Por volta dos 18 anos, nos vemos obrigados a definir qual profissão seguir, já completamos o ensino básico, e precisamos decidir por uma carreira, isso implica em escolher um curso universitário, técnico ou de especialização que atenda as expectativas pessoais e satisfação no trabalho.
Essa escolha implica numa série de fatores, como valores, crenças, influências familiares, de amigos e até a recorrer a uma orientação profissional.
Escolher uma carreira é um processo que visa conquistas a curto e longo prazo. Quando ainda jovens precisamos definir a profissão que nós conduziremos até a aposentadoria.
E surgem as perguntas:
– Com qual profissão me identifico mais?
– Quais cursos fazer?
– Será que vou “dar conta do recado”?
– Será que tenho habilidades? Quais?
– Será que vou obter sucesso?
O Coaching no planejamento de carreira auxilia os profissionais, estejam estes jovens ingressando no mercado, ou já experientes, que necessitam dar novo rumo à carreira, para conquistarem seus objetivos e conduzirem com assertividade sua vida profissional.
O processo de Coaching auxilia na identificação de pontos positivos, pontos de melhoria, na definição de metas e objetivos, através de ferramentas e técnicas que despertam o autoconhecimento e autorreflexão.
O método também visa o desenvolvimento de habilidades e capacidades em um processo de evolução contínuo, o que possibilitará ao profissional direcionar melhor suas decisões, e diminuir consideravelmente a probabilidade de erros durante a trajetória.
Além disso, são trabalhados aspectos como do planejamento estratégico, definição de estado atual e estado desejo, foco e planos de ação para o alcance de objetivos.
Seguem algumas dicas para quem deseja iniciar um plano de carreira:
– Identifique e coloque no papel seus pontos fortes e os de melhoria;
– Defina seus valores e crenças;
– Defina metas e objetivos realistas;
– Descubra sua vocação, seus talentos;
– Pesquise sobre o mercado de trabalho pretendido, faixa salarial e empregabilidade e etc.
– Entre em ação, especialize-se, esteja em constante atualização;
– Faça autoavaliação. Sempre que alcançar um objetivo faça uma avaliação e novos planejamentos.
[php_everywhere]