Business Partner – O que é e como se tornar um?

Duas pessoas apertando as mãos

Confira as principais atribuições do Business Partner dentro de uma empresa.

O Business Partner, também chamado de consultor interno, tem um papel estratégico para o estreitamento de laços entre diferentes setores da empresa. O trabalho desse profissional leva a uma gestão de pessoas mais eficiente.

Essa função tem sido cada vez mais valorizada e contribuído para benefícios significativos. Continue lendo para saber mais sobre a carreira de Business Partner e como se tornar um.

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O que é Business Partner?

A expressão Business Partner refere-se a um parceiro de negócios, alguém que tem direitos e deveres com a empresa. Sua função principal é promover o alinhamento entre as equipes de recursos humanos e negócios.

Isso quer dizer que esse consultor desempenha funções prioritárias para uma boa gestão de pessoas dentro da companhia. Seu trabalho é direcionado para atender as demandas, tanto das equipes quanto de suas lideranças.

Embora seja uma função que está ganhando maior destaque, o Business Partner ainda é mais relacionado com grandes empresas. Quanto maior a organização, maior é a distância que existe entre as equipes de recursos humanos e negócios.

Uma estrutura gigantesca de colaboradores demanda que os profissionais de recursos humanos estejam focados em funções como seleção, efetivação e desligamento. Pode ser bastante complexo conseguir realizar um trabalho mais próximo dos colaboradores.

É esse gap de proximidade entre os gestores e equipes de diferentes setores que o Business Partner deve suprir. As organizações têm buscado por profissionais com perfil mais generalista para tentar fazer essa ponte entre os diferentes setores. É um profissional que atua tanto junto ao líder do setor de RH quanto aos líderes de negócios.

Business Partner: como surgiu a função?

No universo corporativo, a palavra partner refere-se a um indivíduo que toma parte na empresa ou em um investimento. Em outras palavras, isso quer dizer que é alguém que firma um compromisso tendo direitos e deveres. A função foi delineada com inspiração na obra “Human Resource Champions” (“Os Campeões dos Recursos Humanos”), publicada nos anos 1980.

Dave Ulrich, especialista em gestão de pessoas e autor do livro, compartilha sua observação da falta de conexão entre as áreas de negócios e recursos humanos nas empresas. Essa ligação é essencial para o sucesso de companhias de qualquer setor. No entanto, as particularidades de cada área podem distanciar mais do que aproximar.

Nessa obra, Ulrich aborda os desafios das lideranças para o gerenciamento de equipes com eficiência. Nem sempre os líderes têm as ferramentas necessárias para estimular o máximo potencial dos seus liderados. Os profissionais da área de recursos humanos também podem encontrar uma série de obstáculos para compreender a realidade de diferentes setores.

É nesse ponto que o Business Partner entra, sendo um profissional que aconselha as lideranças partindo de dados, informações e relatórios. Com acesso a dados, se torna mais simples para o líder tomar decisões mais relevantes para o sucesso do seu setor. A função desse consultor é ajudar as lideranças a construir soluções mais sólidas.

Business Partner: quais são suas atribuições?

Confira, a seguir, as principais atribuições do Business Partner dentro de uma empresa.

Gestão de pessoas

Esse profissional é o responsável pelas principais ações direcionadas para a gestão de pessoas.

Políticas de alinhamento

Cabe ao Business Partner propor políticas que permitam o alinhamento entre a área de Negócios e Recursos Humanos.

Clima organizacional

Também está no escopo de atividades monitorar o clima organizacional através de pesquisas e implementação de estratégias.

Decisões de lideranças

O Business Partner deve ajudar as lideranças a tomarem decisões pertinentes para o sucesso da companhia. Para isso, deve estar apoiado em pesquisas e dados relevantes.

Coleta de dados

Para realizar a função acima é necessário que o Business Partner realize um trabalho comprometido de coleta de dados.

Relatórios

A partir do uso de ferramentas adequadas, o Business Partner deve elaborar relatórios. Saber identificar os melhores indicadores também é uma atribuição desse profissional.

Treinamentos

O Business Partner deve saber identificar quando há a necessidade de treinamento e propor ações eficazes.

Avaliação

Outra importante função do Business Partner é auxiliar os gestores na avaliação de desempenho dos colaboradores. Essas avaliações contribuem para o desenvolvimento de programas de melhoria contínua sólidos.

Implantação de projetos

O Business Partner deve ser um apoio para os líderes no momento de implantar novos projetos.

Metas

Também faz parte do trabalho auxiliar na definição de metas.

Como se tornar um Business Partner?

Há algumas opções de caminhos para se tornar um Business Partner, sendo que o mais comum é a formação em Administração. Esse profissional deve conhecer em detalhes as funções da área de RH, sendo o curso de graduação em administração o ponto de partida. Uma especialização em recursos humanos é bastante interessante para completar a formação.

O começo da carreira mais provável para alguém que deseja se tornar um Business Partner é no setor de recursos humanos. Nesse departamento o profissional pode assumir diferentes postos, como o de seleção e recrutamento, treinamento, remuneração, entre outros. O grande salto se dá quando o profissional deixa de ser um especialista em uma subárea de recursos humanos para se tornar um generalista.

O mais importante é ter uma visão que unifique os diferentes processos de gestão de pessoas. O profissional dessa área deve ter interesse também na base de gestão de negócios. É importante estudar tópicos de áreas de finanças, gestão corporativa, comunicação, marketing, entre outros. É a junção de conhecimentos das áreas de recursos humanos e negócios que resulta na formação de um bom Business Partner.

Curso específico de Business Partner

Se você tem certeza de que deseja atuar nessa área, pode encurtar o caminho fazendo um curso específico. A Fundação Instituto de Administração (FIA) oferece um curso de extensão em que estão englobados os temas necessários para atuar como Business Partner.

Dentre os temas abordados estão métodos para a prática da atividade e modelo organizacional do setor de recursos humanos. Vale a pena pesquisar outras opções de cursos, por ser uma área que está ganhando destaque é bem provável que ganhe mais alternativas.

A função de Business Partner vem ganhando cada vez mais destaque, representando uma grande oportunidade! Aproveite para deixar seu comentário abaixo e compartilhar o conteúdo em suas redes sociais!

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