Treinamento é um processo dedicado à aquisição de novas ferramentas, conceitos, técnicas e habilidades relacionadas a um cargo específico de atuação do profissional, visando ao aumento do seu desempenho.
“In company” significa dentro da empresa. Trata-se de um tipo de treinamento voltado para atender às necessidades específicas de uma organização, com conteúdo personalizado, cronograma adequado à disponibilidade da empresa e discussão de situações reais para um desenvolvimento eficaz em relação às oportunidades de melhoria existentes. Para conhecer melhor as vantagens desse processo, continue a leitura deste artigo!
Porque investir em um treinamento In Company?
“Empresas são resultado de pessoas.” — José Roberto Marques.
A professora de Administração de Empresas da Harvard Business School, Cyntia Montgomery, comprova a afirmação acima por meio de uma pesquisa que evidencia que:
Para superar uma empresa que tem como base o investimento em:
- Preço: seriam necessários 2 meses;
- Publicidade e Propaganda: seriam necessários 12 meses;
- Pessoas: seriam necessários 7 anos.
Entre as modalidades de treinamento in company, o Coaching Corporativo tem sido o mais buscado, pois é uma poderosa ferramenta direcionada a oferecer soluções e alavancar competências, melhorar a produtividade das equipes, estimular o desenvolvimento de habilidades, melhorar o engajamento dos colaboradores e aumentar a lucratividade saudável das empresas.
Uma pesquisa da Revista Fortune também demonstra que o retorno do investimento em coaching é alto para as empresas, pois, nesse treinamento, os profissionais passam por uma experiência intensa de aprimoramento e aprendizado para a conquista de metas, objetivos e aceleração de resultados nas organizações.
Executivos que vivenciaram o processo de coaching classificaram o retorno quantitativo em 6 vezes maior que o valor do investimento. Confira algumas melhorias apontadas como resultado do treinamento em coaching:
- Melhor relacionamento de trabalho com os subordinados: 77%
- Melhor relacionamento com o chefe: 71%
- Melhor relacionamento com os colegas: 63%
- Aumento do nível de satisfação com o trabalho: 61%
- Aumento de comprometimento com a empresa: 44%.
6 passos para construir um treinamento in company eficaz
Agora que você já compreende a importância do treinamento in company, é hora de saber como esse tipo de programa deve ser construído e executado. Para ajudar você nessa nobre missão, separamos seis dicas. Confira-as a seguir:
1. Conheça a sua empresa
A primeira coisa a se fazer para implantar um programa de treinamento interno eficaz é conhecer bem a sua empresa. O que ela faz? Que tipo de solução ela oferece às pessoas ou outras empresas? De que maneira o seu negócio beneficia a sociedade? Quais são os fatores externos que podem influenciar os seus negócios (sociais, culturais, econômicos, políticos, naturais, tecnológicos etc.)?
Além de ter essa visão macro, também é necessário olhar para dentro da própria organização. Como ela está subdividida? Quais são as regras e procedimentos básicos da empresa? Qual são os seus valores, a sua missão e a sua visão institucional? Quais departamentos a compõem? Como é a rotina de cada um deles? Como as diferentes áreas se inter-relacionam? Quais cargos compõem essas áreas? Quais competências são necessárias em cada um deles? Responda a todas essas perguntas para conhecer a fundo a sua empresa.
2. Identifique as necessidades do seu negócio
Depois de fazer um levantamento profundo e completo sobre a instituição, é hora de identificar os pontos em que a empresa precisa melhorar. Todo treinamento tem o objetivo de resolver lacunas no desempenho dos funcionários. Por isso, é necessário identificar quais são essas lacunas, ou seja, quais são os conhecimentos/habilidades que precisam ser desenvolvidos para que os colaboradores alcancem um desempenho superior.
A partir dessa identificação das necessidades do negócio, será possível planejar a implantação do treinamento, levando em consideração que o conteúdo programático deve responder adequadamente às necessidades apuradas.
3. Analise o desempenho atual dos funcionários
O seu trabalho ao identificar as necessidades da empresa não deve ser feito apenas com base em sua observação. É importante conversar com os gestores e com os profissionais da área de recursos humanos, já que eles têm um contato mais direto com os colaboradores e podem oferecer visões mais claras e objetivas.
Além disso, também vale a pena pedir aos gestores que executem avaliações de desempenho. Esses instrumentos administrativos são registros que documentam a performance das equipes e embasam o desenvolvimento dos treinamentos. Por meio deles, fica mais fácil decidir o tipo de programa a ser desenvolvido, os conteúdos a serem abordados, a carga horária, entre outras questões.
4. Planeje as questões técnicas
Depois de levantar as necessidades da empresa, é hora de efetivamente construir o treinamento. Para isso, é preciso responder às seguintes questões, sempre dentro de um planejamento estratégico sólido:
Qual é a verba que a empresa tem disponível para a realização do treinamento?
Qual será o conteúdo programático abordado?
Onde ele será realizado? Quais instalações e infraestrutura são necessárias?
Qual é a sua carga horária? Em quais dias e horários ocorrerá?
Quais colaboradores participarão dele? Os treinamentos serão obrigatórios ou opcionais?
Serão treinamentos teóricos ou práticos? Presenciais ou online?
Os próprios gestores ministrarão as aulas, ou serão contratados profissionais externos?
Quais materiais de apoio serão necessários (equipamentos, ferramentas, livros, apostilas etc.)?
5. Explique como o treinamento ocorrerá
Depois de resolver todas as questões anteriores, é hora de efetivamente convocar os colaboradores e estimular a sua participação. Explique que o treinamento é uma oportunidade para o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades essenciais a um trabalho produtivo e de qualidade, o que vai diminuir muitas dores de cabeça no dia a dia.
Apresente o curso aos funcionários, comente o conteúdo que será abordado, explique como o treinamento será desenvolvido e tire as dúvidas de todos. Por fim, inicie a realização das aulas, conforme o planejamento desenvolvido.
6. Avalie os resultados
Por fim, após a conclusão do programa, é chegada a hora de avaliar se o treinamento atingiu ou não os objetivos propostos. Os colaboradores adquiriram novos conhecimentos? Lapidaram as suas habilidades? Melhoraram o desempenho no dia a dia de trabalho? Os erros diminuíram? Os processos internos tornaram-se mais eficazes?
Também é interessante fazer uma pesquisa com os colaboradores que participaram do curso para saber a opinião deles sobre o treinamento, levando em consideração o material, a estrutura, o treinador, o conteúdo, entre outros aspectos.
Soluções do Coaching Corporativo
Como citamos anteriormente, o coaching é uma metodologia que oferece o treinamento corporativo, de forma personalizada, ou seja, levando em consideração as características daquela empresa e daquela equipe. Nos treinamentos de Coaching Corporativo, são trabalhadas diversas questões, tais como:
- Liderança em Coaching;
- Recrutamento e seleção de talentos;
- Treinamento e Desenvolvimento de equipes;
- Desenvolvimento de habilidades e aprimoramento de competências;
- Definição de objetivos e metas claras e precisas;
- Capacitação e evolução contínua;
- Inteligência de mercado e resultados acima da média;
- Mudanças organizacionais;
- Implantação do Coaching como cultura organizacional;
- Feedbacks e delegação de responsabilidade mais eficaz;
- Planejamento estratégico e visão sistêmica;
- Potencialização de equipes visando ao alto desempenho;
- Desenvolvimento de profissionais, chefes, gestores e CEOs.
Como é possível perceber, não são poucas as vantagens que um treinamento in company pode oferecer. Por meio desse tipo de programa, sobretudo quando se trata do coaching corporativo, resultados extraordinários são alcançados. Se você deseja saber mais sobre o tema, entre em contato com o Instituto Brasileiro de Coaching — IBC.
E você, querida pessoa, já teve alguma experiência com o treinamento in company? Deixe o seu comentário no espaço abaixo. Por fim, lembre-se de compartilhar este artigo com todos os seus amigos, colegas de trabalho e com quem mais possa se beneficiar destas informações, por meio das suas redes sociais!
Imagem: Por ASDF_MEDIA
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