Mercado x Faculdade

 

Fim da faculdade, festas de formatura, colação de grau, depois de alguns anos de estudo e muito empenho para ter um histórico com notas elevadas, não garante ao recém formado o título de ‘Excelente Profissional’.

Em consulta com especialistas, eles afirmam que ainda existe uma grande lacuna entre o conhecimento compartilhado nas faculdades brasileiras e as exigências do mercado de trabalho para o crescimento na carreira. Não se trata apenas de preparo técnico, ainda está faltando competências simples que deveriam ser aprimoradas com o tempo, como falar bem em público, montar e motivar uma equipe, saber avaliar o que cada pessoa é capaz, coisas que levam a uma melhor performance, segundo Armando Dal Colletto, diretor acadêmico da Business School São Paulo.

Procure não ficar somente focado nos amigos do seu círculo ou da faculdade, fazer networking é expandir sua rede de contatos profissionais. Saiba inglês, pois a estamos vivenciando a era da internacionalização das empresas brasileiras, e o seu chefe pode ser um estrangeiro, ou você pode ter colegas de trabalhos vindos de outros países.

Seja uma pessoa interdisciplinar, no mercado você não vai poder resolver problemas um de cada de vez. Em uma rotina corporativa, todo conhecimento adquirido, deve ser usado de forma integrada. Desenvolva a habilidade de falar em público, e na faculdade é um ótimo lugar para desenvolver essa competência, seja na apresentação de trabalhos, na exposição de ideias.

Procure praticar estágios, mesmo que sejam voluntários. Em geral, surgem chances de desenvolver a arte de liderar uma equipe, é aí que você vai aprender a usar sua inteligência emocional, resiliência e sua capacidade para liderar e motivar pessoas. Seja autêntico e saiba se adequar. Antes de mostrar de cara quem você é, entenda a cultura da empresa em que vai atuar. Atitudes assim mostram que você é um profissional capaz de se habituar não só ao ambiente de trabalho, mas também às pessoas com quem vai dividir espaço.

E ao final, entenda que a faculdade é uma oportunidade de crescimento. Ela é como um guia, mas você precisa fazer algumas coisas por conta própria. Quem decide sua carreira é você, independente de ter uma graduação ou não.

“Ame o que você faz, e faça o que você ama”.

 

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010