Entre os 17 e 18 anos, a maioria das pessoas se depara com um dilema: que carreira seguir? Qual curso universitário escolher? Humanas, Biológicas ou Exatas? Ou quem sabe um curso técnico? Afinal, qual caminho seguir? A fase é de transição, saindo da adolescência e entrando na fase adulta, as responsabilidades e decisões a serem tomadas aumentam. A escolha da carreira a ser seguida é decisiva, irá determinar os rumos da sua vida nos próximos anos, uma decisão errada poderá comprometer seu tempo e suas expectativas. Em momentos assim, ter uma orientação vocacional contribui de forma positiva na tomada de decisão dos futuros profissionais. Mas, o que precisa ser feito para que esta escolha seja feita de maneira segura? Como orientar os jovens neste processo tão ímpar da vida? Para responder esta e outras perguntas, preparamos este artigo para você. Continue a leitura e saiba mais!
Em busca da vocação ainda não conhecida
Existem pessoas que parecem que já nasceram com certas habilidades e predisposições para determinadas áreas. Quando chega o momento decisivo, elas já tem certeza do que vão fazer. Porém, a grande maioria não tem esse privilégio e dúvidas a respeito da carreira profissional são sempre comuns.
A busca por um horizonte profissional pode ser bastante complicada e estressante, principalmente quando não se tem ideia do que fazer. Para encontrar respostas, deve-se levar em conta alguns fatores, como: conhecer a si mesmo, suas próprias habilidades e capacidades, e ainda ter o conhecimento do mercado de trabalho e sobre desenvolvimento da carreira a qual tem interesse. Além disso, é importante ter uma atitude pró-ativa em relação à busca por encontrar a sua área de atuação. Pesquise sobre carreiras que demonstre algum interesse e procure conversar com profissionais que atuem nessas áreas. Testes e orientações vocacionais sempre ajudam bastante quem ainda está em dúvida. Mas, como é uma orientação vocacional? E o Coaching Vocacional? Confira nos próximos tópicos o que é cada uma destas ferramentas.
Orientação Vocacional
Esse programa funciona como uma poderosa bússola para encontrar o horizonte profissional. A técnica ajuda, antes de tudo, os estudantes a descobrirem quais os seus talentos e interesses. Além disso, essa orientação indica quais são os cursos que mais tem relação com o perfil de cada um. Os processos de orientação vocacional ajudam os estudantes a definirem quais são as carreiras profissionais que mais tem relação com o estilo de vida almejado por eles. Assim, fica mais claro quais carreiras eles poderão seguir no futuro. As principais vantagens da Orientação vocacional são:
- Ter a visão de alguém imparcial
- Reconhecimento e identificação de habilidades
- Flexibilidade e confiança para lidar com o processo de escolha
- Orientação por quem possui experiência no assunto
- Autoconhecimento
Vale dizer também que o trabalho do orientador vocacional é feito através de testes de Psicologia e também através de entrevistas com os alunos. Todo esse trabalho é feito longe de possíveis influências de familiares e amigos.
Coaching Vocacional
O Coaching é um ótimo método de Orientação Vocacional, pois conduzirá o jovem nessa fase da vida, levando-o a descobrir o que realmente o interessa, e o que vai atender suas expectativas atuais e futuras, tanto profissionais como pessoais. E o Instituto Brasileiro de Coaching tem a formação ideal, para os jovens que estão nessa fase. No processo de Coaching o jovem será levado, através de questionamentos, a descobrir sua missão de vida e seus valores, ao conhecimento e desenvolvimento de capacidades e habilidades.
Além de ser estimulado a responder algumas questões como: O que quer para o futuro? Como se vê daqui a 5, 10 anos? Qual estilo de vida quer levar? Quais as expectativas perante o mundo? Qual a importância que quer ter na sociedade? Durante o Coaching, ele entrará em um processo de auto conhecimento e será levado a descobrir o que realmente interessa, o que desperta sua curiosidade, ou seja, aquilo que lhe dará o prazer de realizar.
O Coaching não é consultoria, pois o profissional Coach não dará respostas ao jovem, na Orientação Vocacional, e sim fará através de perguntas com que o jovem encontre dentro de si respostas para os questionamentos apresentados. A vantagem da Orientação Vocacional com Coaching é que o jovem entrará em um processo de evolução contínua, e além de estar desenvolvido para se especializar na profissão a qual escolher, ele também terá adquirido técnicas e ferramentas para se desenvolver como profissional ao longo de sua carreira.
Ao ver estas duas possibilidades de buscar orientação para este momento, analise qual pode ser melhor para que a escolha da carreira profissional seja positiva, segura e sem frustrações.
Agora, conte aqui: você já contratou algum destes serviços? Utilize o espaço abaixo para contar a sua experiência e também a sua opinião sobre o assunto. Espalhe o conhecimento! Curta e compartilhe este artigo em suas redes sociais.
Copyright:https://www.shutterstock.com/
[php_everywhere]