credibilidade no trabalho e construir laços sólidos na vida pessoal. É a partir da autoconfiança que uma pessoa se sente segura para agir e se dedicar aos seus objetivos.

5. Força para lidar com problemas

Sem equilíbrio emocional, quando uma pessoa se depara com uma adversidade, sua primeira reação é se desesperar. Por outro lado, quando há equilíbrio, o indivíduo consegue pensar de forma analítica, identificando as ações que pode tomar para resolver a situação em vez de se deixar levar pelo medo.

Todos os benefícios citados possuem impactos significativos, tanto na vida pessoal quanto na carreira. Afinal, pessoas capazes de se relacionar positivamente, que se conhecem, tomam decisões com assertividade, confiam em si mesmas e sabem lidar bem com problemas conseguem se sair bem de qualquer situação, seja ela pessoal ou profissional.

Dicas para desenvolver o equilíbrio emocional

Selecionamos algumas dicas práticas para te ajudar a desenvolver o equilíbrio emocional. São ações que devem ser adotadas em seu dia a dia para que trilhe um caminho de autoconhecimento e evolução.

1. Conheça a si mesmo

Em uma escala de 0 a 10, o quanto acha que se conhece verdadeiramente? Se conhecer é muito importante para identificar as suas emoções e os efeitos que elas têm sobre você. Para isso, é preciso começar a se observar mais, se questionar, refletir sobre as escolhas que toma, enfim, fortalecer a conexão consigo mesmo.

2. Entenda o funcionamento das emoções

Nenhuma emoção existe por acaso, todas elas possuem uma função. Entretanto, muitas vezes são ativadas de maneira exagerada e é identificando isso que se torna possível evitar ser controlado por elas.

O medo, por exemplo, é um mecanismo de proteção, entretanto, em muitos casos, aparece em situações que não representam um perigo verdadeiro. Ter esse conhecimento te ajudará a enxergar as emoções de modo mais racional.

3. Cultive os relacionamentos saudáveis

Os relacionamentos ocupam um espaço muito importante em nossas vidas. Em se tratando de equilíbrio emocional, as relações com pessoas que lhe inspiram confiança podem ajudar nesse processo de autoconhecimento e autodesenvolvimento.

4. Encontre formas de canalizar suas emoções

Existem muitas maneiras de canalizar emoções positivamente, evitando se deixar controlar por elas. A partir do momento em que começar a reconhecer quando uma emoção surge, poderá tomar uma atitude para evitar que ela te domine. A raiva, por exemplo, pode ser canalizada através de atividades que envolvem gasto energético, como a corrida.

Contudo, em vez de correr ou realizar outras atividades apenas quando sentir raiva e outras emoções, experimente inclui-las em sua rotina. Assim, terá benefícios duradouros que farão toda a diferença no seu comportamento na vida pessoal e no trabalho.

5. Aprenda a confiar em si mesmo

Por fim, comece a acreditar mais em si mesmo, se dando votos de confiança. Assim, pouco a pouco, verá que é mesmo capaz de realizar uma série de tarefas. Vale destacar que é totalmente natural falhar em determinadas situações. Contudo, isso não significa que não seja digno de confiança. Aprenda com as falhas, levante-se e siga em frente!

O equilíbrio emocional te dará uma base segura para agir e fazer boas escolhas, tanto na vida pessoal quanto no trabalho.

Este conteúdo fez sentido para você? Passe-o adiante, compartilhando através das suas redes sociais!

[php_everywhere instance=”1″]

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010