O respeito no ambiente de trabalho é fundamental para um clima organizacional saudável e uma boa produtividade. No entanto, nem todas as empresas sabem como estimular a boa convivência entre os seus funcionários. Algumas medidas contribuem significativamente para que haja maior boa vontade entre os profissionais.
Pensando nisso, elaboramos uma lista com dicas essenciais para transformar o ambiente da sua companhia. Com mais respeito entre as pessoas, é possível promover mais trocas de experiências e potencializar os talentos individuais na esfera coletiva. Vamos começar?
7 Dicas de como estimular o respeito no ambiente de trabalho
O estímulo do convívio saudável entre os colaboradores é preponderante para alcançar bons resultados. No entanto, pode ser bastante desafiador conciliar diferentes expectativas, personalidades e interesses.
Ainda assim, é possível chegar a bons termos com os recursos e estratégias certas. Continue lendo e confira as dicas que listamos.
1. Entenda quais são as insatisfações e expectativas da equipe
A primeira medida a ser tomada é a de compreender quais são as insatisfações e expectativas dos colaboradores da sua empresa. Compreender os desconfortos e sonhos dos funcionários ajuda a pensar em formas de estabelecer uma convivência mais harmoniosa. É necessário definir prioridades para a melhora do clima organizacional.
Recomendamos que o gestor faça um investimento em pesquisa interna. Ter um diálogo aberto com os colaboradores também contribui para enxergar as questões através do ponto de vista deles.
2. Estimule a proximidade entre líderes e liderados
Para que haja mais respeito entre os funcionários, é essencial reduzir as distâncias impostas pela estrutura hierárquica. Isso deve partir do gestor geral, é importante estar aberto para ouvir as sugestões e reclamações dos colaboradores. Essa atitude contribui para que os líderes dos setores também sejam mais abertos com suas equipes.
Quando as equipes conseguem conversar de forma clara e transparente, é criado um ambiente propício sem inseguranças. Muitas vezes, as pessoas acabam criando uma “casca” de grosseria e distância por se sentirem inseguras em relação à sua posição dentro da empresa. Se esse ponto é eliminado, torna-se mais fácil estabelecer relações mais leves entre as pessoas.
Cabe ao líder se manter próximo dos seus liderados, estando a par de todas as situações do dia a dia. Uma interferência certeira no início de um desentendimento pode significar evitar um grande desacordo.
Uma dica prática é ter um dia na semana para almoçar com um membro da equipe ou mesmo fazer um horário de café com diferentes colaboradores. A ideia é entender, por diferentes vozes, o que está acontecendo na equipe.
3. Feedbacks constantes e valorização do trabalho
O respeito é construído com atitudes e uma das mais importantes é a de dar feedbacks regularmente. Os profissionais se sentem respeitados pelos líderes e pelos colegas quando recebem um comentário ou mesmo uma sugestão sobre seu trabalho. Deve ser estimulada a cultura do feedback, mas sempre com foco em ser construtivo e não apenas implicar com os colegas.
Para quem está inseguro em relação à forma como vem lidando com alguns desafios, é essencial ouvir de outra pessoa no que está acertando e errando. Outro ponto essencial de abordar dentro dessa questão de feedbacks é o intervalo entre um e outro. Se há um tempo longo entre as conversas de trocas, pode ser que os colaboradores se vejam paralisados devido a obstáculos momentâneos.
Os feedbacks devem levar em consideração aquilo que pode ser melhorado, mas também devem focar em elogios. Uma equipe que está bem orientada pela liderança e tem seu esforço reconhecendo tende a ser mais respeitosa.
4.Tratamentos igualitários e sem exposições pessoais
Se for necessário fazer uma correção, dar um feedback negativo ou discutir um assunto delicado, é importante fazê-lo em particular. Jamais exponha os colaboradores na frente dos colegas, pois, além de ser uma atitude desnecessária, também abre margem para a falta de respeito entre eles.
Ainda que haja uma preferência pessoal por esse ou aquele membro da equipe, o líder não pode demonstrar. Todos os funcionários devem receber tratamento igualitário para que ninguém se sinta acima das regras.
Quando alguém adquire status de “preferido” do líder, pode passar a existir uma competitividade desnecessária. Para um bom clima organizacional é essencial não se ter a sensação de privilégios.
5. Liberdade para a execução das atividades
Um dos papéis dos gestores é o de cobrar e acompanhar o desempenho dos colaboradores. Porém, para estimular o respeito no ambiente corporativo é interessante dosar esse nível de interferência. Os funcionários devem sentir que há confiança na competência deles. Inclusive, essa maior liberdade faz com que os demais membros da equipe reconheçam o valor uns dos outros.
A mínima percepção de desconfiança do líder em relação ao trabalho de alguém abre margem para dúvidas sobre a sua competência. Também é importante deixar claro que os profissionais não devem interferir na maneira como cada um realiza suas atividades. O que importa é o resultado e nem todo mundo trabalha da mesma maneira.
Dar sugestões que possam tornar o caminho menos tortuoso é válido, mas não dá para se colocar de maneira impositiva. Quando um profissional tenta mudar a forma como outro trabalha está gerando um ambiente propício a insatisfação.
6. Estimule a socialização entre os colaboradores
Para que as pessoas se respeitem precisam de um mínimo de convivência social. Então, uma medida válida é a de organizar alguns eventos de interação entre os colaboradores. Podem ser festas realizadas dentro da organização ou ainda almoços ou jantares especiais.
Não precisa esperar o fim do ano para fazer confraternizações, ter pequenos eventos periódicos é interessante. As lideranças devem participar desses eventos de forma a se aproximar dos membros da sua equipe.
7. Motive a sua equipe
A motivação é imprescindível para que as equipes se mantenham com o desejo de colaborar entre si. Empresas que oferecem bonificações e premiações para as metas batidas conseguem fazer com que suas equipes se engajem mais.
O desejo de bater as metas faz com que os profissionais tenham mais respeito e consideração pelos colegas. Afinal, para vencer é necessário ter a contribuição de todos.
O respeito é construído diariamente através de atitudes que aproximam!