Algumas pessoas visam uma profissão pensando apenas no retorno financeiro e nas oportunidades de trabalho atuais. Obviamente isso deve ser levado em conta, porém não é tudo. Nem sempre uma carreira em alta hoje permanecerá neste patamar daqui a 10 anos, por exemplo.
Deve-se sempre estar atualizado e atento ao mercado e às necessidades sociais. Se você está começando a sua carreira, ou apenas trocando de ares, preste atenção em algumas oportunidades de emprego que estarão em alta no futuro.
No artigo a seguir iremos apresentar as carreiras que se mostram mais promissoras no futuro. Encontre boas oportunidades para construir uma carreira sólida e da qual você goste.
7 Carreiras promissoras com boas oportunidades
São chamadas de “profissões do futuro” aquelas que apresentam tendência de valorização nos próximos anos e décadas. Atividades que vêm crescendo em relevância e que, possivelmente, representarão excelentes oportunidades no mercado. Continue lendo para conhecer!
Profissionais de Big Data
Atualmente, as empresas tem um grande volume de dados a sua disposição. Tais informações são adquiridas através da coleta de diferentes fontes como os sistemas internos e externos.
Torna-se, então, cada vez mais relevante que esses dados sejam trabalhados, analisados e transformados em material estratégico. Informações fundamentais de mercado e do público consumidor podem ser extraídas dessa análise.
Para que essa análise seja realizada com eficiência é determinante contar com um profissional especializado. Dentre as funções desse especialista estão organizar, tratar e analisar os dados disponíveis. Saber interpretar esses dados é fundamental para adotar um melhor posicionamento empresarial.
Profissionais de Big Data devem contar com conhecimentos de tecnologia, de Ciências Exatas (como Matemática, Análise de Sistemas, Estatística) e de Ciências Humanas (como Marketing e Psicologia).
Cursos como Sistemas de Informação, Gestão de Tecnologia da Informação, Engenharia de Telecomunicações, Rede de Computadores, Ciência da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Engenharia da Computação são boas apostas.
Engenheiro com foco em Agronegócio
O agronegócio é um setor bastante amplo e de constante crescimento, visto que abrange várias atividades e empresas ligadas à produção de grãos e alimentos. Os profissionais têm oportunidades em várias áreas de atuação que são bastante promissoras, como a indústria de máquinas agrícolas, fertilizantes, rações, plantações entre outras.
Há diferentes formações de Engenharia voltadas para o setor agropecuário como: Agronomia, Agrimensura, Florestal, Ambiental, de Pesca e Aquicultura. Profissionais com essas formações serão cada vez mais requisitados pelo mercado.
É interessante observar que esses profissionais não irão atuar somente na expansão do agronegócio, mas também com foco em medidas para preservação de solos, rios e florestas. Esse mercado demanda profissionais que reúnam conhecimento técnico e habilidades de gestão empresarial.
Designer de Inovação
A função do profissional da área de design de inovação é desenvolver ideias e funcionalidades inteligentes para transformações soluções e produtos em verdadeiros sucessos. No Brasil, essa é uma área que ainda não avançou muito, contudo, a tendência é o seu fortalecimento nos próximos anos.
No dia a dia do designer de inovação é recorrente a pesquisa de tendências e a necessidade de ter uma boa visão de desenvolvimento industrial. Formações em Design com especialização em tecnologia e inovação representam um excelente caminho para esse mercado.
Tecnologia da Informação
Há alguns anos a Tecnologia da Informação é apontada como uma área em plena expansão no Brasil e no mundo. Com o passar dos anos essa área se consolidou e já oferece uma série de oportunidades no presente. Contudo, o futuro dessa área tende a ser ainda mais interessante.
As empresas tendem a usar ainda mais recursos tecnológicos nos próximos anos tornando a presença de profissionais da área ainda mais relevante. Os interessados na área de TI devem buscar pelo desenvolvimento da capacidade de concepção, implementação e gestão de sistemas tecnológicos.
Num futuro, que está bem próximo, haverá ainda mais necessidade de desenvolvedores de softwares, aplicativos e soluções tecnológicas, especialmente com foco em segurança.
Gestor de Resíduos
Vivemos em um contexto onde as populações só crescem e com elas a geração de lixo. A gestão desses resíduos se mostra fundamental diante de questões iminentes como o aquecimento global e a falta de espaço. Há cada vez mais necessidade de profissionais habilitados para gerir resíduos sólidos.
A área cresce e o profissional inserido nesse cenário poderá ajudar empresas a se adequarem aos novos padrões. Também está entre as atribuições desse profissional desenvolver métodos de controle da poluição e elaborar formas de reaproveitar os resíduos produzidos.
É válido citar que as leis brasileiras, como a Política Nacional de Resíduos Sólidos, tornou obrigatória a presença de profissionais especializados em gestão do tratamento de esgoto, reciclagem, entre outros.
Profissionais graduados em cursos como Química, Biotecnologia, Engenharia Hídrica, Engenharia Florestal, Engenharia Ambiental, Ecologia, Ciências Biológicas e Gestão Ambiental terão grandes chances nessa área. Cursos de tecnologia como o de Química Ambiental também podem suprir as demandas do mercado.
Medicina
A profissão de médico é bastante tradicional e continuará sendo uma área com grandes oportunidades em médio e longo prazo. E, claro, que os médicos não trabalham sozinhos, de forma que também há grande mercado para auxiliares de enfermagem, enfermeiros, instrumentadores, entre outros.
A procura por profissionais especializados em cuidar de idosos irá aumentar devido ao envelhecimento populacional. Do mesmo modo aumentará a procura por novos produtos e serviços para a população idosa.
Cursos que se destacam no setor de Saúde para o futuro são: Medicina, Gerontologia, Educação Física, Esporte e Lazer, Fisioterapia, Nutrição, Fonoaudiologia, Musicoterapia, Enfermagem e Farmácia.
Marketing
Com o aumento do número de empresas em diferentes segmentos do mercado, cresceu também a necessidade de profissionais de Marketing. Compreender os consumidores da era digital e desenvolver estratégias relevantes para destaque no mercado estão entre os pontos principais dessa área.
Além do marketing externo, as empresas estão se voltando também para o desenvolvimento de estratégias voltadas ao público interno, ou seja, seus colaboradores.
Reduzir a rotatividade é essencial para empreendimentos que desejam se manter relevantes no mercado. Cursos como Marketing, Marketing Digital e Recursos Humanos representam boas oportunidades.
Gostou de conhecer melhor as profissões do futuro? Comente abaixo e aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para passar o conhecimento adiante!