Inês trabalhou no mundo corporativo por mais de 40 anos, com 20 anos de experiência em cargos de liderança, foi gerente de RH em uma multinacional nos anos 80 e 90, responsável por empresas tanto no Brasil quanto no Peru.
Alcançou a gerência geral nas últimas empresas que atuou, respondendo por todas as áreas e foi membro do conselho executivo, mas em um determinado momento de sua vida percebeu que já não se sentia totalmente realizada como antes e por sentir a necessidade de se satisfazer com novos desafios se desligar(ou) do último local de trabalho, sem saber qual seria o seu plano B.
“Chegou um momento em que vi que não valia a pena ter um bom salário e me sentir vazia.”
No final de 2017 tentou abrir o seu próprio negócio, mas não foi bem sucedido e isso causou um impacto negativo em sua vida.
“Se eu tinha sido uma boa profissional, uma pessoa de muito resultado nas empresas onde eu atuei, como eu poderia abrir o meu negócio e não ser bem sucedida?”
Aposentada há quase 8 anos, após uma carreira de sucesso no mercado corporativo, mas infelizmente com um negócio que não foi para frente, decidiu participar em fevereiro de 2018 do evento Desperte o Seu Poder, com José Roberto Marques. E foi durante o evento que decidiu fazer a formação em Coaching, a partir daí a sua jornada com o IBC começou.
“Nunca havia pensado em passar por uma formação de Coaching. O Professional & Self Coaching foi realmente a grande virada. Eu sai do PSC transformada!. Logo em seguida fiz a formação em Análise Comportamental.”
Após o PSC seus atendimentos foram todos pro bono (atendimento gratuito) não sabia e não conseguia cobrar: “a pessoa sempre dizia que precisava de ajuda e eu entendia que ela não teria dinheiro, mas ela tinha para uma série de outras coisas e não para isso.” Foi durante o Coaching Assessment Day que ela entendeu como usar essa ferramenta eficiente com o objetivo de ter um um cliente pagante. Pôde aprender mais técnicas, desde como abordar o cliente como também como usar a ferramenta de uma forma mais assertiva e objetiva.
A partir de então, logo no início de 2019, Inês mudou a sua estratégia para conseguir clientes, percebeu que as técnicas que usava antes não faziam sentido e através de uma pergunta poderosa conseguiu traçar o seu plano de ação: “quando eu era executiva de uma empresa como alguém conseguia me abordar?”, a partir dessa análise percebeu que estava no caminho errado, o seu objetivo era o business executive coaching, era o nicho que conhecia sempre soube fazer bem. Assim, resolveu estar no meio de pessoas com o mesmo perfil e começou a participar de rodadas de negócios.
No seu primeiro café de negócios, conseguiu o seu primeiro contato, que definiu como “morno” e com ele usou as técnicas que aprendeu no Coaching Assessment Day, conseguindo fechar o seu primeiro contrato. Nesse acordo, fez uso da ferramenta Coaching Assessment tanto como life coaching como para a equipe de seu cliente.
Assessment é um software muito útil utilizado com o objetivo de traçar um perfil comportamental. É muito usado pelas equipe de RH, mas também pode ser usado pelo chefe, líder, gestor, colaborador, gerente, profissional mais especializado, ou seja, o Coaching Assessment serve para todos que trabalham em uma empresa.
Desde que soube verdadeiramente como usar de forma assertiva essa ferramenta para abordar o seu cliente, detalhando pontos fortes e de melhoria, tem mostrado para grandes gestores que é possível gerir a sua equipe de uma forma mais íntima e proveitosa. Inês também descobriu o caminho do seu sucesso e satisfação pessoal e profissional através do Coaching.
“Estamos na sétima sessão e os resultados têm sido maravilhosos, a partir disso novas oportunidades surgiram e fechei outros contratos. No dia 28 de março de 2019 fechei o meu primeiro contrato e nos próximos 45 dias seguintes fechei contratos que somados ultrapassaram os 40 mil reais. Hoje consigo vender e usar o Assessment de forma mais fácil e por um ótimo valor.”