Como iniciar uma conversa de negócios e falar com clareza?

Conversa de negócios Fale com clareza em uma conversa de negócios. Veja as dicas.

 

Nem sempre o ambiente profissional permite que você tenha tempo para aprender. Mas, no lugar de enxergar esse fato como algo negativo, é importante que você consiga extrair o lado positivo. Nesse caso, você tem a possibilidade de obter conhecimento e já aplicá-lo e, com a experiência, evoluir.

Só que, além do dia a dia, é essencial que você busque por outras formas de aprendizado. Por isso, selecionamos quais são os principais conselhos para que você se dê bem em uma reunião de negócios e em qualquer situação profissional. Acompanhe tudo neste artigo!

Conheça agora mesmo uma poderosa ferramenta de desenvolvimento!
Acesse meu livro “Tudo sobre Coaching” e conquite um novo patamar de sucesso!

5 dicas para você arrasar na conversa de negócios

Agora chegou a hora de conferir quais são os principais pontos que você deve prestar atenção em uma conversa profissional. Vale lembrar que as recomendações não são apenas para diálogos temporais, mas para o dia a dia dentro de um ambiente de trabalho.

  • Estude

Não importa se você vai apresentar um projeto para o CEO da empresa ou se você está tentando bater a sua meta de vendas na sua loja, é fundamental estudar o seu produto e mercado. Ou seja, esteja sempre atualizado em relação às novidades, compartilhe conhecimento com outros profissionais do ramo, leia notícias e busque por cursos de aperfeiçoamento. O que não pode é ficar parado!

Mesmo fazendo todas essas ações, é essencial que treine o seu discurso e pesquise os melhores argumentos. Esse tipo de análise enriquece o debate e ainda aumenta a sua capacidade intelectual. Afinal, ninguém consegue vender um bem de consumo ou uma ideia sem bons argumentos.

  • Venda o seu peixe

Ao apresentar uma ideia ou um produto, é importante que o seu público saiba quem você é. Por exemplo, ao apresentar um projeto para a aprovação do seu diretor, é essencial que você lembre o que você faz e toda a dedicação que colocou nessa entrega. Longe de se exibir, o objetivo é mostrar que você estudou para elaborar a sua ideia e que esta merece ser reconhecida.

Outro exemplo interessante é quando você precisa vender um produto para um cliente grande. Nessa conversa, é importante que você mostre o quanto é especialista no assunto. Muito além dos estudos que recomendamos acima, o foco aqui é provar que a sua experiência profissional neste mercado te faz qualificado para vender os benefícios de um produto de qualidade.

  • Desenvolva a sua inteligência emocional

Não adianta ter estudado os melhores argumentos, ter grandes experiências profissionais e ter um bom produto ou uma boa ideia em mãos, se você não souber administrar os próprios sentimentos. A capacidade de separar os problemas pessoais dos profissionais e de não descontar as suas frustrações internas em outras pessoas não é algo fácil de fazer no dia a dia, porém não é impossível.

É essencial que você exerça um gerenciamento de sentimentos rígido para que nada externo atrapalhe uma reunião de negócios ou qualquer outro momento profissional importante. O mesmo vale para o lado pessoal da vida. Afinal, ninguém merece que as horas de descontração e de descanso sejam regadas com preocupações do trabalho.

O coaching é um método que pode ser bem efetivo na sua busca pela maturidade dos sentimentos, que pode ser alcançada com a prática constante do autoconhecimento e da inteligência emocional.

[php_everywhere instance=”2″]

  • Observe

Um bom profissional está sempre atento ao que está acontecendo ao seu redor, fazendo o papel de observador. O objetivo desse hábito é aprender com as palavras, comportamentos e ideias dos outros, além de extrair o máximo de informações relacionadas a quem está ao seu redor. Longe de ser uma forma de perseguição, a ideia de observar durante o período de trabalho é um caminho para entender quem está ao seu lado em horário comercial.

Além disso, a capacidade de observação é essencial se você está tentando vender um produto para um cliente ou um projeto para o seu gestor. Com essa habilidade, você é capaz de analisar expressões corporais e faciais e também encontrar onde estão os principais objetivos de quem está escutando. Quem sabe aprimorar ou até mudar os seus argumentos durante o discurso.

Por exemplo, se você está defendendo uma entrega para o seu gestor e, durante a conversa, percebe que ele leu alguns dos livros que você também leu. Então, você começa a usar referências literárias similares para que o seu superior perceba que você tem bagagem cultural e sabe usar os argumentos certos nas horas certas.

  • Crie uma relação de confiança

É importante que você estabeleça uma conexão com o seu público. Por isso, enquanto observa, busque aplicar o que percebeu. Por exemplo, ao observar atentamente o seu cliente, imagine que você notou que ele ficou interessado em adquirir o produto, mas ainda não está 100% seguro por conta do preço. Como estratégia, você apresenta os benefícios do produto em longo prazo usando as suas experiências pessoais para que o cliente entenda que o investimento vale a pena.

O coaching em vendas é uma excelente forma de desenvolver suas habilidades relacionadas a criação de um campo relacional de confiança com o cliente. Além disso, o método ajuda no desenvolvimento da sua escuta ativa, capacidade de persuadir, habilidade de tomar decisões de forma ágil, gestão eficaz do tempo e mais.  

Quer descobrir qual grau da sua felicidade?
Clique aqui e acesse o “Termômetro da Felicidade”!

Hora de agir

Gostou das dicas que leu por aqui? Se você tiver mais alguma é só escrever no fim do artigo. O que é importante mesmo é que você se sinta inspirado para colocar todo o conhecimento novo que você adquiriu aqui em prática o quanto antes.

Para fechar com chave de ouro, aqui vai uma dica final de conteúdo muito interessante para que você comece a exercer o seu melhor lado o quanto antes. O filme “Sucesso a Qualquer Preço” de 1992 é uma boa recomendação para quem está buscando por referências comportamentais e de argumento. O filme conta a história de três corretores que devem se dedicar ao máximo para atingir as metas de venda. Além de mostrar a realidade a respeito do mercado competitivo, você aprende sobre respeito profissional, relacionamentos interpessoais, inteligência emocional, esforço e mérito.

Ficou com vontade de ver o filme, não é mesmo? Então, veja e já comece a colocar todas as ideias deste artigo e do filme em prática! Aproveite para compartilhar esse texto nas suas redes sociais e inspirar outras pessoas.

[php_everywhere instance=”1″]

Copyright:757842628 – https://www.shutterstock.com/pt/g/kantver

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010