Virando a chave: Vivendo a partir de um insight poderoso!

Melissa Conversando com os membros da turma 63 do PSC RIOQuando verdadeiramente permitimos nos conhecer melhor, descobrimos que somos extraordinários na essência

Cidade do Rio de Janeiro, 14 de março de 2019. Foi nesse dia, na turma 63 do PSC, que Melissa de Almeida Kalas, servidora pública do Estado do Rio de Janeiro, viu a sua vida mudar: “Hoje sou uma nova pessoa, que descobriu sua missão na vida e que, com muita garra, coloca seu projeto a frente, passo a passo, dia após dia.”

Sua infância, como a de muitos brasileiros, não foi fácil depois que seu pai saiu de casa quando tinha por volta de 6 anos de idade. Após esse abandono, muitas coisas mudaram. Sua mãe, tentando recomeçar, teve um novo relacionamento, infelizmente conturbado e quando criança, por muitas vezes, presenciava junto com sua irmã as violências domésticas que sua mãe sofria. Ao conseguir uma bolsa de estudo foi morar com uma tia e por isso os momentos com sua mãe foram ficando cada vez mais escassos.

Durante a sua  adolescência, Melissa sempre pensava nas melhores maneiras que podia para fazer o bem e ajudar pessoas, mas as marcas do ambiente tóxico que vivia, o sentimento de ter sido abandonada também pela mãe e várias crenças a limitavam, a faziam se sentir incapaz ser uma pessoa melhor. Aos 17 anos de idade se casou e tornou-se mãe de uma menina linda. Naquele momento aprendeu o que é amar incondicionalmente uma pessoa.

Após 21 anos de casamento e com um sentimento de algo lhe faltava, Mel resolveu que era o momento para tomar um novo caminho, decidiu então se separar de seu marido. Percebeu que precisava ir em busca dela mesma, de quem era verdadeiramente e por 3 anos se dedicou ao autoconhecimento, mas também tentava encontrar nessa jornada uma forma de ajudar as pessoas. Estudou terapia holística, meditação, porém a chave foi virada durante a formação Professional & Self Coaching

Melissa em frente a estande do PSC

Durante essa caminhada, Deus, o universo ou o que fizer sentido para você que lê esse relato, colocou em seu caminho uma pessoa que acreditava em seu potencial e na força de seus projetos. Envolta de pensamentos negativos, crenças limitantes, traumas, chegou a negar por diversas vezes sua ajuda, mas esse amigo já enxergava nela um potencial infinito e uma frase poderosa a fez aceitar:” Eu pago, acredito em você. Você vai voar.”

Chegou no PSC buscando ferramentas para trabalhar e diferente de tudo que esperava foi recebida com abraços, estranhou no começo, “ninguém nunca me viu, que coisa é essa?”, pensou. Mal ela sabia que esse gesto que parece tão simples é altamente poderoso, ele estabelece uma ligação íntima e saudável entre as pessoas. É um bem recíproco, pois ganha quem o dá e quem recebe também o ganha, em conjunto, no mesmo momento. O abraço é uma forma poderosa de conexão entre as pessoas.

Já no primeiro dia, durante a aplicação da primeira ferramenta, pôde rever a sua história e chorou, se sentiu meio “maluca” por isso, mas para a sua surpresa ao levantar a sua cabeça percebeu que a emoção era tão forte que contagiava a todos os seu companheiros de turma. Se entregou de corpo e alma àqueles momentos que julgava estranhos, que a faziam cada vez mais honrar e respeitar sua história. “Chorava, chorava, chorava e era grata por cada lágrima.”

Melissa e participantes do PSC Rio

Nunca imaginou que a formação aconteceria dessa maneira: a cada processo e ferramentas aprendidas, crenças limitantes eram quebradas. No último dia não cabia mais tanta gratidão em seu peito, se apaixonou. Deixou aquela sala, que chamamos de mágica, com a certeza de que é disso que o mundo precisava. Reafirmou o seu propósito de ajudar pessoas, sobretudo ajudar casais. 

“Meu projeto teve um significado muito maior, um valor gigante, agora transbordando amor. Mais do que aprender técnicas, aprendi o significado de gratidão, de autoconhecimento, autoperdão.”

Após a formação, fez questão de servir como anjo em duas turmas, nas quais teve a oportunidade de abraçar com o mesmo amor com que foi abraçada. Hoje é uma nova pessoa que descobriu sua missão na vida: “Hoje tenho amor em meu peito para distribuir às pessoas. Coloco todo esse amor em tudo que faço.”

Melissa na sacada de um apartamento com vista para praia.

“E sou muito grata ao Zé, ao IBC, aos trainers e anjos da minha turma, a pessoa que patrocinou o curso para mim, e ao Durval, garçom que nos servia café sempre sorrindo para aguentarmos o dia todo nesse processo de transformação. Gratidão, felicidade, amor são palavras que definem a nova Mel que descobriu que aquela saudade lá de anos atrás, na verdade era saudade dela mesma, da essência que ficou escondida até ser desbloqueada no PSC. Gratidão a todos os envolvidos. Gratidão, gratidão, gratidão!”

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010