Capilaridade Empresarial – O que é e qual a sua importância?

Gráficos sendo analisados

Veja algumas dicas de como implementar a Capilaridade Empresarial.

A estratégia de capilaridade empresarial tem sido cada vez mais utilizada pelas companhias que desejam se consolidar em seus mercados. O objetivo desse método de trabalho é ampliar a acessibilidade da empresa pelos consumidores, levando a uma maior aproximação deles. A seguir vamos explicar o que é esse conceito, qual é a sua relevância e dar dicas de como implementá-lo.

O que é Capilaridade Empresarial? 

Para entender o que é capilaridade empresarial, é importante saber o que é o conceito de capilaridade de forma geral. Inicialmente, imagine um duto de distribuição de água que possui um metro de diâmetro.

Esse duto será usado para distribuir água de um reservatório para duas cidades. Para que isso seja possível, é necessário bifurcar o tubo, assim teremos dois tubos com meio metro de diâmetro. 

Cada uma das cidades precisa que 4 bairros sejam atendidos por esse abastecimento. Sendo assim, na ponta de cada tubo de meio metro de diâmetro precisaremos ter 4 tubos com 12,5 cm de diâmetro. Logo, temos 8 tubos novos. 

Percebeu que quanto mais divididos esses tubos mais eles se tornam finos? Esse processo continua até que chegue a tubos de uma ou meia polegada como aqueles que abastecem chuveiros.

O conceito de capilaridade se refere exatamente a essa característica de divisão de uma tubulação em ramos que se tornam cada vez mais finos. A divisão permite que um fluido seja distribuído para o maior número possível de indivíduos.

Na Física, o conceito vai além, sendo considerados tubos verdadeiramente finos, com medidas de milímetros. Os tubos são tão finos quanto fios de cabelo, exatamente daí que vem o termo capilaridade, do latim capillaris (relativo a cabelo). 

Os tubos ultrafinos fazem com que o fluido se eleve dentro deles, de maneira a vencer a força da gravidade. Na natureza, um bom exemplo de capilaridade é o sistema que leva a seiva das plantas da raiz até a copa das árvores. 

Passando da capilaridade para a capilaridade empresarial

A partir da exposição do que é o conceito de capilaridade, podemos finalmente falar sobre a capilaridade empresarial. Basicamente, se trata de aplicar o conceito acima explicado de forma metafórica em uma empresa. Para isso, é essencial observar três aspectos essenciais:

1. Estratégia

A capilaridade empresarial é uma estratégia com o objetivo de ascender uma organização no mercado.

2. Porte

Outro ponto essencial da estratégia de capilaridade empresarial é o fato de tornar a companhia maior e mais robusta. Há forte atuação no sentido de conquistar novos clientes e expandir as vendas, participando de novos mercados.

3. Distribuição

Também consiste em uma forma de ampliar o espaço ocupado pela empresa, não do ponto de vista geográfico, mas de alcance. Há a preocupação de fazer com que a marca chegue a um número mais amplo de clientes. 

O dono de um e-commerce, por exemplo, pode investir na estratégia de capilaridade empresarial para vender para outras regiões. O conceito pode ser aplicado, inclusive, para realizar vendas para o exterior. Deve ficar claro que quanto maior for a abrangência maior será a capilaridade. 

Qual é a importância da capilaridade empresarial?

Essa estratégia está bastante relacionada com o crescimento corporativo sustentável. A relevância de adotar esse método de trabalho está em entender como a empresa pode crescer sem perder o controle. Em linhas gerais, se concentra na expansão dos negócios com foco na conquista de novos clientes, melhor atendimento e ampliação dos canais de distribuição.

Em um mercado cada vez mais competitivo, é fundamental estabelecer um ritmo de crescimento que pode ser mantido em médio e longo prazo. Os gestores que apostam na capilaridade empresarial estão preparando seus empreendimentos para fazer mais com os recursos de que dispõem. 

Capilaridade Empresarial: confira dicas de como implementar

Ao longo do artigo explicamos o conceito de capilaridade empresarial e sua relevância. A partir desse ponto, daremos dicas de como implantar essa estratégia no seu empreendimento para potencializar seus resultados. 

1. Analise a base de clientes e mercado atual

Para dar início à implementação da estratégia de capilaridade empresarial, é necessário analisar e compreender quem faz parte da base de clientes atual. Faça o levantamento de informações como localização, gênero, faixa etária, valor médio de receita, entre outros dados sobre seus clientes. Com os dados levantados, é possível chegar a respostas relevantes sobre esse público, direcionando os investimentos para a expansão. 

2. Dê atenção ao atendimento

Em um mercado competitivo, a qualidade do atendimento é fundamental para a escolha do consumidor entre diferentes empresas. Os empreendimentos que desejam ganhar capilaridade precisam olhar com carinho para esse aspecto. Para realizar a expansão, é crucial contar com canais diferentes para atendimento. 

Plataformas diversas, tanto físicas quanto online, contribuem para essa ampliação de alcance. Os processos podem ser otimizados e agilizados para aproximar a marca e o usuário. 

3. Relacionamento é uma ótima aposta

A fidelização de clientes antigos e a conquista de novos clientes dependem do estabelecimento de um relacionamento consistente. A capilaridade somente é obtida quando a companhia possui relacionamento sólido e de longo prazo com seu público. Por isso, é importante conhecer a cultura do local em que a empresa será inserida ou terá suas atividades expandidas. 

4. Fique de olho no frete

Ao decidir implementar uma estratégia de capilaridade empresarial, é importante se atentar para o frete cobrado pelas transportadoras da sua companhia. Afinal, os produtos da empresa precisarão ser levados para outras localidades.

Cuide para não gastar demasiadamente com o frete nesse processo de ampliação de abrangência. Para evitar gastos demasiados, faça pesquisas junto a diferentes transportadoras e se empenhe em fazer boas negociações. 

5. Campanhas de marketing são fundamentais

Para que a expansão da sua empresa seja bem-sucedida, é determinante contar com uma boa estratégia de marketing. Os seus produtos/serviços e o seu modelo de negócios precisam ser divulgados, tornando-se de conhecimento de um público maior. Não é interessante levar a sua empresa para diferentes regiões sem apresentá-la para os consumidores que vivem nelas. 

A capilaridade empresarial é uma estratégia de expansão dos negócios que se caracteriza por ser sustentável! Já conhecia esse conceito? Deixe seu comentário abaixo!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010