O gerente de produto tem uma função decisiva dentro das empresas, analisando o mercado e estabelecendo uma visão dos produtos. Esse profissional analisa as condições mercadológicas e direciona a visão de produto. Trabalha na criação de diferenciais que estabelecem um valor único para os clientes. Esse gerente atua preenchendo lacunas entre diferentes setores, como o de engenharia, vendas e marketing.
No escopo de atuação desse profissional está a criação do “porquê”, “o que” e “quando” do produto a ser lançado. Esse gerente pode ter o status de CEO da área de desenvolvimento de produto. Liderar equipes multifuncionais faz parte do dia a dia do gerente de produto, da criação até a análise pós-lançamento.
Continue lendo para entender melhor o que é essa função e o que esse profissional faz.
O que é um gerente de produto?
O gerente de produto é o profissional responsável por identificar as demandas dos clientes e traduzi-las em objetivos de negócios. Dentre suas funções está a articulação do que tem potencial para o sucesso e direcionamento das equipes envolvidas. A função foi incluída em um diagrama de Venn simples pelo líder de produto Martin Eriksson, fundador da ProductTank.
Nesse esquema, a função aparece em uma intersecção entre tecnologia, negócios e experiência do usuário. Ben Horowitz, CEO da Opsware, nomeou a função como “CEO de produto”. A posição dessa função no diagrama de Eriksson nos diz que é necessário que o gerente de produto equilibre sua atuação entre as três áreas.
Cabe a ele tomar decisões difíceis e fazer algumas concessões. Os gerentes de produto, assim como um CEO, precisam estabelecer metas, definir o que é o sucesso da equipe e atuar em prol da sua motivação. Essa é uma função chave dentro das companhias, especialmente pelo elo criado entre as equipes participantes do processo.
O que o gerente de produtos faz?
Basicamente, o gerente de produto tem como funções definir a visão e a estratégia do produto. Ele tem como foco a articulação clara do valor do negócio para as equipes. Dessa forma, os profissionais conseguem compreender a intenção por trás do item a ser desenvolvido.
Essa estratégia está sempre alinhada com um roteiro que é essencial para a equipe de engenharia. A seguir iremos explicar melhor o que o gerente de produto faz a partir de alguns tópicos pertinentes do seu cotidiano.
1. Planejamento de lançamentos
Uma das principais funções do gerente de produto é planejar o que a equipe vai entregar e quando entregará. Esse profissional deve ter conhecimentos a respeito de como lançar novos produtos, atingindo o sucesso no mercado.
Isso inclui saber como e de que forma criar um produto mestre, gerenciando, assim, os recursos e eventuais problemas. Também deve saber gerenciar lançamentos com etapas e marcos.
2. Brainstorming
Os gerentes de produtos precisam se apoiar em um bom processo de brainstorming para garantir que as melhores ideias sejam colocadas em prática. Esse processo diz respeito a gerar, desenvolver e colocar em prática as melhores ideias. Para isso, o CEO de produto deve coletar, desenvolver e promover ideias relevantes para a organização.
O gerenciamento de produto deve ser feito com foco em entender quais ideias merecem utilizar recursos do negócio. A partir de um trabalho de brainstorming e cultura de feedback, é possível integrar as solicitações do mercado com respostas adequadas.
3. Definição de características dos produtos
As atividades do gerente de produto também incluem a definição das características do que irá ser lançado. Essa visão prévia é necessária para definir quais são os recursos que serão empregados. Em linhas gerais, consiste em definir “o que”, “quando” e “como” será feito.
4. Chegado ao mercado
Como já mencionamos, o gerente de produto possui o status de CEO de produto. Isso significa que esse profissional é o responsável por tomar decisões a respeito dos produtos.
Atua como o líder da equipe direcionando todos para a produção de uma experiência diferenciada para o cliente. Apoia todo o trabalho desenvolvido para a chegada dos produtos ao mercado. As funções do gerente de produto o colocam próximo dos clientes, pois lida com o marketing, vendas e suporte.
5. Avaliação de resultados
Para construir uma base mais sólida e a prova de erros no futuro é crucial avaliar os projetos já concluídos. Dessa forma também faz parte das atividades desse profissional analisar como as ações do empreendimento estão impactando o mercado. Quais foram os pontos fortes e os fracos dos produtos?
Há na função de gerente de produto uma grande responsabilidade, devemos lembrar que é alguém muito ligado ao sucesso corporativo. A avaliação deve ser feita de forma crítica e buscando sempre manter a companhia em um ritmo de melhoria contínua.
Dicas para ser um bom gerente de produto
Confira a seguir dicas práticas para ser um bom gerente de produto guiando a sua equipe para o sucesso.
Priorizar é essencial
O gerente de produto tem à sua disposição uma quantidade de recursos predefinida. Cada etapa do processo corresponde a uma parte da equipe que irá realizá-la da melhor forma possível.
Ter esse entendimento leva o profissional à compreensão de que precisa saber gerenciar os recursos financeiros e humanos da melhor forma possível. O segredo para se dar bem é saber priorizar o mais relevante para o sucesso como um todo.
Conheça bem o mercado
Conhecer o mercado é crucial para investir tempo e recursos em produtos pertinentes diante das demandas dos clientes. A falta de uma leitura correta das condições do mercado pode levar à tomada de decisões ruins para o empreendimento. Fazer perguntas antes de prosseguir é determinante para o sucesso. Cabe a esse profissional entender a história e as definições a serem trabalhadas.
Delegue decisões para a equipe
Para alcançar melhores resultados, o gerente de produto deve evitar a concentração das decisões. Essa função é bastante atribulada e, por isso, precisa contar com um suporte real dos colaboradores. Isso permite que o profissional evite estar sempre ocupado e com tarefas importantes sem serem realizadas.
Trata-se de encontrar o equilíbrio, entendendo quais decisões não precisam ser tomadas por ele. A equipe se fortalece com esse sistema e entende que faz parte do conjunto de atividades.
Agora você já sabe o que é e o que faz um gerente de produto!