Entenda o conceito de promoção horizontal e vertical e como usá-los numa gestão

promoção horizontal de cargo

A promoção horizontal é sonhada por muitos colaboradores, saiba as vantagens dessa oportunidade

É comum que, em algum ponto da carreira do profissional, a empresa e o próprio colaborador avaliarem suas capacidades e habilidades, se o mesmo está na função adequada, estipularem um plano de carreira, identificarem como sua experiência pode agregar valor aos resultados desejados, entre outros aspectos. Todo esse processo serve de auxílio para promover a carreira do funcionário e garantir uma melhor gestão para a organização.

Existem duas formas que podem contribuir para que isso ocorra, que são: a promoção horizontal e a promoção vertical. Conheça, a seguir, o conceito por trás de cada uma delas e confira dicas de como ser promovido, caso seja você o colaborador.

O que é Promoção Horizontal?

A promoção horizontal ocorre quando a empresa oferece ao profissional a possibilidade de um aumento salarial, sem que ele mude de nível hierárquico. Esse aumento ocorre quando o colaborador apresenta alto desempenho e se destaca dos demais colegas de trabalho do mesmo cargo ou equipe, ou seja, é um reajuste por mérito.

Existem casos em que o profissional permanece na mesma função ou é enviado para outra, mas sempre dentro do mesmo nível de hierarquia. É uma alternativa interessante para manter a equipe motivada e incentivar os funcionários a se desenvolverem, mesmo quando não há muitas vagas de promoção vertical a oferecer.

Vantagens da promoção horizontal

Dentre as vantagens da aplicação da promoção horizontal podemos destacar:

  • A empresa demonstra ao profissional reconhecimento pelo seu trabalho e esforço;
  • O colaborador cresce profissionalmente ao se deparar com novas oportunidades e experiências, no caso de mudar de setor dentro do mesmo nível hierárquico;
  • A possibilidade de atuar em outros setores melhora o relacionamento interpessoal, pois permite que os funcionários se conheçam melhor;
  • A organização tem a chance de promover novos desafios ao seu colaborador, evitando que ele fique desanimado após anos na mesma função;
  • O aumento salarial gera motivação e permite que o profissional aumente sua produtividade;
  • Com uma alta performance, o colaborador é capaz de atingir as metas e resultados estipulados pela empresa.

O que é Promoção Vertical?

Já a promoção vertical, refere-se à concessão de aumento de salário através do deslocamento de um cargo para outro (de grau de exigência, instrução e responsabilidades mais elevadas). Esse tipo de promoção pode ocorrer associado a uma vaga já existente ou através da criação de um novo cargo.

Para que o processo ocorra de forma eficaz, o profissional candidato passa por um processo de avaliação, para que o departamento de Recursos Humanos verifique se as habilidades e competências do mesmo são coerentes com as exigências da vaga. As modalidades da promoção vertical são: promoção na mesma carreira, promoção com mudança de carreira e promoção para um cargo hierárquico mais elevado.

Vantagens da promoção vertical

São muitas as vantagens da aplicação da promoção vertical dentro de uma organização, veja quais são elas:

  • Promover um colaborador que já está dentro da empresa é mais econômico do que começar um recrutamento externo;
  • O processo seletivo que ocorre com os profissionais da organização é mais rápido, porque os gestores já o conhecem;
  • É uma maneira de motivar os colaboradores a se dedicarem pensando em uma promoção e garantir a alta performance;
  • Os investimentos em capacitação e desenvolvimento de pessoal são mais bem aproveitados;
  • A empresa retém talentos, porque os colaboradores conseguem vislumbrar uma trajetória de crescimento;
  • Estreita a relação entre organização e colaborador;
  • Fideliza o profissional, que se sente verdadeiramente acolhido e veste a camisa do negócio;
  • O colaborador já está familiarizado com a cultura organizacional da empresa, então, a adaptação ao novo cargo é muito mais simples.

Promoção Horizontal e Vertical – Qual é a melhor opção?

Depois de entender o conceito de cada uma, talvez esteja se perguntando qual é a melhor opção e a resposta é que depende. Afinal de contas, cada empresa tem o seu modus operandi e a forma que prefere lidar com sua equipe. Contudo, é preciso dizer que a promoção horizontal tem ganhado cada vez mais espaço no mundo corporativo atual, em que existe a valorização do profissional multifacetado, com conhecimento em diferentes áreas.

Outro fator que coloca a promoção horizontal à frente diz respeito à quantidade de oportunidades de ascensão no nível hierárquico, que costuma ser reduzida. O modelo de gestão mais comum pode ser representado por uma pirâmide, que tem como base os colaboradores e vai subindo para supervisores, gerentes, até chegar ao topo, que é onde está o CEO da companhia.

Com a oferta reduzida de oportunidades para ascensão, a promoção horizontal se mostra como uma alternativa de grande valor para estimular os colaboradores a se dedicarem e desbravarem novas áreas. Além do mais, nem todo profissional possui o perfil de gerência, muitos são ótimos técnicos e desejam permanecer assim, mas, claro, reconhecer suas qualidades através do oferecimento de oportunidades de desenvolvimento e aumentos salariais é fundamental.

Para concluir, o que as empresas de maior sucesso da atualidade mostram é que as duas opções podem ser muito positivas se bem utilizadas. Dá para lançar mão de ambas modalidades, de acordo com o perfil de cada profissional, a quantidade de cargos disponíveis dentro do organograma, entre outros aspectos.

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7 Dicas para ser promovido no trabalho

Já que o assunto é promoção, vamos aproveitar e dar dicas para os profissionais que desejam ser promovidos, seja horizontal ou verticalmente. Se esse é o seu caso, observe quais das atitudes abaixo já fazem parte do seu comportamento no trabalho e comece o quanto antes de praticar as que não possui.

1 – Mostre ao seu supervisor que pode confiar em você

Uma promoção, seja ela vertical ou horizontal, é uma grande demonstração de confiança da empresa pelo seu colaborador. Dessa maneira, é importante que mostre ao seu supervisor que pode confiar em você, através das mais diversas atitudes. Seja sempre honesto, mantenha o diálogo aberto e faça a coisa certa, mesmo quando ninguém estiver olhando.

2 – Faça além do seu job description

Profissionais medianos cumprem tudo o que esperam dele e nada mais, por isso, dificilmente são promovidos, porque mostram que são bons para o cargo e função em que estão. Se a sua intenção é ser promovido, precisa mostrar que é capaz de ir além. Portanto, demonstre seu interesse em aprender, seja proativo, os gestores estão sempre de olho em colaboradores assim.

3 – Fale sobre o que está fazendo

Em uma empresa, principalmente as mais modernas, em que os colaboradores têm maior autonomia, é importante que comunique aos demais o que está fazendo. Geralmente, os líderes oferecem essa oportunidade em reuniões e, também, no dia a dia, então, aproveite-as. A ideia não é que fique exibindo seus feitos sem qualquer propósito e sim que mostre que está se dedicando aos objetivos da companhia.

4 – Mantenha uma atitude positiva

Raramente uma companhia irá promover profissionais que não lidam bem sob estresse e que perdem a cabeça com facilidade. A inteligência emocional é cada vez mais considerada um requisito para vagas, principalmente as de liderança. Sendo assim, procure manter uma atitude positiva, aprendendo a lidar com suas emoções para evitar que elas te dominem.

5 – Incentive os colegas a crescerem contigo

Você não precisa pisar em ninguém para ascender dentro de uma empresa, pelo contrário, os profissionais generosos, que incentivam a equipe a crescer como um todo, são cada vez mais requisitados. Portanto, seja um colega que estimula os demais, oferece ajuda, compartilha conhecimento, tudo isso irá contribuir para que se lembrem do seu nome quando uma promoção for acontecer.

6 – Mantenha uma postura profissional e comprometida com a empresa

A sua postura desde o momento em que chega à empresa até a hora em que vai embora após o fim do expediente, conta muito para conseguir ou não uma promoção. Pontualidade, distância de atritos e fofocas, inteligência emocional, produtividade, engajamento, tudo isso conta na hora de definir quem irá ser promovido.

Na dúvida, procure sempre agir da forma com a qual gostaria que um colaborador seu agisse se fosse você o empregador. Ter empatia é sempre uma boa ideia para medir o próprio comportamento e demonstrar seu respeito e consideração.

7 – Expresse o seu desejo de promoção aos seus supervisores

Mesmo que coloque todas as outras seis dicas em prática, se os seus supervisores não souberem do seu desejo de ser promovido, seu objetivo pode se tornar mais distante. Por essa razão, converse sobre isso com eles, fale sobre a sua vontade de assumir um cargo mais elevado ou mesmo de mudar de setor, através de uma promoção horizontal. Assim, sabendo do que deseja, as chances de que se lembrem do seu nome quando forem fazer algo do tipo irão aumentar.

Ao implementar uma promoção horizontal ou uma promoção vertical, tanto empresa, quanto colaborador precisam analisar as opções e benefícios de cada uma e identificar qual delas é a mais viável, tanto para o crescimento do profissional, quanto para uma melhor gestão e entrega de resultados.

Você implementa algum dos tipos de promoção na sua empresa ou, se é colaborador, já foi promovido? Quais foram os resultados obtidos? Comente a respeito abaixo e compartilhe o conteúdo nas redes sociais!

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