A Cielo S.A. é a empresa líder em soluções de pagamentos eletrônicos na América Latina, responsável pelo credenciamento de estabelecimentos comerciais e pela captura, transmissão, processamento e liquidação financeira das transações realizadas com cartões de crédito e débito. Com o programa Cielo Coaching, desenvolvido em parceria com o IBC, a Cielo promove o desenvolvimento sistêmico de líderes e gestores internos para que, através do Coaching, seus profissionais tenham um melhor desempenho e desenvolvam melhores competências.
Roberto Dumani, vice-presidente de Desenvolvimento Organizacional da Cielo, conta um pouco dessa parceria:
IBC – Como a Cielo utiliza o processo de coaching no ambiente organizacional.
O programa Cielo Coaching nasceu em 2011, no âmbito do processo de metamorfose organizacional por que passamos após as mudanças no setor de pagamentos eletrônicos, ocorridas um ano antes. Basicamente, diante de um novo cenário competitivo, que estimulava também a disputa por talentos, era necessário criar um ambiente que engajasse o nosso time todos os dias e reforçasse um dos nossos valores corporativos: colaboradores com atitude, espírito de equipe e paixão em tudo o que fazem. Carreira, então, passou a ser um dos focos da nossa proposta de valor ao colaborador.
Foi nesse contexto que criamos uma cultura de meritocracia na companhia e, com ela, desenvolvemos uma série de programas voltados ao desenvolvimento profissional dos nossos talentos. Além de fortalecer esse processo por meio de orientações para a carreira, uma das premissas do nosso programa de coaching é a participação da liderança. As atividades são desenhadas de forma que o líder se envolva em todas as etapas do coaching, o que permite a ele não apenas contribuir com o desenvolvimento dos coachees, mas, também, desenvolver-se como gestor de pessoas. Em nossa percepção, esse fator é fundamental para atingirmos um nível ideal de engajamento do colaborador com a organização.
IBC – Como você avalia a participação do IBC neste processo de construção do case bem estruturado de coaching que a Cielo tem? O que você tem a dizer sobre o trabalho desenvolvido?
O IBC é uma instituição amplamente reconhecida por sua metodologia de coaching. Como todos os nossos programas de carreira passam por reestruturações periódicas para trazer sempre as melhores práticas do mercado, vimos no IBC o parceiro ideal para incorporar capacitação, avaliação comportamental e avaliação 360º ao programa de coaching da Cielo.
IBC – Como você avalia os resultados dos programas e ações (baseados em processos de coaching) utilizados na empresa?
Temos uma série de programas voltados ao desenvolvimento de líderes – o que, para nós, é uma parte importante da gestão de pessoas, porque um líder inspirador tem um papel fundamental na disseminação da cultura da organização. No nosso caso, a transparência e a tempestividade da comunicação são itens elementares para garantir o engajamento e o vínculo emocional da equipe com a companhia. Por isso gosto de dizer que, em vez de retenção, procuramos oferecer condições para que o colaborador reafirme o seu contrato emocional com a Cielo todos os dias.
Dito isso, posso dizer que o programa de coaching já é um importante ativo da companhia quando falamos em gestão de pessoas. Além de provocar reflexões sobre trajetória profissional, desempenho, competências e aspirações de carreira – objetivos que compõem a maioria dos programas de coaching –, a iniciativa da Cielo se diferencia por oferecer ao coachee a possibilidade de escolher o seu mentor. Todos os coaches têm seus currículos publicados na intranet da companhia e não podem ser gestores diretos dos participantes do programa. Com isso, oferecemos uma alternativa relevante de escolha para o treinando sem deixar de manter o papel do seu gestor como coach. Adicionalmente, para atuar como coach é necessário obter uma certificação interna, já que nem todos têm aptidão para esse tipo de atividade. Garantimos, assim, a qualidade do programa.
IBC – O coaching se tornou parte da cultura organizacional da Cielo? Como ele influencia os resultados que vocês obtêm hoje?
Apesar de recente, o programa de coaching vem se consolidando como uma das principais ferramentas para o desenvolvimento de pessoas na Cielo. Temos uma demanda grande de colaboradores interessados em participar do programa, o que demonstra a percepção de valor que eles têm sobre essa iniciativa. Nosso desafio tem sido identificar e certificar novos coaches e priorizar o programa na agenda deles. Temos um indicador que se destina a medir periodicamente o percentual de retenção, que hoje se encontra próximo de 100% dos talentos mapeados, e sem dúvida o programa Cielo Coaching tem contribuído de maneira importante para essa meta.
Mas ainda há espaço para crescer. Como já mencionei, estimulamos cada vez mais a participação das lideranças no processo do coaching. Quando o executivo participa do programa como treinando, acaba replicando as boas práticas a toda a sua equipe. E quando ele se envolve no treinamento dos coachees, também se desenvolve em competências relacionadas à gestão de pessoas. Conseguimos, assim, promover um ciclo virtuoso de aprendizado e engajamento na organização.
IBC – Você acha que o coaching é um processo que faz com que vocês se mantenham na lista de melhores empresas para se trabalhar?
Sem dúvida. A Cielo tem se mantido de maneira consistente nos rankings de melhores empresas para se trabalhar – em alguns deles há mais de dez anos – e temos a convicção de que iniciativas como essa contribuem para esse protagonismo. Percebemos hoje que o profissional valoriza cada vez mais outros benefícios da ‘cesta de moedas’ que vão muito além da remuneração. Um bom ambiente organizacional está cada vez mais ligado ao que ele pode proporcionar ao colaborador em termos de desenvolvimento de carreira, e comprovamos isso nas várias pesquisas de clima e cultura que aplicamos na Cielo. Boas práticas como o programa de coaching favorecem não apenas o ambiente corporativo, mas também a evolução pessoal e profissional dos nossos talentos.
[php_everywhere]