O que fazer ao se sentir totalmente sem rumo na vida profissional?

Sem rumo na vida profissional Está sem Rumo na Vida Profissional? Veja as dicas.

 

Se você tem se sentido perdido e sem rumo em sua vida profissional, saiba que não está sozinho. Essa é a realidade de muitas pessoas que não estão conseguindo enxergar uma perspectiva em suas carreiras. Esse fenômeno de descontentamento e perda de foco costuma se acentuar em períodos de crise econômica. O grande desafio é se redescobrir como profissional e refletir se não é uma oportunidade de mudar de rumo.

10 Dicas do que fazer ao se sentir sem rumo na vida profissional

A sensação de que não há nada para realizar ou buscar no âmbito profissional é bastante frustrante e comum. Se para você nada mais faz sentido, é válido conferir as dicas que listei abaixo de como se reencontrar e voltar a se sentir motivado realizando as suas atividades ou, então, seguindo por um novo caminho. Lembre-se que é fundamental ser feliz profissionalmente para se sentir realizado na esfera pessoal e vice-versa.

Conheça profundamente a si mesmo e oriente-se rumo a felicidade!
Clique aqui e saiba mais sobre a “Roda da vida”, você não vai se arrepender!

1 – Identifique que está em crise

Por mais curioso que possa parecer, muitas pessoas não sabem que estão vivenciando uma crise profissional e podem achar que é apenas uma fase ruim que irá passar. Porém, o problema está no fato de que, em grande parte dos casos, essa fase não termina nunca e vai aumentando a sensação de vazio e intensa agonia.

Sendo assim, se você tem sentido que não tem mais o que realizar onde está, comece a refletir sobre uma possível mudança de emprego ou até de carreira. Não é fácil pensar em recomeçar do zero, mas pode ser a única maneira de dar fim a essa sensação de vazio. Se você tiver férias para tirar, esse é um excelente momento.

2 – Entenda por que está infeliz no trabalho

A partir do momento em que você identificou que está passando por uma crise profissional, deve buscar entender quais são os motivos da sua infelicidade para saber como lidar com ela e resolvê-la. As atividades cotidianas são muito diferentes daquilo que você esperava quando optou por essa carreira? Os colegas tornam o ambiente organizacional tóxico com fofocas e sabotagens? Seu chefe é abusivo?

Quando você sente que ir para o trabalho é a última coisa que você gostaria de fazer, pensa em qual motivo para isso? Ao encontrar essas respostas você saberá como pode remediar ou não o ponto chave do descontentamento. Se o problema está na convivência com os colegas da empresa em que trabalha, mas não nas atividades que são realizadas, é válido começar a pensar em tentar encontrar vagas semelhantes em outras companhias.

No entanto, se o que te chateia é fazer o seu trabalho em si, considere que pode ser o momento de encontrar outra carreira que te faça mais satisfeito. Pense a respeito de quais eram as suas expectativas no começo de sua trajetória e de que maneira elas foram frustradas. Reflita sobre as suas habilidades e como elas podem ser usadas para se reposicionar no mercado.

3 – Você tem um hobby?

Para quem ainda está perdido e sem saber em qual outra carreira apostar, recomendo que examine quais são seus hobbies. Pode ser que aquela atividade que você gosta de fazer aos finais de semana para relaxar possa se tornar uma fonte de renda. Há diversas histórias de empresários bem-sucedidos que deixaram seus cargos em grandes multinacionais para se tornarem instrutores de ioga, professores, escritores, entre outras.

A questão é que você não deve focar somente na capacidade que a carreira em questão tem de te proporcionar ganhos financeiros, mas também do potencial de te fazer feliz. Por mais estranho que possa parecer, saiba que muitas vezes ganhar menos pode ser o que vai te ajudar a se reencontrar. Mas, é claro que tudo isso depende da sua flexibilidade para adequar seu estilo de vida à nova realidade e a segurança financeira que possui, assunto sobre o qual falarei no próximo tópico.

4 – Faça um estudo da sua vida financeira

A principal preocupação de alguém que está pensando em mudar de emprego ou de área de atuação é como fará para manter as contas em dia enquanto estiver sem uma nova colocação. O ideal para que essa decisão de mudança não tenha um impacto negativo na sua vida é fazer um estudo aprofundado das suas finanças, saiba quanto tem guardado para uma emergência e de quanto precisa para se manter por mês.

No caso de quem não tem dinheiro guardado, recomendo que inicie uma reserva de segurança, uma quantia que te ajudará a manter as suas contas pagas durante o tempo em que se reestrutura em um novo trabalho. Para que você possa ter mais tempo para se recolocar no mercado, é interessante adotar medidas que ajudem a diminuir os custos do seu estilo de vida. Gastando menos você conseguirá fazer com que seu dinheiro dure mais tempo.

5 – Reinvente a sua rotina de trabalho

Algumas pessoas, ao fazerem a avaliação de sua insatisfação com a carreira profissional, irão perceber que não estão totalmente descontentes com o que possuem, se este for o seu caso, essa dica é perfeita para você. Transforme a sua rotina de trabalho, de maneira que ela se mostre mais interessante ao longo dos dias. Quando há uma grande demanda de atividades é natural que as coisas acabem entrando no automático e isso gere uma sensação de agonia em médio e longo prazo.

A recomendação é fugir desse sistema automático que faz com que a vida profissional perca a motivação. Observe quais são as atividades que você precisa fazer todos os dias e como pode tornar a realização das mesmas mais atraente. Apenas mudar a ordem das tarefas já pode ser o suficiente para se sentir mais contente. O segredo está em criar interesse pela realização das suas obrigações.

6 – Não deixe de acreditar em si mesmo

Uma das consequências mais terríveis de se sentir sem rumo é ter sua autoconfiança abalada, e para se manter firme e forte na busca pela ascensão profissional você deve continuar acreditando em sua capacidade. Se ideias negativas a respeito de si mesmo estiverem dominando os seus pensamentos, recomendo que faça uma limpeza mental e foque nas suas qualidades e na forma como conquistou tudo o que possui.

Se for necessário, liste num papel quais foram as principais realizações da sua carreira até esse momento e quais ações tomadas por você impactaram para que esses resultados fossem possíveis. Ao analisar essa lista, você se dará conta de que tem grande potencial para chegar mais longe. Não deixe que um momento de baixa faça com que desista e esqueça do esforço que fez até aqui para se consolidar.

7 – Busque por qualificação profissional

Nesse período de transição, entre uma situação em que se sente perdido e a construção de uma nova carreira, sugiro que você busque por opções de cursos de qualificação profissional. Além desses cursos te ajudarem a potencializar o seu currículo para conseguir um reposicionamento no mercado, poderão servir como um teste de afinidade para saber se está mesmo fazendo uma boa mudança.

Quando uma pessoa se sente mal no lugar em que está, tende a achar que qualquer outro lugar poderá ser melhor, mas não é bem assim. Então, enquanto estiver estudando para se preparar para os novos desafios do mercado, pense no quanto poderá se sentir satisfeito nessa nova atividade.

8 – Converse com outras pessoas

Converse com amigos que já tenham vivido uma situação semelhante para saber quais foram as principais dificuldades que eles tiveram para mudar de emprego ou carreira e se acham que valeu a pena. Conselhos podem te ajudar a refletir a respeito de como buscar um novo rumo profissional, porém, lembre-se que a única pessoa que pode decidir algo em sua vida é você mesmo.

A forma mais inteligente de aproveitar os conselhos que lhe são dados é saber quais acatar e quais descartar. Nem tudo o que te dizem precisa ser concretizado, você deve determinar critérios para fazer as suas próprias escolhas, evitando que as crenças de outras pessoas influenciem nas suas mudanças de caminho.

Tenho um convite especial. Quer se conhecer melhor?
Clique aqui e aprenda muito mais sobre si mesmo!

9 – Faça uma autocrítica

Parte do seu descontentamento com os rumos da sua carreira pode estar intimamente ligada com falhas pessoais ou profissionais que você vem cometendo. A dica para que a sua reinvenção seja completa e assertiva é identificar se você tem contribuído para uma situação ruim e como vem fazendo isso. Você pode listar num papel quais comportamentos recorrentes gostaria de mudar.

Reflita e seja bem honesto a respeito da possibilidade de que esses comportamentos estejam comprometendo o sucesso da sua trajetória profissional. Talvez, a simples mudança deles possa contribuir para que você se sinta mais contente com a carreira em que está nesse momento. Pode ser que a mudança tenha que partir de você para que o contexto todo seja transformado.

10 – Não tenha medo de recomeçar

Recomeçar é realmente desafiador, mas não significa que seja impossível e para muitas pessoas é a única forma para que possam se sentir plenamente satisfeitas com os rumos de suas carreiras. Não tenha medo de iniciar uma nova trajetória, quando existe motivação não tem nada que possa te parar.

Gostou dessas dicas de como agir para recuperar a alegria em sua vida profissional? Espero que elas te ajudem a se conhecer melhor e se reencontrar na profissão e na vida como um todo. 

Copyright: 1139558762 – https://www.shutterstock.com/pt/g/wayhome

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010