Dicas para citar suas realizações profissionais no currículo

Realizações Profissionais Saiba como citar as Realizações profissionais no currículo

 

Os recrutadores observam com atenção especial a parte do currículo dos candidatos dedicada às realizações profissionais, pois, além de saber o que eles já fizeram de relevante em suas carreiras, permite conhecer a sua capacidade de coesão e coerência na apresentação de fatos. Sendo assim, não é interessante suprimir esse trecho do currículo por ter dúvidas de como elaborá-lo.

10 Dicas de como citar realizações profissionais em seu currículo

Quando você está elaborando o seu currículo para se candidatar a uma vaga, tem dificuldades de enumerar as suas realizações e capacidades? Saiba que para muitas pessoas essa é uma grande barreira, mas que pode ser superada. A seguir, você verá dez dicas que vão te ajudar a selecionar as principais realizações profissionais da sua carreira e construir um texto explicativo e eficiente.

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1 – Selecionando as realizações profissionais

O ponto de partida para elaborar essa parte do seu currículo é selecionar quais são as realizações mais importantes de serem mencionadas. O ideal é fazer um brainstorming com foco nos seus últimos anos de atuação no mercado. Pense sobre o que você fez e conquistou, sem julgar a relevância de cada item, anote tudo.

Tendo um panorama escrito do que você tem de positivo para falar a respeito de sua atuação, fica mais fácil selecionar os itens que são mais interessantes de mencionar para a colocação profissional que está procurando. Em alguns casos, os tópicos considerados menos significativos podem ser os mais impactantes para o recrutador, então, dedique algum tempo para fazer essa escolha.

2 – Escreva usando uma estrutura

Após ter selecionado as realizações profissionais que constarão no seu currículo, chega o momento de escrevê-las. A melhor forma de citar esses itens é usando uma estrutura que torne mais simples entender qual foi o problema solucionado e a ação tomada por você. Abaixo vou explicar com mais detalhes como funciona essa estrutura.

– Defina um problema

Uma solução somente é pertinente quando se tem um problema que precisa ser eliminado, um desafio a superar. Então, a primeira parte dessa estrutura para citar as suas realizações é apresentar ao leitor do seu currículo o cenário em que se destacou.

Qual era a questão que prejudicava a companhia? Pode ser, por exemplo, a queda de produtividade devido a processos falhos ou, então, a diminuição do volume de vendas pela ascensão da concorrência.

– Solução

Com o problema devidamente apresentado, chega a hora de mostrar a solução implementada por você, ou seja, a realização em si. Devo ressaltar que o texto a respeito da realização não deve ter mais do que duas linhas. Além disso, você não deve confundir solução com objetivo. A primeira se refere a uma ação efetiva que resolveu um problema, enquanto que o segundo é o que se espera que aconteça, mas que não se concretizou ainda.

Seguindo nos exemplos que mencionei no tópico acima, as soluções poderiam ser: reestruturação de novos processos produtivos e elaboração de novos diferenciais para os produtos.

– Resultados

Tão importante quanto saber identificar um problema, é saber agir para corrigi-lo, então, é evidente que os recrutadores desejam saber quais foram os resultados obtidos pelas suas ações profissionais. No universo corporativo, sempre que possível se deve apresentar resultados na forma de números, assim, se você puder demonstrar a eficácia de seu método quantitativamente será melhor.

Ainda exemplificando, os dois casos citados poderiam ficar assim: os novos processos acarretaram em aumento de 50% da produção e 25% de vendas nos primeiros quatro meses.

3 – Escrevendo o parágrafo de realizações profissionais na prática

No tópico acima, expliquei a estrutura lógica de apresentação de realizações no currículo e agora vou demonstrar com dicas mais práticas como escrever efetivamente esse parágrafo.

– Frases

Devem ter entre 15 e 25 palavras apenas, ser prolixo pode tornar difícil para o leitor compreender a sequência de fatos e criar desinteresse.

– Use substantivos no início das frases

A primeira palavra da sua frase de explicação das realizações profissionais deve ser um substantivo que torne simples entender qual foi a ação tomada. Alguns exemplos pertinentes são: aceleração, crescimento, padronização, otimização, organização, aprimoramento, fortalecimento, entre outros.

– Descrição da ação

Partindo do uso de um substantivo que esclareça a ação tomada, elabore o texto da ação que pode ficar assim:

“Padronização dos processos de produção”

– Apresentação da forma como a ação foi executada

Consiste em apresentar de maneira resumida como você agiu para a solução da questão em si.

“identificando as falhas e apresentando melhorias”

– Resultado

Por fim, chega o momento de concluir essa frase com o resultado que se obteve por meio dessa ação.

“que acarretaram no aumento de 40% do volume produzido nos dois primeiros meses.”

O parágrafo construído nesse passo a passo ficou assim:

“Padronização dos processos de produção, identificando as falhas e apresentando melhorias que acarretaram no aumento de 40% do volume produzido nos dois primeiros meses.”

Analisando, é possível identificar o problema/desafio (aumento da eficiência produtiva) que foi solucionado pela ação apresentada (padronização dos processos) e que obteve um resultado (aumento de 40% em dois meses).

4 – Atenção para dados numéricos

Citei acima que a apresentação de dados numéricos é relevante para apresentar os resultados de suas realizações, no entanto, se você não tem esses dados, não caia na tentação de inventar. Hoje em dia, com a internet, está relativamente simples conferir qualquer informação que nos é apresentada e com certeza muitos recrutadores o fazem. Você certamente não quer passar por mentiroso ou demonstrar que está exagerando nas potencialidades de suas ações, não é mesmo?

5 – Seja claro e objetivo

Agora que você já conhece a estrutura para elaborar os textos descritivos de realizações profissionais, é essencial atentar para como tornar seu currículo interessante para o recrutador. Lembre-se que essa pessoa provavelmente tem uma grande variedade de currículos em mãos e precisa ser atraída particularmente pelo seu para que ele não vá para a pilha do descarte.

Para isso, seja claro e objetivo na sua forma de apresentar os elementos mais significativos, não somente no que diz respeito às realizações em si. Textos com muitos floreios e desvio do foco acabam passando a ideia de alguém que não é muito focado e/ou que não tem conteúdo para disputar a vaga. Textos curtos e diretos são primordiais.

6 – Use palavras-chave de sua área

Para que seu currículo se torne mais relevante em buscas online, é essencial que tenha palavras-chave da sua área de atuação. Assim, quando uma companhia estiver buscando por potenciais candidatos, pode ser direcionada para a sua descrição profissional. Esse cuidado também é eficiente para melhorar seu posicionamento no processo de triagem realizado pelos recrutadores, novamente lembro que o número de currículos que eles recebem é bem significativo.

7 – Esqueça os jargões e termos técnicos muito específicos

Usar palavras-chave da sua área não significa incluir no texto de suas realizações jargões e termos técnicos que são muito específicos, pois isso pode comprometer o entendimento que o recrutador que está diante do currículo terá de sua apresentação profissional. Muitos profissionais podem atuar em empresas de diferentes segmentos ao longo de suas carreiras, não podendo ficar presos à linguagem de um setor.

8 – Foque em realizações relevantes

Cada área de atuação possui as suas próprias realizações relevantes, considere isso no momento de determinar o que será adicionado ao seu currículo. Por exemplo, quem está buscando uma vaga na área de finanças, pode enfocar em realizações como redução de custos, elaboração de programa de organização financeira e otimização de processos relativos aos impostos.

Já quem está buscando uma colocação no setor de recursos humanos, pode apresentar realizações que envolvam redução de rotatividade, políticas de melhoria de clima organizacional, bem como redução de custos para contratação e desligamento de colaboradores. Pense a respeito do que o potencial futuro empregador pode estar procurando e, claro, sempre focando no que foi realizado de verdade.

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9 – Não cabe tudo em um parágrafo

Quando estiver escrevendo sobre as suas realizações profissionais, você certamente perceberá que não dá para colocar tudo o que aconteceu e realizou em duas linhas. A ideia é que a realização seja apresentada tal qual uma manchete de jornal, criando expectativa de saber mais naquele que está lendo, mas sem entregar todo o conteúdo de uma vez.

Aliás, é interessante que o recrutador tenha o desejo de saber mais a partir do que está escrito em seu currículo, pois, assim, ele provavelmente te chamará para uma conversa pessoalmente. Frente a frente com o entrevistador, é possível relatar com mais detalhes o que há de importante em suas ações, demonstrado ser uma excelente aquisição para a organização.

10 – Jamais minta

Em hipótese nenhuma se deve mentir na elaboração de um currículo, por mais que você acredite que não tem a qualificação necessária para conseguir a vaga desejada. Busque melhorar a sua capacitação profissional e se dedique em ter mais realizações para apresentar futuramente. Como bem diz o ditado popular, a mentira tem perna curta e com a internet pode ser desvendada em apenas um clique.

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