No último final de semana terminou o campeonato automobilístico mais popular do mundo: a Fórmula 1. O piloto alemão Sebastian Vettel, com apenas 25 anos, ganhou o seu terceiro título consecutivo na categoria. Se observarmos, veremos que podemos aprender algumas lições com a Fórmula 1 que são aplicáveis em nossa carreira.
Vejamos algumas delas:
Foco – Para pilotar um carro que pode superar 300 Km/h é necessário estar concentrado no objetivo que é ganhar a prova. Em nossa carreira, não é diferente. Precisamos nos concentrar nas tarefas do dia a dia. Focar naquilo que realmente é importante e deixar as distrações de lado. Distração aqui é tudo aquilo que põem em risco o seu rendimento, que diminui a sua produtividade.
Raciocínio rápido – Um dos objetivos da Fórmula 1 é ser a categoria mais moderna do automobilismo. Por isso, existem várias ferramentas e métricas para saber, por exemplo, quantas voltas os pneus aguentarão sem atrapalhar o rendimento do carro e qual a quantidade ideal de combustível. Enfim, tudo é medido, mas ainda assim, imprevistos acontecem.
Em nossa carreira também deve ser assim. Devemos mensurar todas as variáveis, para quando imprevistos acontecerem dispormos de inteligência emocional e do poder de análise para com, mais precisão e assertividade, possamos resolver determinado problema. E para isso, você deve contar também com toda a sua experiência, conhecimentos e habilidades.
Minimizar os riscos – Apesar de toda segurança dos carros da Fórmula 1 atual, o piloto tem saber o hora correta de arriscar. E para arriscar, ele deve conhecer bem a pista onde ele está correndo, o comportamento do seu carro e de seus adversários. Da mesma forma, para fazermos algo ousado em nossa carreira devemos conhecer bem o que estamos fazendo e a área que atuamos. Pois assim como na fórmula 1, um erro no mercado de trabalho pode ser fatal para sua carreira.