O termo headhunter vem do inglês e pode ser traduzido como “caçador de cabeças”. Trata-se de um recrutador cuja função é selecionar os profissionais de maior excelência de cada segmento. É alguém que realiza a mediação entre a empresa que está contratando e o profissional que deseja ser contratado.
No artigo a seguir iremos explicar melhor o que é um headhunter, como se tornar um e quais são as habilidades mais valorizadas. Essa é uma função que está se tornando cada vez mais procurada, pois contar com os melhores profissionais é decisivo para as empresas serem mais competitivas.
O que é headhunter?
O headhunter é um recrutador especializado na seleção dos melhores profissionais do mercado em áreas executivas. Cabe a ele encontrar candidatos que possuam o perfil pessoal e a qualificação profissional adequados para os cargos em questão. Sua função é focada na realização da mediação entre a organização e o profissional.
O headhunter deve conhecer profundamente as necessidades e características da empresa contratante e dos candidatos. É essencial que haja uma combinação perfeita entre as duas partes, pois assim o relacionamento profissional será duradouro. Talvez você esteja se perguntando qual é a diferença entre headhunter e um recrutador. A resposta é bem simples, a sua rede de contatos, ou seja, o networking.
Como é o trabalho de um headhunter?
Para trabalhar como headhunter é importante ser bem relacionado e ter acesso a diferentes perfis de profissionais. Há casos em que o headhunter faz propostas para candidatos que já estão empregados. Para conseguir uma resposta positiva, é essencial oferecer algo realmente atraente.
Para se tornar headhunter é importante ser uma pessoa que transmite confiança e credibilidade para conquistar a confiança tanto das empresas quanto dos candidatos. É difícil que um headhunter selecione profissionais apenas pelo seu currículo, trata-se de alguém que, literalmente, caça os melhores. Os candidatos devem preencher uma série de requisitos, inclusive pessoais.
O caçador de talentos é pago pela empresa que o contrata para recrutar profissionais e não pelos candidatos. É necessário fazer esses adendos, pois adotar esse tipo de medida pode tirar a credibilidade da imagem do headhunter.
Como se tornar um headhunter?
Embora a função de headhunter esteja sendo cada vez mais valorizada, não existe uma formação específica para se tornar um. Mas, é claro que nada impede o interessado de investir em uma formação acadêmica que o prepare para esse mercado. Cursos como Administração, Psicologia, Marketing, entre outros, podem servir de base para a carreira.
Uma pós-graduação em Recursos Humanos é bem-vinda para ampliar a base de conhecimentos do headhunter. Também é possível encontrar cursos livres com foco no desenvolvimento de habilidades de recrutamento que podem ser bastante úteis.
O método de Coaching pode ser usado como um aliado dos headhunters para conseguir a resposta positiva desejada. Afinal, geralmente os melhores candidatos de cada segmento já estão empregados e têm acesso a uma ampla gama de benefícios. Logo, uma das partes mais relevantes dessa atividade é o convencimento.
Headhunter: quais são as habilidades mais valorizadas?
Gostou da profissão de headhunter e está pensando em se preparar para se tornar um? Então vale a pena conferir abaixo as habilidades mais valorizadas para quem deseja desempenhar essa atividade.
1. Perfil analítico
O headhunter precisa conseguir enxergar os melhores candidatos dentre centenas deles. Por isso, o perfil analítico é tão relevante para quem deseja atuar no mercado como esse tipo de recrutador.
Saber estabelecer parâmetros relevantes para a escolha dos melhores profissionais para cada vaga faz a diferença. Além disso, o headhunter precisa ter uma visão clara dos detalhes e do todo.
2. Capacidade de interpretação
Nem todos os pontos relevantes para o preenchimento de uma vaga são ditos verbalmente. O headhunter deve ter a habilidade de entender o que não está sendo explicitado por palavras, mas que faz a diferença para uma relação duradoura entre a empresa e o contratado. Identificar a real necessidade de cada companhia é uma parte relevante do trabalho.
3. Persistência
Convencer os profissionais já empregados a mudar de empresa não é uma tarefa simples em grande parte dos casos. Então, é necessário ter persistência para tentar novas abordagens. Essa característica é valorizada também para a realização da busca pelo profissional ideal. Nem sempre será um processo rápido ou simples.
4. Ambição
A ambição é muitas vezes associada com ideias negativas, no entanto, é essencial compreender que ela é necessária para crescer em qualquer carreira. Ser ambicioso significa apenas ter o desejo de prosperar. O cuidado deve estar em não deixar que a ambição se torne ganância. Lembre-se de que os seus ganhos são reflexos da sua forma de trabalhar e se posicionar no mercado.
5. Boa comunicação (escrita e verbal)
Atuar em uma função decisiva como a de headhunter demanda ter excelente capacidade de comunicação, tanto oral quanto escrita. A forma como as propostas de contratação serão feitas é fundamental para ter chances de obter sucesso em suas empreitadas.
6. Resiliência
Essa é uma característica relevante para profissionais de diferentes áreas de atuação. Adaptar-se às pressões sem perder a sua essência é o que garante ser reconhecido no mercado como um profissional sério. A imagem do headhunter é determinante para aumentar a sua taxa de êxitos.
7. Comprometimento
O comprometimento deve fazer parte de todas as etapas do trabalho de um headhunter. Desde a análise dos candidatos até o seu desenvolvimento dentro da empresa, passando pelo processo de efetivação. Esse acompanhamento faz com que a empresa contratante compreenda que conta com um excelente profissional.
8. Discrição
Ser discreto é uma das habilidades mais valorizadas nos headhunters porque disso dependem os processos de negociação entre empresas e profissionais. A busca por um determinado colaborador não deve ser alardeada e nem mesmo as condições em que essa contratação foi realizada. Para ser um headhunter é essencial ouvir e absorver as informações, mas sem passá-las adiante.
Gostou de saber mais sobre a profissão de headhunter? Aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para passar o conhecimento adiante!