Harmonia entre carreira e vida pessoal – Veja como alcançá-la

Poder de Decisão

Entenda qual é a importância de adquirir harmonia entre a carreira e a vida pessoal

Passamos a maior parte do tempo em nosso ambiente corporativo. Cuidamos para que tudo saia bem e nos dedicamos com afinco. A constante busca pelo sucesso profissional muitas vezes é agregada de fatores que podem acabar trazendo efeito reverso ao objetivo. O esforço, a dedicação e as horas extras frequentes podem gerar uma carga pesada de estresse e, consequentemente, prejudicar seu desempenho. Por isso, é de grande importância encontrar a harmonia entre a vida profissional e pessoal.

A empresa de recrutamento Robert Half realizou uma pesquisa em 15 países buscando compreender se o equilíbrio entre o trabalho e as obrigações pessoais afeta positivamente o desempenho na carreira. No Brasil, 57% dos entrevistados responderam que sim, o que mostra que os profissionais estão cada vez mais conscientes sobre a importância de manter uma rotina equilibrada, em nome do seu bem-estar e, também, do seu sucesso.

A melhor estratégia para conciliar os dois setores é o planejamento. É necessário planejar para obter bons resultados. Faça uma análise sobre suas prioridades e tente equilibrá-las. Os momentos em família e com amigos, as obrigações do lar, o autocuidado, os hobbies, tudo isso tem uma forte influência sobre o desempenho profissional e a satisfação como um todo. Pessoas que sabem o que devem ou não priorizar são mais produtivas e felizes.

[php_everywhere instance=”2″]

A importância do equilíbrio entre carreira e vida pessoal

Cada indivíduo tem as suas prioridades, o que costuma variar de acordo com a fase da vida. Um profissional recém-formado, por exemplo, pode querer dar maior ênfase para a carreira por estar iniciando sua trajetória, já outro, que está numa fase mais madura e consolidada, talvez resolva desacelerar para focar um pouco mais na vida pessoal. Não há problema em se dedicar mais a uma ou outra área, desde que isso seja feito de forma consciente e equilibrada.

É preciso ter a consciência de que deseja destinar uma parte maior do seu tempo para os estudos, os negócios ou a vida pessoal, para evitar se sentir frustrado. Tudo o que é negociado claramente com a sua consciência e bem planejado, tem grandes chances de trazer bons resultados. Assim, saberá exatamente o porquê de estar agindo daquela maneira, o que traz mais confiança e motivação para seguir em frente.

É importante ressaltar, claro, que os excessos nunca são positivos. Mesmo que esteja em uma fase mais voltada para a carreira, é fundamental que saiba equilibrar os afazeres profissionais com a vida pessoal. Ninguém consegue se manter saudável física e emocionalmente fazendo hora-extra todos os dias, virando noites trabalhando, dormindo e se alimentando mal.

As medidas realizadas em prol da sua saúde nunca serão perda de tempo, e sim investimentos em energia e bem-estar, elementos sem os quais não é possível ir muito longe. Acredite, por mais desafiador que pareça equilibrar todos os pratinhos que representam as áreas da sua vida, é possível chegar lá e, mesmo que não atinja a perfeição, poderá atingir o objetivo mais importante, que é a sua felicidade.

10 Dicas para manter a harmonia entre carreira e vida pessoal

É perfeitamente possível manter a harmonia entre a carreira e a vida pessoal, mesmo que esteja vivendo uma fase em que escolha dar ênfase a uma ou outra. A seguir você poderá conferir dez dicas práticas para alcançar o equilíbrio necessário para ser uma pessoa mais saudável, produtiva e feliz, acompanhe.

1 – Planeje os seus dias

Como dito anteriormente, o planejamento é indispensável para manter a harmonia entre carreira e vida pessoal. Sendo assim, é preciso que comece a planejar os seus dias, definindo horários para tudo o que desejar realizar, como atividades profissionais, refeições, momentos em família, etc. Hoje, existem aplicativos e softwares que podem facilitar a organização, contudo, se você se sente melhor fazendo isso com uma agenda de papel, tudo bem, o importante é que utilize um meio que seja eficaz para te acompanhar ao longo do dia.

2 – Evite fazer coisas de trabalho fora do expediente

Um dia, você diz para si mesmo que vai apenas responder um e-mail de trabalho durante o jantar, por se tratar de algo urgente. Se não tomar cuidado, essa atitude inofensiva pode se transformar em um círculo vicioso e deixará o trabalho tomar conta de todo o seu tempo, incluindo os momentos em que deveria estar focado na família, nos amigos e outras atividades. Por tudo isso, o melhor que pode fazer é evitar ao máximo que isso aconteça, se um dia for inevitável, tudo bem, apenas mantenha-se consciente para evitar que se transforme em hábito.

3 – Estabeleça prioridades

Para fazer boas escolhas em relação ao tempo, você precisa saber quais são as suas prioridades em cada etapa da vida, da mesma forma que um viajante deve saber qual é o seu destino. Assim, poderá dar preferência para atividades que contribuam com seu objetivo ou recusar aquelas que possam te afastar dele. Se conheça e esteja sempre consciente sobre o que é mais importante para você, isso te dará clareza para fazer escolhas inteligentes e seguras.

4 – Considere os horários de amigos e familiares ao se planejar

Um aspecto relevante a ser considerado ao criar o seu planejamento é a agenda das pessoas que são importantes para você. Se deseja ter mais momentos com seu cônjuge, filhos, amigos e outros familiares, precisa saber quando eles estarão livres também. Para isso, será preciso olhar para suas prioridades, de modo a tomar decisões em que elas sejam contempladas, cruzando com as informações daqueles que ama. Torne sua agenda compatível com a dos seus entes queridos para uma vida pessoal equilibrada.

5 – Analise como usa o seu tempo no trabalho

Como você tem usado o seu tempo no trabalho atualmente? Que proporção passa falando com clientes, respondendo e-mails, fazendo reuniões? Se questionar em relação a esses pontos é uma maneira de verificar se está tirando o máximo proveito das suas horas. Existem profissionais que acabam desperdiçando tempo lendo e-mails que não são relevantes ou fazendo reuniões para tratar de assuntos que poderiam ser resolvidos por e-mail. Faça essa autoanálise e identifique o que está indo bem e o que pode ser melhorado.

6 – Coloque limites para evitar os excessos

Impor limites, a si e aos outros, é essencial para manter a harmonia entre carreira e vida pessoal. Assim, saberá reconhecer quando estiver se dedicando excessivamente ao trabalho e deixando outras áreas de lado ou ao contrário. Do mesmo modo que terá segurança para recusar pedidos que ultrapassem esses limites e comprometam o seu equilíbrio e os seus planos.

7 – Cuide da sua saúde

Como diz o famoso ditado em latim “Mens sana in corpore sano” ou, em português, uma mente sã em um corpo são. A saúde é a base para manter a harmonia entre a vida pessoal e profissional, portanto, cuide de si com carinho e responsabilidade. Alimente-se bem, durma o suficiente, evite se sobrecarregar de tarefas, movimente seu corpo e faça check-ups regulares. Com esses cuidados, irá se manter saudável física e emocionalmente e poderá alcançar todos os seus objetivos.

8 – Tenha pessoas com quem contar

Seja em casa ou no trabalho, é sempre importante ter pessoas com quem contar. Ter essas redes de apoio te dará mais confiança e evitará que tente enfrentar todos os problemas sozinho. Em muitas situações, o apoio de um terceiro faz toda a diferença para resolver a parte prática de um problema, sem contar nos benefícios emocionais de saber que, independentemente do que aconteça, tem a quem recorrer.

9 – Escute os sinais enviados pelo seu corpo

O corpo fala e nos envia sinais de que as coisas estão indo bem ou não. Se você acorda e se sente disposto, a mensagem é que está tudo certo contigo, que descansou o suficiente e está cheio de energia. Por outro lado, se o seu corpo se mostra constantemente cansado e você se sente fraco ou tem dores, é sinal de que algo não vai bem. Se observe e se mantenha atento aos sinais, evite ignorá-los, pois os sintomas poderão se tornar cada vez mais fortes.

10 – Seja no trabalho ou em casa, viva o momento presente

Por último, uma dica que vale para todas as áreas da vida: viver o momento presente. Quando estiver trabalhando, em um momento em família ou se divertindo com algum hobby, esteja verdadeiramente presente, de corpo e alma. Faça isso e obtenha os melhores resultados em tudo o que fizer, seja na qualidade do trabalho ou na satisfação dos momentos de lazer.

É claro que se você tem um histórico de realizar uma atividade pensando em outra será um pouco desafiador mudar isso de uma hora para outra. Contudo, com paciência e perseverança conseguirá chegar lá. Sempre que notar que sua atenção voou para longe, pare, respire e olhe ao seu redor. Sinta o ambiente, observe os detalhes, desfrute daquele instante em plenitude, aos poucos isso se transformará em hábito.

Charles Buxton, escritor e político inglês, disse que nunca encontraremos tempo para nada, se o queremos, devemos criá-lo. Portanto, evite esperar uma brecha na agenda para ter tempo com a família ou cuidar de si, saiba quais são as suas prioridades e se planeje, a harmonia entre carreira e vida pessoal só depende de você.

Aproveite para deixar o seu comentário abaixo e compartilhar o artigo com os seus amigos que também estejam em busca de uma vida mais equilibrada.

Fontes:

https://medium.com/dreamcatcher-its-blog/balancing-your-personal-and-professional-life-e94b9e5cfc8d

https://medium.com/dreamcatcher-its-blog/balancing-your-personal-and-professional-life-e94b9e5cfc8d

[php_everywhere instance=”1″]

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010