Faça a diferença no trabalho

Equipe de trabalho

Veja o passo a passso para fazer a diferença no trabalho!

Todos nós buscamos reconhecimento, seja por um trabalho bem feito, por um bom resultado e até mesmo por uma grande ideia. Cada vez mais as organizações buscam profissionais que superem as expectativas. Esse é o grande diferencial que o mercado e as empresas procuram para compor seu time de colaboradores.

Você já se perguntou se está efetivamente fazendo a diferença por onde passa? Tem deixado sua marca em seu ambiente de trabalho? Tem sido lembrado por suas atitudes e resultados? No artigo a seguir reunimos algumas dicas para quem deseja fazer a diferença no seu ambiente de trabalho. 

A competitividade no mercado de trabalho

O mercado de trabalho passou por profundas transformações nos últimos anos. Uma das características mais facilmente observadas é o aumento da competitividade. E um dos reflexos dessa maior competitividade é a maior exigência de qualidades profissionais.

Para ter chances de conquistar uma vaga dos sonhos se tornou cada vez mais essencial reunir uma série de características técnicas e subjetivas. Após a contratação é importante que os profissionais garantam seu lugar na companhia.

Ser e se manter relevante para a equipe é essencial para garantir seu lugar. Para isso é importante fazer a diferença no trabalho sendo reconhecido por:

  • Sua qualidade de entrega;
  • Alcançar bons resultados;
  • Ter bom relacionamento interpessoal com os colegas;
  • Estar sempre em busca do seu crescimento pessoal e da equipe.

Profissionais que fazem a diferença se tornam uma parte importante da equipe e assim tem mais oportunidades de crescimento na companhia. 

Dicas de como fazer a diferença no trabalho

Como ficou evidente ao longo do artigo, tão importante quanto ser escolhido em um processo seletivo profissional é manter-se relevante para a equipe conservando seu lugar. Veja abaixo algumas dicas e saiba como fazer a diferença em seu ambiente de trabalho.

1. Seja solícito

São atitudes fundamentais para conquistar a confiança dos colegas e superiores:

  • Ser proativo;
  • Oferecer ajuda para seus colegas;
  • Estar disponível para quem trabalha com você (independente da hierarquia);
  • Estar aberto a aprender. 

Porém, é bom ficar atento, cuidado para que outras pessoas não usufruam de sua boa vontade e para não se tornar alguém chato. Ofereça ajuda na medida em que você pode, sem prejudicar seus próprios afazeres. Se a outra parte recusar a ajuda saiba ouvir o não e recue. 

2. Fale menos e ouça mais

Outra dica importante é aprender a ouvir mais e falar menos, para isso:

  • Ouça seus superiores e colegas e aprenda com o que eles têm a ensinar e também quais as necessidades deles.
  • Evite falar demais, lembre-se que você está sendo observado o tempo todo e o seu comportamento é avaliado constantemente.
  • Fique longe de profissionais que ficam de conversinhas desnecessárias e “disse me disse”, foque em seu trabalho e ofereça resultados.
  • Não se envolva em fofocas, não ouça e nem comente. 

3. Tenha iniciativa

Não fique preso somente às suas demandas, tenha iniciativa e supere as expectativas de seus líderes. Busque ter conhecimento das atividades que os outros departamentos desempenham, para obter uma visão sistêmica da empresa, mas cuidado para não ser invasivo.

Contribua com novas ideias, soluções ou sugestões. Isso é sempre visto com bons olhos pelos gestores. Além de ser uma forma de demonstrar interesse pelo trabalho também é te ajuda a se manter focado em seu trabalho. 

4. Aceite os desafios e mudanças

Não tenha medo de encarar novos desafios e mudanças. Essas são excelentes oportunidades não só para te fazer crescer profissionalmente como também para revelar todo o potencial latente em você a seus superiores.

Quando surgir algo novo não se coloque numa postura de defesa ou de ataque. Pondere, reflita e pense sobre como essas mudanças podem impactar positivamente a sua rotina. É sempre bom ter coisas novas com que ocupar a sua mente.

5. Defina metas e prioridades

O que você deseja alcançar em sua carreira profissional? Responder essa pergunta é fundamental para definir as metas que irá perseguir. Por mais curioso que pareça, há muitos profissionais que não conhecem suas próprias metas e acabam perdidos na carreira.

A partir do momento em que você sabe aonde quer chegar é mais fácil definir quais são os passos necessários para concretizar essas metas. E com os passos devidamente definidos é mais simples listar as suas prioridades, ou seja, o que precisa ser feito o mais rápido possível. 

6. Invista na sua qualificação

Para ser um profissional valorizado é importante se manter em constante aperfeiçoamento. A dica é investir em cursos de qualificação que te permitam evoluir e aprender novas técnicas. 

Inclusive uma boa dica de investimento é em cursos de coaching. Você pode aprender a respeito das técnicas dessa metodologia de aperfeiçoamento pessoal e aplicá-las para maximizar o seu potencial.

Desenvolva habilidades como:

  • Inteligência emocional;
  • Capacidade analítica;
  • Autoconhecimento;
  • Uso de ferramentas para análise de resultados;
  • Escuta ativa;
  • Autofeedback. 

7. Avalie a si mesmo

Para ser alguém que faz a diferença no trabalho é essencial se manter num caminho de constante aperfeiçoamento. E para apresentar melhoria contínua é essencial avaliar o próprio desempenho de tempos em tempos. Para essa avaliação pergunte-se:

  • Quais eram minhas metas?
  • Realizei todas as metas?
  • Conquistei os resultados dentro dos prazos?
  • Se algo não foi realizado, qual foi o motivo?
  • Como posso melhorar meu desempenho?
  • Quais foram minhas maiores dificuldades ao longo do caminho?
  • Como estou trabalhando para corrigir essas questões?

A autoavaliação é outra habilidade que se desenvolve ao longo do processo de coaching. Olhar para si mesmo com honestidade e sinceridade é determinante para alcançar bons resultados em médio e longo prazo.

Seja a sua melhor versão

Para fazer a diferença, é importante focar em ser a sua melhor versão de si mesmo, então:

  • Saiba que sempre há o que aprender e melhorar;
  • Analise seus pontos fortes e de melhoria constantemente;
  • Invista em seu conhecimento;
  • Esteja sempre em movimento buscando por melhores resultados;
  • Aprenda com seus erros, pois somente assim é possível se tornar alguém mais preparado para os desafios. 

Gostou de saber mais sobre como fazer a diferença no trabalho? Comente abaixo e aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para passar o conhecimento adiante!

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010