Os homens também apresentam esse “Q” a mais, mas as mulheres saem na frente quando o assunto é o capital erótico, o que, para a pesquisadora, está definido em seis pontos fundamentais: beleza, atratividade sexual e social, vivacidade, apresentação, sexualidade e fertilidade. Vai dizer que você não conhece alguém com esse perfil? Aquele amigo que atrai as atenções é persuasivo e muito querido por todos, ou uma colega muito bonita que por onde passa atrai olhares. O presidente dos Estados Unidos Barack Obama e a atriz Angelina Jolie, são bons exemplos de capital erótico e você mesmo(a) pode pertencer a esse grupo.
Além do capital social, cultural e econômico, o capital erótico aparece entre as quatro características que fazem uma pessoa chamar mais a atenção do que outras. O estudo define que pessoas com esse estilo são consideradas persuasivas e, na maioria das vezes, vistas no ambiente de trabalho como mais competentes e honestas. E segundo Catherine é errôneo pensar que o capital erótico se destaca para compensar alguma falha em outro quesito, muito pelo contrário, ele é mais um agregador às qualidades da pessoa.
Pontos Negativos
O capital erótico também pode ser um ponto á menos na hora de conseguir um emprego. Muitas empresas tendem a achar que pessoas muito bonitas e com forte apelo sexual podem desviar as atenções no ambiente de trabalho, e na hora da contratação, a beleza acaba sendo preterida em nome do bom andamento do grupo. Portanto, é preciso saber dosar o Capital Erótico para que ele seja aliado e não um ponto negativo quando o assunto for carreira. Se você já tem beleza e empatia naturais, ótimo, não é preciso exagerar. Concentre-se em suas outras qualidades e mãos à obra.