Erros comuns de chefes

Chefe com sua equipe

Confira os principais erros que os chefes cometem.

Exercer a função de chefia não é uma tarefa simples. O chefe deve ser a referência de um grupo e coordená-lo para o atingimento das metas. Também precisa ser cuidadoso no trato com seus subordinados para construir um ambiente de trabalho amistoso e agradável. Cabe ao chefe elogiar para motivar e chamar atenção para orientar o melhor caminho, entre outras atividades.

Com tantas incumbências relacionadas aos subordinados e atividades técnicas, pode ser um desafio se manter sempre alinhado com a melhor gestão. Para evitar tropeços, é essencial que os gestores estejam atentos às questões que causam os problemas, pois elas acabam tendo reflexo direto na qualidade do trabalho. 

Quando existe essa preocupação de melhorar sempre é possível exercer uma liderança de excelência que conduzirá a equipe a resultados extraordinários. No artigo a seguir iremos apresentar os principais erros cometidos por chefes e como evitá-los. Boa leitura!

10 erros que os chefes cometem

A fim de alertar os profissionais que desenvolvem atividades de chefia, elencamos a seguir, 10 erros comumente verificados nas organizações. Os tópicos abaixo podem servir de guia para uma boa condução dos colaboradores subordinados.

1. Comunicação ineficiente

Ocorre com certa frequência. Alguns chefes, atordoados pela alta quantidade de trabalho e funções a serem delegadas, ou por outros motivos, podem acabar não comunicando claramente suas expectativas quanto a um trabalho.

Geralmente, quando recebem o resultado demonstram sua insatisfação com o colaborador. Tal erro provoca um desagrado a ambas as partes, especialmente ao colaborador, que terá um retrabalho devido à falta de instruções específicas.

Se a comunicação tivesse ocorrido da forma correta, não haveria estresse entre o chefe e o colaborador. Além disso, não haveria perda de tempo e recursos para a refação.

Para evitar esse erro é importante que o chefe analise criticamente se as dificuldades da equipe estão associadas à sua falta de clareza. Nesse caso, é válido repassar as instruções por escrito, além de oralmente. Inclusive, é interessante ter um modelo de repasse de atividades com tópicos, como: 

– Data de entrega;

– Responsáveis;

– Atividades a serem realizadas, entre outros. 

2. Economizar nos elogios

O chefe que economiza nos elogios e não reconhece o trabalho de seus colaboradores falha por não prover a eles motivação. Sentir-se motivado é necessário para melhorar constantemente o desempenho de suas atividades. 

Quando os membros da equipe realizam um bom trabalho, é importante verbalizar o reconhecimento. Se possível, também é desejável oferecer recompensas para que os profissionais estejam mais propensos a se dedicar às suas tarefas. 

3. Promover a desconfiança no ambiente de trabalho

Ao conversar com um colaborador a respeito de outro, proferindo críticas e comentários negativos, o chefe instaura um clima de desconfiança no ambiente. O ideal é comunicar diretamente ao interessado os pontos que vêm gerando descontentamento. Além disso, a desconfiança pode ser promovida através de uma comunicação incompleta.

Se há algum assunto que não pode ser dividido com a equipe, é fundamental não deixar “escapar” nenhuma parte. O papel do chefe é organizar o trabalho da equipe e auxiliar os seus subordinados. Ele jamais deve se colocar em uma posição de criador de intrigas e boatos. O ideal é adotar uma postura séria, evitando ser visto como um colega de fofocas pelos liderados. 

4. Não proteger colaboradores subordinados

Ao invés de fazê-lo, é conivente com críticas negativas provenientes de outros setores. Se o chefe não defender sua equipe, quem o fará? O líder de uma equipe deve se inteirar a respeito das críticas proferidas contra o seu setor e tentar entender o quão pertinentes elas são.

Caso as críticas sejam cabíveis, ele deve compreender que também tem responsabilidade. Afinal, ele é quem conduz o trabalho dessas pessoas. O melhor a ser feito é absorver essas críticas para guiar um processo de mudança positiva. 

5. Prometer e não cumprir

Após reiteradas promessas não cumpridas, a chefia perde sua credibilidade. Qualquer promessa feita depois, seja para motivar ou para outros fins, será ineficiente. O chefe que promete e não cumpre deve analisar por que não consegue entregar o que oferece. 

A promessa não é cumprida porque não é possível? Ou a promessa não é cumprida apenas porque não existe um empenho verdadeiro nisso? Em qualquer um dos casos, é fundamental rever a maneira como se usam as promessas para passar a cumpri-las. Cumprir o combinado nunca sai caro. 

6. Ser conivente com adulações

Aceitar puxa-saquismo no ambiente de trabalho também é um fator que leva à diluição da credibilidade da chefia. Isso porque os colaboradores percebem que o mérito pelo desempenho não é o critério para ascender na organização. Para evitar esse erro basta parabenizar e recompensar os colaboradores de acordo com seu desempenho. 

7. Tratar sem educação

Quando o chefe profere suas ordens de forma arrogante, expressando completa falta de educação, os colaboradores podem considerar tais eventos como ponto decisivo para deixar a empresa.

Falta de educação não expressa autoridade e sim a incapacidade de lidar com a situação de forma objetiva, sem desespero. O chefe deve, acima de tudo, ter inteligência emocional para estabelecer uma relação positiva com seus colaboradores. 

8. Esquivar-se das responsabilidades

Muitas vezes, chefes desconversam algumas requisições ou comentários de seus colaboradores subordinados, ignorando-as ou atribuindo tais responsabilidades a outras pessoas. Tal atitude promove o descrédito do chefe perante a sua equipe, já que se dirigir a esse é irrelevante. O chefe deve ser o exemplo para seus liderados, então, precisa assumir e cumprir as suas responsabilidades com comprometimento. 

9. Ser presunçoso

Muitos chefes, quando assumem esse posto, tornam-se presunçosos. A influência do ego no desempenho profissional é claramente perceptível e, tratando-se de uma chefia, suas implicações são ainda mais graves. 

Manter a humildade e entender que ser chefe significa apenas desempenhar funções diferentes é determinante. Estar nessa posição de chefia não torna ninguém mais especial ou relevante que os outros funcionários. 

10. Parar de evoluir

Buscar novos conhecimentos é imprescindível para qualquer profissional. O fato de ter chegado ao posto de chefe não significa poder ficar estagnado. Para não cometer esse erro é crucial continuar buscando por qualificação e renovação dos seus conhecimentos. 

E você, já conheceu um chefe que cometia tais erros? Comente sua experiência e compartilhe este artigo com seus amigos nas redes sociais!

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